Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #68 - Jardineira de Soja



Esta semana voltei a usar soja para fazer uma dose de almoços vegetarianos, depois de bastante tempo a optar por outras fontes proteicas (ando mais virada para tofu :P). Voltei a optar por uma receita de um só tacho bem reconfortante: jardineira :)

Digam lá que não ficou bonitinha :D
 Foi bem fácil de preparar:

30 minutos antes de começar a cozinhar demolhei a soja em água abundante.

Depois fiz o refogado do costume, com cebola, alho, pimentos e um fio de azeite. Coloquei os ingredientes num tacho grande e levei a lume baixo até a cebola amolecer. Juntei tomate picado e um pouco de água quente, deixei cozinhar bem e triturei.

Temperei com sal, juntei a soja e deixei ferver. Depois adicionei batata em cubos e esperei que cozesse um pouco. Por fim, acrescentei ervilhas (usei congeladas)  e cenoura em rodelas. A seguir foi só esperar que estivesse pronto :)

Foi meeesmo simples, e usar ervilhas congeladas ainda facilitou mais a tarefa. É um prato delicioso e bem fácil de fazer para várias doses!

A repetir, sem dúvida :)

Comi isto ao almoço 5 vezes esta semana e comia outras 5 se fosse preciso :P
A soja voltou a surpreender pelo facto de ser tão neutra. Acho que até seria difícil não gostar, uma vez que ela apenas absorve o molho e fica com o sabor dele. É mesmo agradável e nada enjoativa, além de ser uma fonte proteica muito acessível (mesmo comparando com as de origem animal!) :)

De resto, voltei a adiantar alguns jantares também - fiz um prato apenas (mas várias doses). O escolhido foi...

Arroz com frango, feijão e penca :D

Eu sei, eu sei, isto mais parece feijoada com arroz. Em minha defesa, pensei que tinha mais feijão demolhado no congelador, quando na verdade tinha uma quantidade estranha que não era suficiente para fazer feijoada mas também era exagerada para fazer arroz. A solução, como é óbvio, passou por fazer um arroz de feijão com uma proporção feijão:arroz que alguns diriam bizarra :P

No entanto, ficou delicioso, que é o que importa. ;)

O procedimento também não é nada de novo, tenho feito pratos deste género imensas vezes:

No dia anterior cozi uma quantidade estranha de feijão em água com sal e reservei o feijão e a água.

No próprio dia fiz refogado a mais para a jardineira; depois de o triturar transferi uma porção para outro tacho. Acrescentei água de cozer o feijão, temperei com sal e deixei ferver. Juntei então peito de frango previamente cozido e desfiado, seguido de penca em pedaços. 

Quando a couve estava quase cozida acrescentei o feijão cozido, deixei levantar fervura novamente e juntei o arroz (uso sempre vaporizado para este tipo de pratos). Adicionei água também, conforme necessário.

Depois foi só esperar que o arroz cozesse :)

Haverá prato mais reconfortante?

Tudo o que há de bom numa feijoada conjugado com tudo o que há de bom num arroz, condensado num único arroz-feijoada. De génio, certo? :P
Ando viciada em usar frango desfiado neste género de pratos, fica com uma textura incrível! :)

Comentários

  1. Que óptimas sugestões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát