domingo, 9 de fevereiro de 2014

Papas de Aveia com Claras, As Papas de Aveia Perfeitas (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)


Já falei de papas de aveia por aqui, mas falar de papas de aveia nunca é demais.
Quando faço papas de aveia, uso flocos bastante grandes porque é mesmo como gosto mais (há muita gente que prefere flocos muito finos, e até que passa com varinha mágica depois de os cozer, é uma questão de preferência).
Faço com leite suficiente, pois gosto que os flocos fiquem brilhantes, mas nunca demais, porque também não gosto que estejam a boiar num monte de leite (acredito que haja gente que prefira assim, mas eu gosto mais dos flocos mais soltinhos) e porque fica ridiculamente cremoso.
Tapo a malga com um pano enquanto arrefece para que o calor fique mais uniformemente distribuído.
Apenas uso leite (de soja ou não) e flocos de aveia, porque o sabor da aveia é mesmo bom e, se acrescentar alguma coisa, estraga o seu sabor natural que é mesmo agradável.
Se acrescento claras, deixo arrefecer bastante antes de as juntar, porque se não o fizer as claras cozem e não fica a delícia espumosa que é suposto ficar.
Deixo sempre algum leite por absorver antes de deitar as claras, porque dessa maneira não fica seco e as claras misturam-se melhor.
Não bato as claras demasiado, para que fique parecido com espuma, nem de menos, para que não fique pegajoso e estranho.
Uso sempre pelo menos uma razão de 1 para 2, quando faço no fogão, onde a aveia absorve imenso, ou de 1 para 3/2, no microondas, onde absorve menos.
Se faço no microondas, utilizo uma potência muito baixa, para cozinhar devagar, e só retiro a malga depois de estar no microondas desligado uns minutos, para que não seja uma enorme alteração de temperatura.
E vale completamente a pena.

(A título de curiosidade, uma das minhas ideias geniais para nome de blog era «A-veia do meu coração»)





Papas de aveia com claras
Para 1 dose

Ingredientes:
[  50g de aveia em flocos (prefiro os grossos, costumo usar do Lidl; poderá ser certificada sem glúten)
[  300ml de leite de vaca magro ou vegetal (para ficar sem lactose; aconselho um que não tenha um sabor tão forte como o de soja: de arroz ou amêndoa, por exemplo)
[  1 a 3 claras de ovo 
[ Toppings/Adições a gosto (fruta fresca, fruta desidratada, frutos secos, cacau, coco ralado, chocolate,...) (opcional)

Preparação:
| Ferver o leite numa panela. 
| Adicionar a aveia e baixar o lume. Deixar absorver bem, mexendo.
| Bater as claras com a batedeira elétrica ou com um garfo (sendo que este último demora bastante mais tempo) até ficarem brancas, espumosas e aumentarem de volume (mas muito longe de estarem em castelo; bastam cerca de 20 segundos na velocidade máxima da batedeira).
| Quando a aveia estiver já cremosa e com pouco leite, mas não sem nenhum, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, mexendo sempre. 
| Envolver as claras rapidamente.
| Levar a lume brando, sem deixar de mexer, durante pouco tempo, até as claras cozinharem suficientemente e a aveia absorver um pouco as claras e ficar mais cremosa, com a consistência desejada.
| Cobrir com toppings, se desejado.



As fotografias não lhe fazem justiça de todo... A textura é perfeita, parece uma nuvem, o sabor é leve, o cheiro é delicioso... Apenas tem aveia, leite e claras, é muito simples, equilibrado e delicioso... É das minhas coisas preferidas, só para dar uma ideia cheguei a levantar-me todos os dias meia hora mais cedo para as fazer! É muito simples, mas tive de fazer várias tentativas até chegar a este resultado perfeito com a proporção ideal de aveia, leite e claras (com demasiadas claras sabe mal e o que acontece com os outros é óbvio), com o leite tão cremoso que apetece lamber o tacho, com claras que não estejam cozidas e aos bocados (já me aconteceu antes disto), com a aveia bem cozida, mas não demais, com a textura ideal, sem um sabor estranho, sem que as claras dêem um resultado seco e com as claras batidas apenas na medida certa. 
Já fiz isto mais vezes do que qualquer outra receita!
A sério, experimentem, é delicioso! (Agora que estive a rever a experiência estou a ponderar seriamente fazê-las hoje para o lanche...)

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 299 kcal (não é uma estratégia de marketing, deu-me mesmo isto!)
Proteínas: 17.2g
Hidratos de Carbono: 71.9g
-       Dos quais açúcares: 15,6g
Lípidos: 7.7g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 9.5g
Sódio: 50.1mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita, o que é uma dose bastante generosa, sem ingredientes opcionais e com 1 clara). Inclui leite de vaca magro. Para não ter glúten a aveia deverá ser certificada como tal. A informação está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

12 comentários:

  1. Nunca gostei deste tipo de papas, mas reconheço que parecem bem apetitosas!

    ResponderEliminar
  2. Ah, as ricas papas de aveia ♥
    nem acredito que ainda não experimentei com as claras é que pelas fotos a textura fica bem mais cremosa que as que faço! Tenho mesmo de fazer, ainda por cima agora com a receita aqui é só seguir os teus passos e não tenho de inventar nada :p
    Infelizmente acho que ainda não vai ser esta semana porque hoje fui às compras e as claras de ovo em pacote estão esgotadas no jumbo e celeiro aqui por Coimbra :(

    ResponderEliminar
  3. Em tempos foram o meu pequeno-almoço, depois troquei por tapioca e agora que o tempo é menos já não é nenhuma destas sugestões.
    Nunca coloquei claras mas parece-me uma boa ideia, ficaram cremosas tal como eu gosto e com muito bom aspecto, uma delicia e tão reconfortante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Avelã

    Ficou com excelente aspeto. Tenho consciência que são muito saudáveis... mas fazem-se de muito em muito tempo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro papas de aveia, mas gosto de lhes colocar baunilha, canela ou outras especiarias.
    E fruta, muita fruta!!
    Com claras nunca provei, mas deve ser como uma nuvem de tão fofa :)
    Gosto muito de A-veia do meu coração.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi, mas gostei do aspecto cremoso, e deve ser uma forma saudável de começar o dia cheio de energia!

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Nunca comi papas de aveia e não sei porquê mas também não me seduzem ;-) acho que tem mesmo a ver por serem papas e eu não vou lá muito com papas nenhumas ehehhe
    No entanto gostei muito da ideia do creme de tâmaras, fico á espera de mais recitas para utilizar o creme
    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Já vi receitas em revistas e blogues de papas e aveia, várias versões, mas não sei porquê nunca me dediquei a isso... E eu gosto de papas, mas já agora... Isso acompanha com quê? Sozinho? Com fruta? Como é que é para ser servido?

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Com alguma parcialidade por ser fã assumida de papas de aveia, aqui vai a resposta...
      Eu gosto mais de comer as papas de aveia sem nada (só aveia e leite), porque gosto do sabor, mas assim não é doce nem tem um sabor muito forte; no entanto, acho que a maior parte das pessoas gosta mais das papas de aveia com sabores. Podes juntar basicamente tudo o que quiseres; fruta, sementes, manteiga de amendoim, chocolate, cacau, coco, pepitas,... praticamente tudo. Até podes usar, por exemplo, metade leite e metade sumo de laranja :) Todos estes ingredientes podem ser adicionados no fim, como toppings, ou antes, enquanto ainda está no fogão. Às vezes até ponho algum cerelac antes de deitar a aveia, quando o leite está a ferver!
      Geralmente, se não se adicionar nada, é melhor usar flocos maiores, para não ficar a parecer uma papa desenxabida, mas há muita gente que gosta de flocos mais finos e que até passa com a varinha mágica no fim de estar cozido :)
      Podes também usar flocos de centeio ou trigo e fazer papas de centeio/trigo, a marca de flocos de aveia que gosto mais de usar é a cimarron. Em vez de leite podes usar água (mas nunca experimentei, julgo que será melhor com leite).
      Há até gente que serve com leite ou natas por cima, por exemplo :)
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar
  9. Olá Avelã!
    Há muito tempo que ando para experimentar papas de aveias com claras...e amanhã, que o Domingo promete ser mais calmo porque 2ª não trabalho e estou a tentar ser MUITO saudável outra vez, será o dia :) Vou seguir a tua receita...e depois conto como correu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Avelã!
    Gosto muito de mingau de aveia, mas somente ele e o leite com canela em cima... huummmm...
    Já com as claras acho que não gostaria do gosto, embora a textura pareça maravilhosa.
    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...