quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Trufas de Cacau (Cremosas e Simples)


Eu adoro chocolate preto.
Não vou dizer que às vezes não goste de comer chocolate de leite, por exemplo, mas acho enjoativo; além disso, há marcas de qualidade, como a Lindt, e marcas que considero bastante fracas (não quero dizer nomes mas o chocolate vem de uma vaca roxa).
O chocolate preto é, na minha opinião, muito melhor, tem um sabor mais concentrado e muito menos enjoativo, e por isso gosto muito de chocolate com, por exemplo, 85% cacau.
O ano passado, quando fui de férias, deparei-me com tabletes finas de chocolate 99% cacau. Escusado será dizer que comprei logo uma para experimentar, e foi assim que descobri uma das minhas coisas preferidas (não é preciso preocuparem-se, ainda tenho espaço para a-veia do meu coração ;)).
O chocolate com 99% cacau vem em quadradinhos pequeninos e fininhos, come-se aos bocadinhos e deixa-se derreter na boca para sentir o sabor amargo e delicioso do cacau... É mesmo bom!
Ao longo dos últimos meses tenho tentado generosamente impingir oferecer a experiência deliciosa de saborear o chocolate com 99% de cacau, que geralmente acabaram com um quadradinho regurgitado no caixote do lixo (!) e com umas bentas tremendas.
Parece que é uma paixão não-tão-comum (deve ser demasiado requintado para o resto das pessoas ;)), porque eu não percebo como é possível não gostar de tal coisa!
Entretanto, pode ser que vá «adaptando» o paladar a estes ignorantes com umas trufas de chocolate negro...










Trufas de Cacau
Adaptado daqui
Para 24 trufas

Ingredientes:

[  160g de manteiga sem sal
[   Aproximadamente 90g de cacau em pó puro
[  370g de leite condensado (uma lata)
[  1 colher de sopa de aroma de baunilha
[  Coberturas (canela com açúcar, cacau em pó, amêndoa granulada, coco com  açúcar, café com açúcar,...)

Preparação:
|  Derreter a manteiga em lume brando.
|  Juntar o cacau e mexer rapidamente até que esteja cremoso. Aumentar o lume para médio e adicionar logo o leite condensado.
|  Misturar e mexer durante cerca de 3 minutos, retirando do lume após esse tempo. Incorporar o aroma de baunilha e transferir para um recipiente.
|  Cobrir com papel aderente e levar ao frigorífico durante umas horas (preferencialmente durante uma noite) ou até estar frio e sólido o suficiente para formar bolinhas.
|  Pegando em pedaços do tamanho desejado para as trufas, rolar até ficarem redondos e passar por uma das coberturas.

               
                                                                                              (cacau em pó)

                
                                                                                                     (coco)
                
                               (amêndoa)
                 
                              (canela e açúcar)

Eu gostei muito, moldavam-se muito bem e, apesar de não se ver muito bem, ficaram muito engraçadas; umas cobri com canela e açúcar (estas ficaram com uma cor muito bonita), as outras cobri com amêndoa, coco e cacau. Todos os passos da receita correram maravilhosamente bem (adoro quando isso acontece!), e mesmo antes da moldagem a massa era um creme muito bonito e cremoso. No entanto, valeu a pena esperar: acabaram por ficar ainda melhores quando sólidas! A textura estava perfeita e suave, e o sabor a cacau era suficientemente intenso. Não estavam doces demais mas também não eram exatamente amargas... Adorei o processo e os resultados :) No prato fizeram-me lembrar uma discoteca! Estavam coloridas e variadas :)
Ofereci algumas e receberam muitos elogios. 


14 comentários:

  1. Aiiii! Isto não se faz. Quer dizer, até se faz mas não se mostra para os outros (eu!) não ficarem com inveja. Eu quero!
    Que lindas trufas.

    Beijitos*

    ResponderEliminar
  2. Eu fico com as de amêndoa pode ser? :)
    Gosto muito de trufas... estão mesmo com bom aspecto! E eu percebo-te no gosto do chocolate negro... partilho do mesmo :)

    ResponderEliminar
  3. Devem estar fantásticas. Comia, pelo menos, uma de cada :-)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou provar uma de cada para conseguir decidir qual a melhor versão!

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto e qualquer um:))
    Mas claro está que o preto ocupa sempre o primeiro lugar, ficaram lindas e bem deliciosas é uma combinação de sabores bem ao meu gosto e que gulosas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lindoooos e parecem deliciosos! Sabe, eu evito comer chocolate, pois estou nessa coisa de emagrecer, mas concordo numa coisa: no dia que eu escolho comer chocolate também acho que vale muito investir nas melhores marcas. Aqui o lindt é caríssimo, caríssimo mesmo, mas que prazer ele proporciona. Eu não gosto de muito amargo, mas são mesmo os melhores para a saúde!!! Amo seus posts! Obrigada pelo carinho lá no blog! Bjks e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Adoro trufas e adoro chocolate negro! :)
    A mim podes oferecer-me um quadradinho do de 99% que eu como e peço mais hehe, adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Também adoro chocolate negro, quanto mais puro melhor! Mas é verdade que não é para corações sensíveis! :-D

    ResponderEliminar
  9. Uau, ficaram tão bonitas! aposto que o sabor deve ser divinal!
    Se antes adorava chocolate branco, agora raramente o consigo comer, passou a ser demasiado enjoativo..prefiro mil vezes chocolate preto e quanto mais amargo melhor. Felizmente deu-se este click na minha cabeça que os benefícios estão todos virados para o chocolate preto! Gosto imenso da variedade do lidl, até agora são os melhores que já provei :)

    ResponderEliminar
  10. Adoro tudo o que leva cacau e as tuas sugestões são fabulosas.
    beijinhos
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Ai may god! Faz lembrar o natal! Que cuidadosa que és Avela!

    ResponderEliminar
  12. Além do aspecto devem estar muito saborosas. Vou experimentar .... :-)

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, Avelã!
    rsrs gostei da parte que disse "..pode ser que vá «adaptando» o paladar a estes ignorantes" rsrs, tive que rir.
    Realmente quanto maior a porcentagem do cacau, mas o chocolate "perde" o gosto para muitos, pois estão acostumados com o doce. Eu gosto de chocolate amargo, porém aqui, a qualidade caiu demais, a maioria quase não usa cacau, usando aquela nojenta gordura hidrogenada e o resultado são tabletes que mais parecem chicletes (isso para quem tem paladar, pois a maioria parece nem notar).
    As trufas ficaram bonitas e o leite condensado deve ter dado a medida certa de doce.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...