Avançar para o conteúdo principal

Cupcakes de Kinder Bueno (avelã e chocolate branco)


Eu nunca tive jeito para decoração de bolos no geral, mas nos cupcakes esta falta de jeito chega a tornar-se exasperante. Num bolo uma pessoa põe um bocadinho de côco ralado ou açúcar em pó, dá um jeitinho e disfarça (ou convence-se disso), mas cupcakes falhados são sempre cupcakes falhados (com o devido respeito, cupcakes falhados.).
Aliada à minha falta de jeito, perseguia-me uma certa ignorância quanto a cupcakes, e só muito recentemente descobri algumas coisas bastante importantes:
-Uma seringa NÃO é o mesmo que um saco de pasteleiro.
-A cobertura tem de ser mais sólida do que líquida, se não não há milagre que ponha os cupcakes direitos.
-Se a boca tiver 0,5cm de diâmetro o cupcake vai ficar idiota, a menos que tenha 2cm de diâmetro.
- Manteiga. Muita manteiga.
Posto isto, e pedindo desculpa pelo post cheio de insultos a cupcakes defeituosos, mostro a receita com que me fiz graduada e as fotografias com as quais me babo de cada vez que abro o computador (ainda não são o meu wallpaper, mas já esteve mais longe). 
Apresento-vos:
Cupcakes decentes.






Cupcakes de Kinder Bueno (avelã e chocolate branco)
Adaptado daqui e daqui
Para 18 cupcakes

Ingredientes:

Para os cupcakes de avelã e chocolate branco:
[  250g de manteiga sem sal em cubos (à temperatura ambiente)
[  200g de açúcar
[  2 ovos L 
[  30g de preparado para mousse de chocolate branco
[  120g de farinha 
[  100g de avelã em pó (farinha)
[  1 colher de chá mal cheia de fermento em pó
[  1 pitada de sal fino
[  1/2 colher de chá de essência de baunilha
[  60ml de leite

Para a cobertura (de chocolate branco):
[  340g de chocolate branco 
[  450g de manteiga sem sal em cubos

Preparação:

Cupcakes de avelã e chocolate branco:
| Bater com a batedeira eléctrica a manteiga com o açúcar até que forme um creme liso, leve e areado (demora alguns minutos). 
| Juntar um ovo de cada vez, batendo bem a cada adição.
| Acrescentar o preparado para mousse e bater muito bem, até que se incorpore sem deixar grãos.
| Peneirar a farinha e a farinha de avelã para a mistura e continuar a bater, desta vez na velocidade média. 
| Sem parar de bater, adicionar o leite e bater para misturar. 
| Dividir por formas para cupcakes/muffins (descola melhor de formas de silicone, mas também sai bem das de papel). 
| Levar ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 15-20 minutos, até que cozam e estejam dourados.
| Deixar arrefecer completamente. 

Cobertura de chocolate branco:
| Partir o chocolate em pedaços pequenos.
| Num tacho, levar a lume brando ambos os ingredientes, mexendo sempre. Pode não parecer uma mistura muito homogénea, especialmente ao início.
| Quando estiver tudo derretido, retirar do lume e transferir para um recipiente que vá ao frigorífico. 
| Deixar arrefecer durante cerca de 15 minutos e transferir para o frigorífico.
| Esperar até que solidifique. Demora algumas horas (eu deixei durante a noite). Mais uma vez, separa-se um bocado e é assustador, mas está tudo bem (provavelmente). 

"Montagem":

| Retirar a cobertura do frio e deixar à temperatura ambiente durante meia hora. 
| Cortar aos pedaços e colocar no recipiente da batedeira elétrica. 
| Bater durante alguns minutos, até que esteja leve, fofa e homogénea (esta é a parte em que deixa de estar separada). 
| Transferir porções para um saco de pasteleiro de boca larga e cobrir os cupcakes.




Modéstia à parte, olhem-me só para estas belezas. Acho que se não tivesse criado um blog por causa do snickers tinha de criar por causa dos cupcakes (ainda bem que só preciso de um, senão a blogosfera ficava empestada de blogs meus). 
Se não estão ainda convencidos, vejam só as maravilhosas vantagens destes cupcakes:
- A manteiga faz bem. É o que dizem os estudos mais recentes, e não queremos contrariá-los... Certo? ;)
- São super giros. Esta é a minha razão preferida.
- Esta é uma das duas receitas em que alguma vez gostei do sabor da massa. Talvez porque É DELICIOSA :D
- São de chocolate branco e eu, o que é sempre bom ;) 
Foi a segunda vez que fiz (tentem adivinhar de onde veio a inspiração para o texto inicial) e ficaram incrivelmente melhores. Mudei a cobertura, alterei o modo como fiz a receita e fez toda a diferença! Se já da primeira vez ficaram bons, agora ficaram fenomenais. Muito fofos, e a base do cupcake é leve e sabe mesmo a kinder bueno (eu nem estava à espera que soubesse assim tanto, é incrível). A cobertura sabe basicamente a chocolate branco e é muito fácil de fazer, mesmo básica, a mais simples que já fiz (e que resulta melhor). Nem gosto muito de chocolate branco, mas com o sabor da avelã fica muito bom. 
No conjunto ficam uns cupcakes deliciosos (que sabem a kinder bueno)! E a receita é tão simples e resulta tão bem que não é difícil fazer uns cupcakes girinhos e, quem sabe, quebrar uma maldição :) 

Comentários

  1. Kinder Bueno é um chocolate do qual não gosto muito, sinceramente...mas até que fiquei com vontade de experimentar confesso :P E acredito que iam fazer sucesso aqui com o homem da casa ;) E, a propósito...essa cobertura está fantástica ;) :D hehehehe

    ResponderEliminar
  2. Confesso que hesitei quanto a abrir este post!
    Eu adoro kinder bueno, faz parte do clã que me atormenta numa certas fases!! :)
    Também não sou nada jeitosa com decorações, dou-te os meus parabéns pelas fotografias, estão mesmo, mas mesmo de babar!!!

    ResponderEliminar
  3. Kinder bueno, kinder bueno... não resisto, como muitos de enfiada (números embaraçosos e que não devem ser mencionados).
    Cupcakes não são a minha cena - só muffins com pedaços lá para o meio e que servem para o pequeno almoço. Mas estes, hmmm... kiner bueno disseste? Guarda lá um para mim!

    ResponderEliminar
  4. A "maldição" está quebrada, disso não há dúvidas. Ficaram uns cupcakes lindos e o creme ficou maravilhoso: espesso e , de certeza, delicioso. Chocolate com manteiga, hum? Nada mais fácil mesmo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Sai um para aqui fasfabôr!

    ResponderEliminar
  6. Ai Avelã, isto não se faz!
    Tenho a dizer-te que o aspecto ficou mesmo perfeito: simples, muito clean e com um ar de montra de pastelaria (não gosto nada daqueles cupcakes com cremes coloridos e uma data de coisas artificiais em cima, tira-me logo a vontade de os comer).
    Podes continuar, estás aprovada ;)

    ResponderEliminar
  7. Ai essa cobertura.... eu acho que ia acabar por comê-la à colher, ainda antes de a colocar em cima do cupcake! XD
    (olha que até ficava bem como imagem de fundo do teu computador...)

    ResponderEliminar
  8. Olá avelã,

    Gosto muito dos teus cupcakes decentes e gostei muito de saber que dás a volta aos bolos com uma facilidade...Ah e tal, açúcar em pó ou côco e disfarça bem :-)
    Os cupcakes parecem ser incrivelmente bons e fofos, agora diz-me só uma coisa... tu tens um ingrediente (avelã em pó) compra-se assim mesmo a farinha? Há à venda em hipermercados? Nunca vi! É uma novidade...
    A cobertura é que me parece assim uma coisa mais difícil mas acredito que faça toda a diferença comer esse cupcake com essa cobertura...
    Agora uma outra curiosidade... A manteiga faz bem? Estás-te a auto-convencer disso não? Ou há mesmo um estudo e eu ando completamente enganadinha? Então a manteiga não faz mal?
    Mas pronto... O que interessa é que tens aqui uma junção de sucesso... chocolate branco, avelãs, bolinho fofinho = Sucesso garantido!!!
    Beijinhos grds*** Uma boa semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Eu compro a avelã em pó (= farinha de avelã) no E. Leclerc (é de marca branca e relativamente barato), mas é o equivalente à conhecida expressão popular "avelã triturada" ;) (podes triturar em casa num moinho ou processador)
      De qualquer maneira, acho que há em praticamente todos os supermercados.
      Relativamente à(s) pergunta(s), a minha resposta é relativamente positiva em todas. Foi uma tentativa de piada (pelos vistos não demasiadamente bem-sucedida :P) da minha parte, mas recentemente tem-se vindo a alterar as ideias relativamente à manteiga (agora os hidratos é que são os mauzinhos ;)). Claro que nem toda a gente acha isso nem eu vou começar agora a seguir cegamente esse princípio ;) Entretanto, pode-se sempre fazer uma cobertura de cupcakes toda manteigosa para seguir esta moda ;)
      Se procurares há muitos estudos (principalmente em inglês) :)

      Eliminar
    2. Já estou a ver que no Eleclerc encontras umas coisas jeitosas... Pena o que exista mais perto de mim ser assim um bocado para o longe :-(
      Mas vou procurar no Pingo Doce a ver se encontro :-)
      Avelã... Se dizes que a manteiga não faz mal, eu acredito... Eu sou pessoa de acreditar no que leio e assim como assim cá em casa come-se manteiga a potes :-) O meu piolhito vai ao pacote da manteiga com o dedo sempre que eu me distraio... Vasta 1 pequena distracção e já está metido o dedo dele a lamber a manteiga... Manteiga é coisa que abona cá em casa mas costumo 'comê-la' sempre com sentimento de culpa... Agora depois de ler as tuas palavras acho que o sentimento de culpa vai deixar de existir eheheheheheheheh :-)
      Coberturas de cupcakes manteigosas.... hum.... Agrada-me!!!

      Beijinhos e um bom fim-de-semana***

      Eliminar
  9. Ao tempo que não como kinder bueno, antes era um quase todos os dias. Tempos de gordice é o que é :p
    Ficaram tão perfeitinhos esses cupcakes, ninguém diria que tiveste dificuldades :o Fazer o topping por cima é quase como fazer uma obra de arte, já estou mesmo a ver que para uma trapalhona e impaciente como eu não ia dar resultado :p
    Agora fazem-se cupcakes de quase tudo, até salgados. Coisa que não é para mim, a minha barriga grita por coisinhas doces :p

    ResponderEliminar
  10. Que abusooooooooooooooo! :D :D :D Avela, acreditas que estou doidinha por experimentar a farinheira com massa folhada ? Nunca mais é dia 24 ahhahaha :D

    Outra vantagem ? Partilhares connosco estas receitas, mesmo que nao coloque em prática influenciaa bastaaaaaaaaante! A textura está perfeitaaaa!!!! Mmmmmh isso quentinho deve ser top <3

    ResponderEliminar
  11. Você está de SACANAGEM com essa receita! x____x morta! hahahaha Que delíciaaa :O

    Quero testar!

    ResponderEliminar
  12. Avelã, com kinder bueno??? Isto não se faz :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t