Avançar para o conteúdo principal

Crepes (com Nutella!)


Eu tenho sido indiferente a um grande fenómeno que tem revolucionado cada vez mais a culinária mundial: o chamado "crepes com nutella".
Este interessante desenvolvimento descreve-se pelo rápido domínio de qualquer estabelecimento de restauração por parte dos (adivinhem) crepes com Nutella, uma combinação do refinado e pouco doce gosto do crepe com a decadência massiva e achocolatada (o que NÃO é um adjetivo exclusivo do leite) da Nutella, sendo que todo e qualquer café que resista a esta grande evolução é eliminado mais tarde ou mais cedo por uma espécie de seleção natural moderna.
E depois, claro, há as consequências disto, entre elas o aparecimento de crepes com Nutella em todas as fotos das redes sociais, a rápida reprodução dos potes de 5kg de Nutella e a aparentemente inócua e espontânea referência a crepes com Nutella em variadas conversas - isto chegou a um nível tal que agora os frascos de Nutella têm os seus próprios nomes de baptismo, clarificados nas etiquetas como demonstração de carinho dos donos, do género de "João", "Maria" ou uns inspirados "mamã" e "avó".
(Imagino que sejam o substituto moderno dos clássicos sacos-de-farinha-treino-de-paternidade dos desenhos animados.)
Anuncio então que nunca comi crepes de Nutella em nenhum estabelecimento. Isto até podia ser uma espécie de tentativa de originalidade, mas com o frozen yogurt uma pessoa percebe que estas modernices comestíveis vêm por bem.
Dito isto, acho que já percebi o espírito.

(A minha casa não conta como um estabelecimento.)





Crepes
Adaptado daqui
Para 12 crepes

Ingredientes:

[  4 ovos
[  200ml de leite (já fiz com magro e com gordo, vai dar ao mesmo)
[  200ml de água
[  260g de farinha
[  60g de margarina (ou manteiga) derretida
[  1 pitada de sal

Preparação:

| Com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos, o leite e a água num recipiente grande, para misturar (durante cerca de 30 segundos).
| Adicionar a farinha, a margarina (ou manteiga) derretida e o sal e bater de novo durante cerca de 3 minutos.
| Cobrir o recipiente com película aderente e levar ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.
| Aquecer uma frigideira, colocar nela um pouco de manteiga e deixar derreter.
| Deitar uma porção de massa (correspondente a um crepe) na frigideira (rodando para preencher a frigideira e ficar uniforme).
| Quando a superfície inferior estiver cozinhada a gosto, virar o crepe com a ajuda de uma espátula e deixar acabar de cozinhar.
| Repetir para a massa restante.


Binóculos




Estes crepes são os únicos (os congelados não contam) e melhores crepes que já comi! Têm um gosto maravilhoso e subtil, uma consistência esponjosa na medida certa... Uma espécie de frescura e maleabilidade agradáveis. Não são extremamente doces mas têm um gosto fantástico e comem-se muuito bem sem nada. Ou com Nutella.
Sabem mesmo a crepes, têm aquele leve sabor de doce frito. A textura é perfeita, muito enrolável, e ficam fininhos, com um padrão muito giro. E SÃO FÁCEIS DE FRITAR. Atentem bem nesta última parte: a massa espalha-se muito bem e eles não se colam de todo, uma espátula é mais do que suficiente para obter crepes perfeitos.  E eu odeio fritar coisas.
Eu achava que os crepes até tinham reputação de difícil de fazer/virar, mas são mesmo ridiculamente simples. Ingredientes básicos, técnicas básicas... Já tinha feito esta mesma receita há imeenso tempo, depois esqueci-me um bocado e agora voltou em força - uma semana depois da redescoberta lá estava eu de frigideira em punho para a sequela. E correu sempre bem, sem um único crepe colado/mal virado/desastroso. Com alguma prática até pode ser que consigam virá-los só com um jeito na frigideira. Quando conseguirem, por favor, ensinem-me ;)

Comentários

  1. Há anos que como crepes com Nutella (em casa). Aliás, durante anos não conhecia outra forma de comer crepes. Comi tanto, era a única coisa doce que sabia cozinhar, que agora não ligo muito.
    Mas não posso negar, é uma combinação agradavel e raramente desilude!
    E pronto, agora até fiquei com vontade de comer um :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Todas as receitas que contém nutella fica irresistível, adorei esses crepes, rolinhos
    perfeitos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto tanto mas, nunca fiz em casa e é tão fácil!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito desses binóculos avelã :-)
    Ultimamente tenho vontade de fazer crepes em casa mas confesso que também tenho receio porque isso parece-me tão difícil de fazer, de virar... Agora com a tua descrição que correu tudo tão bem, que nenhum colou a minha vontade renasce... É que as panquecas eu já me desenrasco bem e já lhe apanhei o jeito, mas os crepes deixam-me sempre apreensiva... E o que gostei mesmo, mesmo, mesmo foi da receita que é do mais simples que há :-)

    Beijinhos*** Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Adoro crepes!!! E com nutella... nham, nham, nham :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. És um máximo avelã:)
    Eu não me lembro de comer crepes de nutella fora de casa, já comi waffles mas não conta não é, estamos a falar e crepes.
    Coisa boa tens tu aqui, manda dois pares de binóculos destes.
    Gulosos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã: se te serve de consolo também nunca comi crepes com Nutella . Já fiz croissants recheados com Nutella e gostei, por isso estes crepes já marchavam. Ficaram lindos e se não colam à frigideira, vou levar a receita comigo, pode ser?
    Bjn e bom Carnaval
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Querida Avelã,
    Muito obrigada pela tua força e apoio. Também tenho muitas saudades dos "bons velhos tempos", de tal forma que às vezes me apetecia fazer recuar o relógio e acordar nos dias em que fiz determinados posts no meu blog. Não é que tenha sido infeliz desde que deixei de escrever, mas sinto que desde o meu primeiro post até ao dia de hoje, cresci tanto...e infelizmente, crescer não é fácil, e perdem-se muitos sonhos e esperanças no caminho. Vou tentar criar novas e boas memórias a partir de agora, com a minha cabeça mais realista que antes.
    Já agora, já te disse que estes crepes parecem fantásticos? Mesmo fofinhos e bons para comer sem nada (o que é um grande elogio para um crepe). Vou guardar a receita para experimentar :) E olha, já te disse que me fazes sempre sorrir com o teu sentido de humor? Este teu desabafo sobre Nutella foi mesmo engraçado :P
    Beijinho e até já!

    ResponderEliminar
  9. Oh Avelã... como é possível nunca teres experimentado esta maravilha? :)
    Pessoalmente sou mais tradicional, crepes para mim são com açúcar e canela, mas olha que não havendo essa opção a escolha recai sobre a nutella.
    Adorei os binóculos :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Crepes e Nutella o que se pode querer mais, seja a que hora do dia for, cai sempre bem adoro.
    Bjs,b fim‑de‑semana

    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ai como eu gosto de nutella! Com estes crepes a combinação é perfeita!
    Vou jantar, envias-me uns crepes destes para a sobremesa?
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá!! por aqui a loucura nutella ainda nao apareceu, mas já vi imensos bolos ou estrelas de nutella em blogues portugueses :) Gosto de crepes mas aqui qd os fazemos o viking usa tanta nutella ou xarope de ácer que eu nem os consigo comer! e há lojas em portugal só para os crepes nutella?? estou mesmo perdida... qualquer dia volta a loucura das crossanterias...
    bom resto de domingo!!

    ResponderEliminar
  13. Muito bom aspecto =)
    Por acaso nunca comi em nenhum estabelecimento até porque conheço bem o sabor de ambos lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Tb sou fã de crepes com nutela e estes ficaram maravilhosos.
    Tb sou sua seguidora.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Wow, nunca provei mas fique super tentada! Parece delicioso, tentarei fazer aqui em casa!
    Adorei seu blog! Obrigada por compartilhar a receita!
    Bjus
    chacomcholate
    http://chaccomchocolate.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. têm tão bom aspecto, avelã! então aquela primeira foto... :p eu não compro crepes recheados congelados porque sei que não descanso enquanto não os como a todos!

    ResponderEliminar
  17. omg ! no outro dia fiz crepes para o pessoal aqui de casa com farinha de trigo, leite e margarina.. omg ! é outro nivel eheheh
    ja nao vinha aqui ao teu blog ha bues ! venho aqui cuscar como deve ser porque quero "roubar" uma receita tua para o meu canal do youtube :D eu sei que vais deixar eheheh. Nao te preocupes que dou te os creditos, faco sempre isso :D

    ResponderEliminar
  18. Está uma doçura ... uma delicia e a foto do crepe riscado a chocolate ... simplesmente fabulosa .Claro que a escrita e a intervenção escrita, sempre a me colocar um sorriso de orelha a orelha. Gosto muito, assim como a parte da "decadência massiva e achocolatada" :)
    Excelente partilha, uma vez mais parabéns!
    Grata
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. aiiiiiiiiiiiii tão bom <3

    http://dietamanos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Olá linda, não tem informação nutricional este post?😊Estão maravilhosos os crepes! 💞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não tenho por hábito colocar a informação nutricional das receitas que não são saudáveis, mas facilmente se calcula recorrendo a sites online :)

      Eliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito . Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Po

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras , que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico , andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custa