Avançar para o conteúdo principal

Crepes (com Nutella!)


Eu tenho sido indiferente a um grande fenómeno que tem revolucionado cada vez mais a culinária mundial: o chamado "crepes com nutella".
Este interessante desenvolvimento descreve-se pelo rápido domínio de qualquer estabelecimento de restauração por parte dos (adivinhem) crepes com Nutella, uma combinação do refinado e pouco doce gosto do crepe com a decadência massiva e achocolatada (o que NÃO é um adjetivo exclusivo do leite) da Nutella, sendo que todo e qualquer café que resista a esta grande evolução é eliminado mais tarde ou mais cedo por uma espécie de seleção natural moderna.
E depois, claro, há as consequências disto, entre elas o aparecimento de crepes com Nutella em todas as fotos das redes sociais, a rápida reprodução dos potes de 5kg de Nutella e a aparentemente inócua e espontânea referência a crepes com Nutella em variadas conversas - isto chegou a um nível tal que agora os frascos de Nutella têm os seus próprios nomes de baptismo, clarificados nas etiquetas como demonstração de carinho dos donos, do género de "João", "Maria" ou uns inspirados "mamã" e "avó".
(Imagino que sejam o substituto moderno dos clássicos sacos-de-farinha-treino-de-paternidade dos desenhos animados.)
Anuncio então que nunca comi crepes de Nutella em nenhum estabelecimento. Isto até podia ser uma espécie de tentativa de originalidade, mas com o frozen yogurt uma pessoa percebe que estas modernices comestíveis vêm por bem.
Dito isto, acho que já percebi o espírito.

(A minha casa não conta como um estabelecimento.)





Crepes
Adaptado daqui
Para 12 crepes

Ingredientes:

[  4 ovos
[  200ml de leite (já fiz com magro e com gordo, vai dar ao mesmo)
[  200ml de água
[  260g de farinha
[  60g de margarina (ou manteiga) derretida
[  1 pitada de sal

Preparação:

| Com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos, o leite e a água num recipiente grande, para misturar (durante cerca de 30 segundos).
| Adicionar a farinha, a margarina (ou manteiga) derretida e o sal e bater de novo durante cerca de 3 minutos.
| Cobrir o recipiente com película aderente e levar ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.
| Aquecer uma frigideira, colocar nela um pouco de manteiga e deixar derreter.
| Deitar uma porção de massa (correspondente a um crepe) na frigideira (rodando para preencher a frigideira e ficar uniforme).
| Quando a superfície inferior estiver cozinhada a gosto, virar o crepe com a ajuda de uma espátula e deixar acabar de cozinhar.
| Repetir para a massa restante.


Binóculos




Estes crepes são os únicos (os congelados não contam) e melhores crepes que já comi! Têm um gosto maravilhoso e subtil, uma consistência esponjosa na medida certa... Uma espécie de frescura e maleabilidade agradáveis. Não são extremamente doces mas têm um gosto fantástico e comem-se muuito bem sem nada. Ou com Nutella.
Sabem mesmo a crepes, têm aquele leve sabor de doce frito. A textura é perfeita, muito enrolável, e ficam fininhos, com um padrão muito giro. E SÃO FÁCEIS DE FRITAR. Atentem bem nesta última parte: a massa espalha-se muito bem e eles não se colam de todo, uma espátula é mais do que suficiente para obter crepes perfeitos.  E eu odeio fritar coisas.
Eu achava que os crepes até tinham reputação de difícil de fazer/virar, mas são mesmo ridiculamente simples. Ingredientes básicos, técnicas básicas... Já tinha feito esta mesma receita há imeenso tempo, depois esqueci-me um bocado e agora voltou em força - uma semana depois da redescoberta lá estava eu de frigideira em punho para a sequela. E correu sempre bem, sem um único crepe colado/mal virado/desastroso. Com alguma prática até pode ser que consigam virá-los só com um jeito na frigideira. Quando conseguirem, por favor, ensinem-me ;)

Comentários

  1. Há anos que como crepes com Nutella (em casa). Aliás, durante anos não conhecia outra forma de comer crepes. Comi tanto, era a única coisa doce que sabia cozinhar, que agora não ligo muito.
    Mas não posso negar, é uma combinação agradavel e raramente desilude!
    E pronto, agora até fiquei com vontade de comer um :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Todas as receitas que contém nutella fica irresistível, adorei esses crepes, rolinhos
    perfeitos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto tanto mas, nunca fiz em casa e é tão fácil!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito desses binóculos avelã :-)
    Ultimamente tenho vontade de fazer crepes em casa mas confesso que também tenho receio porque isso parece-me tão difícil de fazer, de virar... Agora com a tua descrição que correu tudo tão bem, que nenhum colou a minha vontade renasce... É que as panquecas eu já me desenrasco bem e já lhe apanhei o jeito, mas os crepes deixam-me sempre apreensiva... E o que gostei mesmo, mesmo, mesmo foi da receita que é do mais simples que há :-)

    Beijinhos*** Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Adoro crepes!!! E com nutella... nham, nham, nham :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. És um máximo avelã:)
    Eu não me lembro de comer crepes de nutella fora de casa, já comi waffles mas não conta não é, estamos a falar e crepes.
    Coisa boa tens tu aqui, manda dois pares de binóculos destes.
    Gulosos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã: se te serve de consolo também nunca comi crepes com Nutella . Já fiz croissants recheados com Nutella e gostei, por isso estes crepes já marchavam. Ficaram lindos e se não colam à frigideira, vou levar a receita comigo, pode ser?
    Bjn e bom Carnaval
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Querida Avelã,
    Muito obrigada pela tua força e apoio. Também tenho muitas saudades dos "bons velhos tempos", de tal forma que às vezes me apetecia fazer recuar o relógio e acordar nos dias em que fiz determinados posts no meu blog. Não é que tenha sido infeliz desde que deixei de escrever, mas sinto que desde o meu primeiro post até ao dia de hoje, cresci tanto...e infelizmente, crescer não é fácil, e perdem-se muitos sonhos e esperanças no caminho. Vou tentar criar novas e boas memórias a partir de agora, com a minha cabeça mais realista que antes.
    Já agora, já te disse que estes crepes parecem fantásticos? Mesmo fofinhos e bons para comer sem nada (o que é um grande elogio para um crepe). Vou guardar a receita para experimentar :) E olha, já te disse que me fazes sempre sorrir com o teu sentido de humor? Este teu desabafo sobre Nutella foi mesmo engraçado :P
    Beijinho e até já!

    ResponderEliminar
  9. Oh Avelã... como é possível nunca teres experimentado esta maravilha? :)
    Pessoalmente sou mais tradicional, crepes para mim são com açúcar e canela, mas olha que não havendo essa opção a escolha recai sobre a nutella.
    Adorei os binóculos :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Crepes e Nutella o que se pode querer mais, seja a que hora do dia for, cai sempre bem adoro.
    Bjs,b fim‑de‑semana

    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ai como eu gosto de nutella! Com estes crepes a combinação é perfeita!
    Vou jantar, envias-me uns crepes destes para a sobremesa?
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá!! por aqui a loucura nutella ainda nao apareceu, mas já vi imensos bolos ou estrelas de nutella em blogues portugueses :) Gosto de crepes mas aqui qd os fazemos o viking usa tanta nutella ou xarope de ácer que eu nem os consigo comer! e há lojas em portugal só para os crepes nutella?? estou mesmo perdida... qualquer dia volta a loucura das crossanterias...
    bom resto de domingo!!

    ResponderEliminar
  13. Muito bom aspecto =)
    Por acaso nunca comi em nenhum estabelecimento até porque conheço bem o sabor de ambos lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Tb sou fã de crepes com nutela e estes ficaram maravilhosos.
    Tb sou sua seguidora.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Wow, nunca provei mas fique super tentada! Parece delicioso, tentarei fazer aqui em casa!
    Adorei seu blog! Obrigada por compartilhar a receita!
    Bjus
    chacomcholate
    http://chaccomchocolate.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. têm tão bom aspecto, avelã! então aquela primeira foto... :p eu não compro crepes recheados congelados porque sei que não descanso enquanto não os como a todos!

    ResponderEliminar
  17. omg ! no outro dia fiz crepes para o pessoal aqui de casa com farinha de trigo, leite e margarina.. omg ! é outro nivel eheheh
    ja nao vinha aqui ao teu blog ha bues ! venho aqui cuscar como deve ser porque quero "roubar" uma receita tua para o meu canal do youtube :D eu sei que vais deixar eheheh. Nao te preocupes que dou te os creditos, faco sempre isso :D

    ResponderEliminar
  18. Está uma doçura ... uma delicia e a foto do crepe riscado a chocolate ... simplesmente fabulosa .Claro que a escrita e a intervenção escrita, sempre a me colocar um sorriso de orelha a orelha. Gosto muito, assim como a parte da "decadência massiva e achocolatada" :)
    Excelente partilha, uma vez mais parabéns!
    Grata
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. aiiiiiiiiiiiii tão bom <3

    http://dietamanos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Olá linda, não tem informação nutricional este post?😊Estão maravilhosos os crepes! 💞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não tenho por hábito colocar a informação nutricional das receitas que não são saudáveis, mas facilmente se calcula recorrendo a sites online :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t