Avançar para o conteúdo principal

Mini Pizzas com Pimentos e Cebola (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada, Vegetariano)


No dia 26 de Dezembro uma pessoa fica sempre com aquele sentimento estranho de quem ultrapassou um período de azáfama - os dias anteriores são para a maior parte de nós uma confusão indistinta de embrulhos, compras e jantares, e quando o dia para que tudo isto servia passa e o tempo anda irremediavelmente a um ritmo mais lento é impossível não estranharmos a transição. Foi nesse dia que decidi publicar uma foto de 'roupa velha' no Facebook. Já não publicava desde de manhã e as minhas fotos anteriores eram todas de bolos (ups), por isso achei que não faria mal diversificar um bocado o feed.
Sucedeu-se aquela corrente de eventos que acontece sempre que uma publicação é invulgarmente popular. Passados uns tempos tinha já vários comentários, e atingiu um total de 40 com quase 200 gostos*, o que me fez perceber uma coisa importante - as pessoas adoram roupa velha.
Este é o tipo de lições úteis para a vida que podem conquistar se criarem uma página. Na verdade, esta não foi de todo a única realização, e a quantidade delas que já tive permite-me fazer uma espécie de estudo de mercado. Há imensos fenómenos interessantes que uma pessoa pode observar: por exemplo, o amor incondicional que existe pelos produtos do Lidl (a sério, seja quark, iogurte grego, pão ou frutos secos, a fama daquilo é imensa), bolos saudáveis (esta percebe-se...), broas e vídeos de receitas, bem como a notável interação que geram os posts de aniversário ou de mini-conquistas como meias maratonas (obrigada pessoal, é bom saber que me apoiam ;)).
Assim sendo, aqui está um tipo de receita que sei que é do agrado geral: uma versão saudável de um prato conhecido, neste caso pizza. Uma sugestão surpreendentemente saudável - e tão deliciosa que merece qualquer alarido à sua volta...

*Quando disse popular queria dizer dentro da minha mísera realidade de pequeno blog de culinária, lamento se induzi alguém em erro e posteriormente desilusão... ;)





Mini Pizzas com Pimentos e Cebola (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano, Sem Gordura Adicionada) 
Para 6 mini pizzas

Ingredientes
[  1 ovo
[  3 claras (100ml) 
[  5 colheres de sopa de polvilho (doce ou azedo)
[  1 colher de chá mal cheia de fermento em pó
[  1 pitada de sal
[  6 colheres de chá de molho de tomate (ou a gosto)
[  Pimentos (a gosto; coloquei em tiras)
[  Cebola (a gosto; coloquei em tiras)
[  Orégãos (a gosto)

Preparação
| Bater o ovo e as claras com o polvilho, o fermento e o sal (à mão ou com a varinha mágica/batedeira). 
| Colocar porções da massa numa frigideira pequena quente, de modo a cobrir o seu fundo (como se fosse um crepe, mas mais espesso). Deixar cozinhar em lume baixo até que a parte inferior esteja ligeiramente tostada. Virar e esperar que toste do outro lado. 
| Retirar a base para um tabuleiro forrado com papel vegetal ou rede de forno e repetir o procedimento até que não sobre massa (deu para fazer 6 no total). Cobrir cada uma das pizzas com uma colher de chá de molho de tomate,  pimentos, cebola e orégãos. 
| Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos para que fique crocante e os pimentos/cebola cozinhem ligeiramente.



Como esta é a versão mini (versão maior - e com ovos inteiros - aqui), usei uma frigideira com apenas 10cm de diâmetro, mas como é óbvio podem fazer pizzas maiorzinhas com esta massa. Também sugiro a quem goste a adição de um pouco de molho piri piri juntamente com o molho de tomate, que combina muito bem com a leveza do recheio e com os sabores - pelo menos se não exagerarem de tal modo que o picante vos faça chorar para cima das próprias pizzas (não que tenha acontecido... ;)). 
Esta receita é tão fantástica que mesmo antes de a publicar já a repeti várias vezes. Uma vez provei uma pizza que tinha cebola e pimentos num restaurante e adorei - além de o sabor ser diferente e mais subtil que a pizza clássica banhada em óleo e queijo (não desfazendo), tinha um cheio fantástico (sou parcial, adoro cebola e pimentos). Ainda achei que os pimentos não me agradariam tanto assim, o sabor deles pode ficar meio exagerado e não costumo gostar da sua presença em coisas que não pratos com carne e etc., mas encaixou na perfeição. Depois da primeira pizza saudável lembrei-me de fazer uma versão com toppings do género, mas não esperava que resultasse tão bem! Até porque associo sempre erradamente pizza a queijo como se fizesse parte da definição (apanha a dica, Priberam).
O sabor ficou ideal e nem vou falar o cheirinho que enche a casa inteira... Superou qualquer expectativa :) 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 mini pizza)
Energia: 51kcal
Proteínas: 2.8g
Hidratos de Carbono: 8.2g
-       Dos quais açúcares: 0.6g
Lípidos: 0.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0g
Sódio: 77mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 40g, 1 mini pizza ou 1/6 da receita). Não tem em consideração a cebola nem os pimentos, uma vez que as quantidades utilizadas dependem do gosto pessoal. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Querida, fiz há uns tempos a tua pizza e adorei portanto estas mini pizzas são do meu agrado também! Ainda por cima quase nem precisamos de faca para partir a pizza, basta pegar e comer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sou capaz de alinhar numa pizza destas desde que não tenha pimentos! :)
    E cá entre nós para a temática blogue de culinária com histórias engraçadas até que estás num bom nível de popularidade. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Tens razão estas pizzas vão agradar a muita gente! Eu gostei!
    Interessante a tua análise. Também já fiz uma análise do tipo. No meu blog os bolos e doces saudáveis e os menos saudáveis batem todas as espectativas. Quando se trata de um peixinho delicioso, todo xpto, comigo a empenhar-me na apresentação e na foto, quase ninguém liga (rsrsrs)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!!! E ficaram tão lindas :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que lindas e coloridas estão, devem estar muito boas. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bem: parecem mesmo pizzas "verdadeiras" e se não tivesse lido os ingredientes era isso mesmo que ia pensar. Ficaram ótimas e se são mais saudáveis ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro pizzas, mesmo e por cá não existe ninguém que não goste. Vou ter mesmo de experimentar estas, além de super giras, parecem mesmo deliciosas, já marquei polvilho na lista de compras :D
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Hello Avelã! :D
    Bem parece que é desta que compro polvilho. Se tu soubesses quantas vezes fico em frente a ele e acabo por desistir! Se tu soubesses...
    É curioso as pessoas adorarem roupa velha. Eu cá adoro mais pizza! :p
    Beijinho e até breve.
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  9. Umas mini pizzas adoráveis ;) Humm... Tão boas!! São uma delicia!!
    Beijinhos!! ;)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que lindas mini pizzas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  11. Adoro! Ficaram o máximo.


    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu cá adoro os produtos do lidl e roupa velha :-) Essas pizzas podem muito bem ir para o top 5 ou top 10 porque também são coisinhas de comum acordo da maioria dos leitores (digo eu...). E esse aspecto de pequeninas, conseguem torná-las mais apetitosas, sobrou alguma?! :-) Isto de começar a Segunda de manhã a visualizar mini-pizzas com cebola é coisa para me pôr a salivar...

    ResponderEliminar
  13. Gosto imenso de pizzas :D
    E essas saudáveis devem ser uma maravilha! Para comer sem culpas!
    Ficaram lindas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Estou a começar a seguir uma dieta maioritariamente crua e frugívora, com comida cozinhada e hidratos à noite. Estas pizzas são uma excelente opção, tenho só de arranjar uma maneira de funcionarem sem ovo :)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  15. Avelã,
    Uma sugestão maravilhosa e quem tem restrições alimentares vai adorar
    essa ideia. Lindas e tentadoras mini pizzas!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  16. Hummm cebola na pizza é a melhor coisa!! Também gosto do pimento mas não dispenso a cebola!
    Optimas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que pizzas tão amorosas assim em tamanho mini!!
    Uma delícia :)
    Beijinhos
    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  18. Que belas pizzas aqui tens e ainda por cima saudáveis! Adorei :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Que riqueza de mini pizzas,
    eu nem sou muito de pimento (gosto, mas não faço bem a digestão deles), mas curiosamente a última pizza que comi tinha cebola e pimento e adorei!
    (E fiz bem a digestão hihi). Gostei dessa base, tenho que experimentar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Huumm, estas passava. Não gosto de cebola nem de pimentos. Sou uma esquisita! :)

    ResponderEliminar
  21. Hummm, eu adoro pizza e as suas estão super apetitosas!

    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  22. Ficaram tão lindas as tuas pizzas e acho que consigo imaginar o cheirinho... hummmm
    Maravilha!
    Bjs

    PS: Também adoro roupa velha...

    ResponderEliminar
  23. Adoro mini-pizzas, estas ficaram com um aspeto mesmo bom! Posso levar uma :P???

    Boa Páscoa =)

    Beijinhos
    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Que ideia fantástica, vou experimentar! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  25. Sempre tive vontade de fazer mini pizzas e estas até têm um excelente aspecto... Mas desde que fiz aquela que mostrei no blog com a base em couve flor, já não mudo =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t