Avançar para o conteúdo principal

Mini Pizzas com Pimentos e Cebola (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada, Vegetariano)


No dia 26 de Dezembro uma pessoa fica sempre com aquele sentimento estranho de quem ultrapassou um período de azáfama - os dias anteriores são para a maior parte de nós uma confusão indistinta de embrulhos, compras e jantares, e quando o dia para que tudo isto servia passa e o tempo anda irremediavelmente a um ritmo mais lento é impossível não estranharmos a transição. Foi nesse dia que decidi publicar uma foto de 'roupa velha' no Facebook. Já não publicava desde de manhã e as minhas fotos anteriores eram todas de bolos (ups), por isso achei que não faria mal diversificar um bocado o feed.
Sucedeu-se aquela corrente de eventos que acontece sempre que uma publicação é invulgarmente popular. Passados uns tempos tinha já vários comentários, e atingiu um total de 40 com quase 200 gostos*, o que me fez perceber uma coisa importante - as pessoas adoram roupa velha.
Este é o tipo de lições úteis para a vida que podem conquistar se criarem uma página. Na verdade, esta não foi de todo a única realização, e a quantidade delas que já tive permite-me fazer uma espécie de estudo de mercado. Há imensos fenómenos interessantes que uma pessoa pode observar: por exemplo, o amor incondicional que existe pelos produtos do Lidl (a sério, seja quark, iogurte grego, pão ou frutos secos, a fama daquilo é imensa), bolos saudáveis (esta percebe-se...), broas e vídeos de receitas, bem como a notável interação que geram os posts de aniversário ou de mini-conquistas como meias maratonas (obrigada pessoal, é bom saber que me apoiam ;)).
Assim sendo, aqui está um tipo de receita que sei que é do agrado geral: uma versão saudável de um prato conhecido, neste caso pizza. Uma sugestão surpreendentemente saudável - e tão deliciosa que merece qualquer alarido à sua volta...

*Quando disse popular queria dizer dentro da minha mísera realidade de pequeno blog de culinária, lamento se induzi alguém em erro e posteriormente desilusão... ;)





Mini Pizzas com Pimentos e Cebola (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano, Sem Gordura Adicionada) 
Para 6 mini pizzas

Ingredientes
[  1 ovo
[  3 claras (100ml) 
[  5 colheres de sopa de polvilho (doce ou azedo)
[  1 colher de chá mal cheia de fermento em pó
[  1 pitada de sal
[  6 colheres de chá de molho de tomate (ou a gosto)
[  Pimentos (a gosto; coloquei em tiras)
[  Cebola (a gosto; coloquei em tiras)
[  Orégãos (a gosto)

Preparação
| Bater o ovo e as claras com o polvilho, o fermento e o sal (à mão ou com a varinha mágica/batedeira). 
| Colocar porções da massa numa frigideira pequena quente, de modo a cobrir o seu fundo (como se fosse um crepe, mas mais espesso). Deixar cozinhar em lume baixo até que a parte inferior esteja ligeiramente tostada. Virar e esperar que toste do outro lado. 
| Retirar a base para um tabuleiro forrado com papel vegetal ou rede de forno e repetir o procedimento até que não sobre massa (deu para fazer 6 no total). Cobrir cada uma das pizzas com uma colher de chá de molho de tomate,  pimentos, cebola e orégãos. 
| Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos para que fique crocante e os pimentos/cebola cozinhem ligeiramente.



Como esta é a versão mini (versão maior - e com ovos inteiros - aqui), usei uma frigideira com apenas 10cm de diâmetro, mas como é óbvio podem fazer pizzas maiorzinhas com esta massa. Também sugiro a quem goste a adição de um pouco de molho piri piri juntamente com o molho de tomate, que combina muito bem com a leveza do recheio e com os sabores - pelo menos se não exagerarem de tal modo que o picante vos faça chorar para cima das próprias pizzas (não que tenha acontecido... ;)). 
Esta receita é tão fantástica que mesmo antes de a publicar já a repeti várias vezes. Uma vez provei uma pizza que tinha cebola e pimentos num restaurante e adorei - além de o sabor ser diferente e mais subtil que a pizza clássica banhada em óleo e queijo (não desfazendo), tinha um cheio fantástico (sou parcial, adoro cebola e pimentos). Ainda achei que os pimentos não me agradariam tanto assim, o sabor deles pode ficar meio exagerado e não costumo gostar da sua presença em coisas que não pratos com carne e etc., mas encaixou na perfeição. Depois da primeira pizza saudável lembrei-me de fazer uma versão com toppings do género, mas não esperava que resultasse tão bem! Até porque associo sempre erradamente pizza a queijo como se fizesse parte da definição (apanha a dica, Priberam).
O sabor ficou ideal e nem vou falar o cheirinho que enche a casa inteira... Superou qualquer expectativa :) 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 mini pizza)
Energia: 51kcal
Proteínas: 2.8g
Hidratos de Carbono: 8.2g
-       Dos quais açúcares: 0.6g
Lípidos: 0.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0g
Sódio: 77mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 40g, 1 mini pizza ou 1/6 da receita). Não tem em consideração a cebola nem os pimentos, uma vez que as quantidades utilizadas dependem do gosto pessoal. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Querida, fiz há uns tempos a tua pizza e adorei portanto estas mini pizzas são do meu agrado também! Ainda por cima quase nem precisamos de faca para partir a pizza, basta pegar e comer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sou capaz de alinhar numa pizza destas desde que não tenha pimentos! :)
    E cá entre nós para a temática blogue de culinária com histórias engraçadas até que estás num bom nível de popularidade. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Tens razão estas pizzas vão agradar a muita gente! Eu gostei!
    Interessante a tua análise. Também já fiz uma análise do tipo. No meu blog os bolos e doces saudáveis e os menos saudáveis batem todas as espectativas. Quando se trata de um peixinho delicioso, todo xpto, comigo a empenhar-me na apresentação e na foto, quase ninguém liga (rsrsrs)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!!! E ficaram tão lindas :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que lindas e coloridas estão, devem estar muito boas. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bem: parecem mesmo pizzas "verdadeiras" e se não tivesse lido os ingredientes era isso mesmo que ia pensar. Ficaram ótimas e se são mais saudáveis ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro pizzas, mesmo e por cá não existe ninguém que não goste. Vou ter mesmo de experimentar estas, além de super giras, parecem mesmo deliciosas, já marquei polvilho na lista de compras :D
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Hello Avelã! :D
    Bem parece que é desta que compro polvilho. Se tu soubesses quantas vezes fico em frente a ele e acabo por desistir! Se tu soubesses...
    É curioso as pessoas adorarem roupa velha. Eu cá adoro mais pizza! :p
    Beijinho e até breve.
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  9. Umas mini pizzas adoráveis ;) Humm... Tão boas!! São uma delicia!!
    Beijinhos!! ;)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que lindas mini pizzas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  11. Adoro! Ficaram o máximo.


    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu cá adoro os produtos do lidl e roupa velha :-) Essas pizzas podem muito bem ir para o top 5 ou top 10 porque também são coisinhas de comum acordo da maioria dos leitores (digo eu...). E esse aspecto de pequeninas, conseguem torná-las mais apetitosas, sobrou alguma?! :-) Isto de começar a Segunda de manhã a visualizar mini-pizzas com cebola é coisa para me pôr a salivar...

    ResponderEliminar
  13. Gosto imenso de pizzas :D
    E essas saudáveis devem ser uma maravilha! Para comer sem culpas!
    Ficaram lindas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Estou a começar a seguir uma dieta maioritariamente crua e frugívora, com comida cozinhada e hidratos à noite. Estas pizzas são uma excelente opção, tenho só de arranjar uma maneira de funcionarem sem ovo :)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  15. Avelã,
    Uma sugestão maravilhosa e quem tem restrições alimentares vai adorar
    essa ideia. Lindas e tentadoras mini pizzas!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  16. Hummm cebola na pizza é a melhor coisa!! Também gosto do pimento mas não dispenso a cebola!
    Optimas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que pizzas tão amorosas assim em tamanho mini!!
    Uma delícia :)
    Beijinhos
    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  18. Que belas pizzas aqui tens e ainda por cima saudáveis! Adorei :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Que riqueza de mini pizzas,
    eu nem sou muito de pimento (gosto, mas não faço bem a digestão deles), mas curiosamente a última pizza que comi tinha cebola e pimento e adorei!
    (E fiz bem a digestão hihi). Gostei dessa base, tenho que experimentar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Huumm, estas passava. Não gosto de cebola nem de pimentos. Sou uma esquisita! :)

    ResponderEliminar
  21. Hummm, eu adoro pizza e as suas estão super apetitosas!

    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  22. Ficaram tão lindas as tuas pizzas e acho que consigo imaginar o cheirinho... hummmm
    Maravilha!
    Bjs

    PS: Também adoro roupa velha...

    ResponderEliminar
  23. Adoro mini-pizzas, estas ficaram com um aspeto mesmo bom! Posso levar uma :P???

    Boa Páscoa =)

    Beijinhos
    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Que ideia fantástica, vou experimentar! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  25. Sempre tive vontade de fazer mini pizzas e estas até têm um excelente aspecto... Mas desde que fiz aquela que mostrei no blog com a base em couve flor, já não mudo =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito . Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Po

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras , que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico , andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custa