Avançar para o conteúdo principal

Cinnamon Rolls (Rolinhos de Canela) (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Há uns anos, devido à irritante tendência da maior parte dos pães proclamados nas embalagens como 'integrais', 'de sementes' ou 'com alto teor em fibra' para serem muito pouco saudáveis (ou, em contrapartida, serem excessivamente caros), meti na cabeça que ia fazer pão caseiro completamente integral.
Não demorei muito tempo a perceber as razões para a tendência anteriormente descrita - a seguir a essa decisão o meu forno assistiu a um desfile de fracassos com uma variedade impressionante. Pães achatados, azedos, abatidos, irregulares,... Tudo o que uma pessoa não quer numa demanda pelo pão integral perfeito. De modo a acentuar ainda mais a derrota nesta eterna luta da humanidade contra o pão, não fazia quantidades individuais por ser pouco prático. Assim sendo, depois de deixar os pães arrefecer, congelava-os, só para depois provar um, ver que não prestava, esperar o tempo necessário à  recuperação da paz mental perante a realidade de ter sido vencida e fazer a caminhada da vergonha da arca congeladora até ao jardim, para os oferecer aos cães. Que também não os comiam. Auch.
Tentei também a minha sorte nalgumas versões integrais de doces do género, tentativa esta que deu ao mundo um bolo rainha mineralizado e os bagels com o sabor mais traumático de sempre. Desde aí nunca tentei fazer qualquer massa lêveda saudável, quiçá traumatizada pelas tentativas falhadadas... Até à semana passada. No último Domingo lembrei-me da sugestão de uma seguidora no instagram de fazer cinnamon rolls saudáveis. Ela já tinha experimentado sem sucesso, o que deixava a tarefa com uma áurea de dificuldade ainda maior. Eu já tinha pesquisado algumas sugestões de receitas, mas nenhumas me agradavam: ou não levedavam ou tinham ingredientes demasiado rebuscados (ou ainda, sejamos honestos, um aspecto francamente mau). O que eu queria era uma massa lêveda integral simples - assim sendo, fui para a cozinha e comecei a fazer precisamente isso, sem grandes orientações ou ideias específicas (eu sou assim, sempre a enfrentar destemidamente o desconhecido ;)).
Surpreendi-me nos vários passos: quando a massa ficou especialmente moldável, quando foi especialmente fácil fazer rolinhos... E, claro, quando provei e reparei que estavam deliciosos ;)





(Ao contrário)



Cinnamon Rolls (Rolinhos de Canela) (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Para 18 rolinhos

Ingredientes:
[  200ml de água
[  5g de fermento de padeiro seco*
[  2 ovos
[  300g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados) (sem glúten para a versão sem glúten)
[  200g de polvilho doce
[  200g de iogurte (ou alternativa sem lactose para a versão sem lactose)
[  50g + 50g de mel
[  3 colheres de sopa de azeite
[  1 colher de chá de goma xantana
[  1 pitada de sal
[  Canela (a gosto)

Preparação:
| Aquecer a água e colocá-la num recipiente grande. Deve ficar quente mas suportável, se colocarem o dedo e sentirem que queima deixem arrefecer um pouco. Adicionar o fermento, mexer e deixar que a mistura repouse durante 5 minutos.
| Juntar à agua com fermento os ovos, a farinha de aveia, o polvilho doce, o iogurte, 50g de mel, o azeite, a goma xantana e o sal e misturar muito bem com uma colher durante cerca de 5 minutos. Transferir para um recipiente limpo, tapar com um pano e deixar levedar durante 1 hora num local quente (coloquei no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Transferir a massa para uma bancada enfarinhada (obviamente, com uma farinha isenta de glúten). Retirar dela porções e moldar vários (fiz 18) retângulos pequenos (cerca de 15x6cm). Se a massa colar muito às mãos adicionar mais farinha de aveia. Pincelar a superfície dos retângulos com o restante mel (50g) aquecido, polvilhá-los com canela, enrolá-los e colocá-los numa forma.
| Cobrir a forma com um pano e levar os rolos a levedar novamente durante 30 minutos.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durande 20 a 25 minutos.

*Nota: A maior parte dos fermentos de padeiro não tem glúten (Fermipan, Vahiné, Condi, por exemplo), mas é preciso ter em atenção a contaminação, especialmente nas superfíces comerciais onde este é vendido a granel.




Quanto à goma xantana, como já sei que vão perguntar: podem experimentar omitir, mas, sendo a massa isenta de glúten, esta é importante para a estrutura, pelo que poderá ser mais difícil de moldar os rolos (por a base ser menos elástica) e os bolinhos terão uma textura um pouco diferente.
Quanto a estes cinnamon rolls: ficaram absolutamente perfeitos. Ficaram mesmo fofinhos, mas húmidos ao mesmo tempo, com um óptimo aroma a canela, sem que o mel se note muito enquanto dá aquele recheio 'sticky' típico deste doce (conseguido usualmente com manteiga). Fazem um lanche ou pequeno-almoço muito reconfortante, simples ou aquecidos ligeiramente no microondas, e até com iogurte (imitando a cobertura de cream cheese).
Quis criar uma massa o mais simples e 'limpa' em termos nutricionais possível, e pensei que não fosse conseguir por ver constantemente listas de ingredientes envolvendo mil e uma farinhas e espessantes e estabilizadores e fontes de gordura diferentes, além de ser difícil encontrar receitas simultaneamente saudáveis e aptas para celíacos deste género... Receios infundados, afinal. Isto é um sem-fim de novos mundos por explorar, agora. Entretanto, experimentem aventurar-se neste :D 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 rolinho)
Energia: 138kcal
Proteínas: 4.6g
Hidratos de Carbono: 26.3g
-       Dos quais açúcares: 5.1g
Lípidos: 2.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra:  2.6g
Sódio: 28mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 60g, 1 rolinho ou 1/18 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Têm excelente aspeto e não duvido que sejam deliciosos, mas, de novo, deleitei-me com o texto!
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Ai que rolinhos maravilha! Tenho mesmo de fazer! Já havia pensado nisso mas ainda não me tinha aventurado! Agora não tenho como evitar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ai pá, se tivesse paciência tentava fazer isto. eu adoro cinnamon rolls. lembra-me a minha infância. mas ca em portugal nao ha nenhuns que eu goste verdadeiramente! gostava de experimentar isto. beijinho


    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Têm um aspeto maravilhoso e , se são saudáveis, ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Bom dia :) os rolinhos têm um aspeto maravilhoso, parabéns! É possível mudar o polvilho doce por outro tipo de farinha? Se sim, qual? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim - optaria por farinhas 'leves' e ricas em amido como fécula de batata ou amido de milho :)
      De nada! Se experimentar espero que goste ;)

      Eliminar
  6. Maravilhosos, Parabéns! Estou ansiosa por experimentar. Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Finalmente a receita!! Já andava à vários dias a salivar com as fotos!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Sou mesmo fã das tuas aventuras e é óptimo ver que não te vais a baixo e continuas a tentar, eu provavelmente acabava por desistir. Ainda bem que não o fazes pois só assim somos brindadas com estas receitas maravilhosas. Que aspecto, deviam estar dos céus! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Se tem canela, eu ADORO!!!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Fico impressionada com as tuas receitas saudáveis ! E incrível o que consegues fazer, de verdade!
    beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  11. Avelã... É nestas alturas que eu tenho pena da minha falta de paciência, porque estes rolinhos saudáveis teem um aspecto tão, tão bom :-) Se houvesse passagem por cabo, ía-te roubar uns rolinhos neste preciso momento. Pode ser que um dia me aventure e incentivos não faltam, mas para já... Fico-me pelo babar pelos teus... Beijinhos grandes*** Boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Ai que esses rolinhos devem ser tão bons, tão bons, tão bons, e eu que ADORO canela....
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderEliminar
  13. Adoooro canela, mas prefiro incorporá-la nas minhas receitas no inverno :)

    ResponderEliminar
  14. Ai que bom aspeto...uma pessoa passa por aqui e ficas esfomeada!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Ficaram lindos os rolinhos!
    Devem ser bem saborosos!
    Eu também adoro massas assim, lêvedas! Estes caracóis de canela são certamente deliciosos!
    Ainda bem que desta vez tiveste uma agradável surpresa eheh
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  16. Nunca provei cinnamon rolls e adoro canela, estes têm mesmo muito bom aspecto! Um dia hei-de experimentar! :)

    ResponderEliminar
  17. Não me importava nada de experiemntar estes rolinhos. São saudáveis e sabem a canela, que mais se pode querer?
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  18. Que aspecto delicioso! O facto de serem saudáveis dá-me ainda mais vontade de experimentar esta receita.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
  19. Olá Avelã.
    Gosto muito de ler os teus textos, és sempre tão realista e um certo humor também faz bem :)
    Bem, ainda bem que não desistis-te e tornas-te a tentar. Ficaram tão bonitos e apetitosos estes rolinhos de canela. Mnham...
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Ficaram lindos,...adorei,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  21. Avelã,
    Adoro suas receitas, além de criativas são bem feitas, saudáveis e deliciosas!
    Belos rolinhos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  22. Gosto desses pãezinhos e com toques de canela devem ter ficado deliciosos.
    Mais uma receita para colocar na lista de sucesso, apagando o trauma das anteriores.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  23. Excelente receita!!! Nem sabes o quanto sou louca por cinnamon rolls!
    Não desesperes com o pão... não é fácil.Continua a tentar. Começa por receitas básicas, com mistura de farinha branca com integral. É mais fácil e tem mais probabilidade de sair bem ;)
    beijocas
    sara

    ResponderEliminar
  24. Difícil olhar para essa imagem e acreditar que são saudáveis! Deu muita água na boca e a descrição do processo até encoraja! Meu marido certamente ficaria louco com esses rolls!

    ResponderEliminar
  25. Huumm, gosto tanto de canela! Ótimo aspeto ;)

    ResponderEliminar
  26. Tão bom aspecto!
    Ando para fazer isto à que tempos =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  27. Fiquei, fico, muito contente em ter casualmente encontrado o seu blog. Pelo que vi até agora os seus cozinhados são espetaculares e muito ao meu gosto. Como estou decidida a deixar o açúcar, as farinhas refinadas, e como já utilizo muito a farinha/flocos de aveia e adoro mel os seus bolinhos vêm mesmo a calhar. Quanto ao seu texto achei interessante, revejo-me exatamente no seu primeiro parágrafo. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que fiquei muito contente ao ler o comentário! E por saber que gostou das receitas e se reviu no texto :)
      Acho que não há ingrediente que use mais do que farinha de aveia (e mel também) :D
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  28. Boa tarde.
    O que é a goma de xantana e onde posso encontrá-la? Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A goma xantana é normalmente usada para dar elasticidade a massas sem glúten. Ajuda a que as massas não fiquem tão 'farelentas' e sejam mais fáceis de trabalhar!
      Pode comprar nas lojas Celeiro e online no site da Myprotein (embora online só haja em maiores quantidades) :)

      Eliminar
    2. Olá, vim só partilhar que também há no jumbo, comprei ontem para fazer esta receita 😎 custou euros e tal.
      Mal posso esperar por espetar os dentinhos nos cinnamon rolls que vou fazer!
      Muito obrigada pela receita, Avelã!! (e por tudo o que partilhas. Obrigada mesmo)
      Um beijinho,
      Isabel

      Eliminar
    3. Por acaso não fazia ideia (até porque nunca vou ao Jumbo), obrigada pela dica!
      Espero que gostes da receita :) E eu é que agradeço o comentário :D
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Agora reli... São 5 euros e tal, para os interessados!
      Ahhh so digo.. Mesmo não estando ainda habituada ao forno, esta receita saiu mesmo bem! Ai que nem posso pensar que tenho de repetir porque hoje ja não há nada!
      Obrigada!!!

      Eliminar
  29. Olá Avelã!

    Quando dizes "Cobrir a forma com um pano e levar os rolos a levedar novamente durante 30 minutos" devemos deixar levedar novamente dentro do fono (desligado e pré-aquecido a 50ºC) ou pode ser a temperatura ambiente?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Não precisa de ser dentro do forno, embora eu costume colocar os rolos lá novamente :) O forno é uma boa maneira de manter a massa a uma temperatura razoável quando está mais frio, mas quando está calor não é imprescindível, nem da primeira vez nem da segunda! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Obrigada!! :)

      Parece ser uma receita um pouco trabalhosa, mas tenho de experimentar :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t