Avançar para o conteúdo principal

Produtos #5 - Barras e Wafers Proteicos da Diese

Há pouco tempo estava a fazer compras no E. Leclerc e, vendo os produtos da Diese em promoção, resolvi trazer alguns para experimentar. Escolhi as barras de chocolate/frutos secos e baunilha e os wafers de chocolate, chocolate/frutos secos e baunilha. Na verdade, apesar de passar por eles com frequência no supermercado, acho que demorei a dar-lhes uma oportunidade devido à sua embalagem branca e azul que a mente rapidamente associa a remédio. 

O departamento de marketing de *alguma* empresa anda a falhar...
O rio adorável que banha os wafers nas embalagens destes até compensa o resto - nas barras, no entanto, a história passa-se de forma diferente. Até o paracetamol tem uma embalagem mais apelativa - mas chega de falar do meu ódio pelas embalagens, passemos ao que realmente interessa.

Onde Comprar, Preço, Ingredientes e Informação Nutricional

Como já disse, comprei estas barrinhas no E. Leclerc, mas há também à venda no Continente e imagino que noutras grandes superfícies comerciais o mesmo se verifique. Sem promoção, as wafers custam por volta de 2 euros e as barras por volta de 3.

Todos os produtos que comprei e mostrei acima têm um elevado teor em proteína; a marca também tem umas barras energéticas, mas nunca provei. Os ingredientes são bastantes, deixo a transcrição da lista das de baunilha: 

Mistura de proteína do soro do leite e de proteína de soja (22,5%), xarope de glucose, cobertura branca (18%) (açúcar, óleo de palma, soro de leite em pó, leite em pó magro, emulgente: lecitina de soja, aroma:baunilha), oligofrutose, passas (7%), óleo de palma, coco (3,5%), flocos de soja, humectante: glicerol, emulgente: lecitina de soja, mono e diglicéridos de ácidos gordos, regulador de acidez: ácido láctico, extrato de malte de cevada, sal, vitaminas (B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantoténico, ácido fólico, E, C), minerais (carbonato de cálcio, óxido de magnésio), aromas: (coco e baunilha), conservante: ácido sórbico.

Como podem ver, em termos de ingredientes as barras não são propriamente saudáveis, mas isto verifica-se com a maior parte das barras proteicas que andam por aí. Pessoalmente não recomendo o consumo regular deste género de produtos, eu própria só compro para experimentar ocasionalmente. As listas de ingredientes dos outros sabores andam dentro do mesmo, por isso não vou colocá-las aqui.

A mesma barra (de baunilha) tem 242kcal, 9.1g de gordura, 15g de proteína, 22.5g de hidratos de carbono e 14g de açúcar. Novamente, não é uma informação nutricional propriamente brilhante, é até pobrezinha dentro das barras proteicas. Os wafers são algo melhores, com um pouco mais proteína e gordura e menos hidratos de carbono (menos açúcar também). 

Para além dos sabores que escolhi, há barras de chocolate e de morango, mas acho que os sabores de wafers disponíveis são só estes. 

Já que estamos a falar das barrinhas, no outro dia estava a passear no site da Prozis (informação sobre a loja aqui) para fazer uma encomenda e deparei-me com isto:

?!

São umas barrinhas muito parecidas a estas da Diese de que tenho falado, tanto na embalagem como em termos nutricionais, mas aparecem associadas à marca 'max sport'. Não me perguntem porquê, mas se quiserem experimentá-las aproveitem, porque no site são bem mais baratas - as barras ficam a 1.49 euros e as wafers a 1.29, havendo também a opção de comprar caixas com várias, que ficam mais em conta. ;)

Sabor e Textura

Barra de baunilha
Já provei barras proteicas suficientes para saber que nem todas são grande coisa, mas mesmo assim estas conseguiram surpreender-me de tão más. São rígidas mas não crocantes, tanto que depois de comer meia barra me doía o maxilar (e acreditem que não sou uma fraca de maxilares, adoro torrão ;)). Pelo meio tem umas passas que não ajudam em nada, pelo contrário. Acrescentam uma textura mole no meio, sendo o resultado mesmo estranho. 

'Só a de baunilha é que é má, certo? A outra é de chocolate e frutos secos, tem de ser decente, não?' - perguntam vocês. 

Pois... Não. (Para compensar, as sobremesas da Alpro são maravilhosas)
Lamento, mas as barras da Diese não valem de todo a pena o preço. Não as recomendo a ninguém. A de chocolate é ligeiramente mais tragável, mas tem a mesma textura estranha e um sabor meio disfarçado a chocolate. 

Será que é neste tom depreciativo que terminará a review, que nada pode salvar os produtos da Diese de um lugar permanente no escuro canto de desprezo do meu coração? *Suspense*

E eis que chegam...

Os wafers-salvadores-da-pátria!
Não num cavalo branco, antes numa embalagem branca e feia. Depois da desilusão das barras, os wafers foram uma boa surpresa. São leves, com uma textura crocante caraterística deste tipo de bolachas e na minha opinião até melhores do que as versões tradicionais do produto.

Uma particularidade interessante: estes wafers têm um cheiro mesmo muito forte. E com isto não quero dizer que cheiram mal ou são desagradáveis, quero dizer que se estiverem numa sala grande e abrirem a embalagem de um a sala inteira vai ficar com um aroma a baunilha. Não é nada de especial ou desagradável, até porque cheiram bem, mas achei isto engraçado de uma forma caricata :P 

Versão chocolate
Embora tenha preferido a versão de baunilha, também achei esta muito boa. Tem mesma textura leve e crocante e um sabor clássico a chocolate - a barra-não-wafer podia definitivamente aprender alguma coisa com esta.

O de chocolate e avelãs
Também adorei este sabor, acho que está entre o de baunilha e o de chocolate no meu ranking pessoal. O sabor a avelã não é particularmente forte, mas é agradável :)

Caso não tenham tido paciência para ler o post inteiro, fiquem com esta ideia que vos pode ser muito útil no futuro: no que à Diese diz respeito, wafers sim, barras não. Não precisam de agradecer. ;)

Comentários

  1. olha, eu gosto imenso destas barras! como muitas vezes, é um dos meus snacks preferidos ;)

    o meu blog faz 1 ano, e para comemorar estou a sortear alguns produtos da lush!
    dá um saltinho no meu blog e participa!
    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Avelã,
    Apesar que aqui não encontro essa marca, gostei de saber.
    Outro dia eu comprei umas barras de proteínas que não valeu a pena o preço, terríveis!
    Nem todas são ruins, tem marcas e sabores que são deliciosas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Já experimentava os wafers!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei dessas, mas de certeza que eu ia gostar e muito ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Já vi esses produtos à venda mas nunca provei, para mais tens toda a razão essas embalagens nem nos despertam a curiosidade de comprar. Acho que deviam apostar mais no marketing da coisa. Os wafer têm realmente um ar apetitoso, mas assim sendo, não são a comida indicada para quando tentas comer às escondidas/discretamente. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que alguma coisa se salvou né amiga?
    Fiquei preocupada com o seu prejuízo, já que as barrinhas eram tão duras a ponto de machucar o seu maxilar, aff!
    Bjsss amiga e que vcs tenham uma semana de sucesso e abençoada

    ResponderEliminar
  7. Não sou nada adepta desse género de barras. Se é para comer um snack prefiro uns frutos secos ou bolacha maria :-)

    ResponderEliminar
  8. Não conheço mas devem ser muito boas :) :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro os teus posts, especialmente os de reviews. Consegues colocar o dedo na ferida e rodar um bocadinho para ver se sai sangue :) Tem cuidado é se começares a receber hate mail dos senhores da Diese. Mas pelo menos vou ver se experimento os wafers (vá senhores da diese nem tudo está perdido!)

    ResponderEliminar
  10. Não conheço os produtos nem a marca. Mas é sempre bom saber a opinião :)
    Fiquei tentada a experimentar as waffles:)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Só tenho que te dizer que por causa de ti já ando a ver estas coisas para dar ao namorado como prenda de anos =P
    Já andei a ver e vais-me fazer gastar dinheiro. Bem, bem =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t