Avançar para o conteúdo principal

Quindins

Já mencionei que tenho por natureza alguma tendência para preferir receitas complicadas. Associo a estas um melhor resultado, o que às vezes é verdade, mas não sempre. 
Quando comecei a tentar fazer versões saudáveis de receitas tinha medo de não seguir a receita à risca fosse ter um mau resultado, pelo que fazia substituições estúpidas: achava que era boa ideia usar uma dúzia de farinhas integrais diferentes em quantidades ridiculamente pequenas em vez da branca, uma colher de sopa de azeite em vez de óleo, clara e totalmente indispensável... Com o tempo comecei a perceber que isto não servia para nada, pelo que agora a maior parte dos bolos saudáveis que faço são muito simples (e deliciosos, nunca é demais reforçar).
No entanto a tendência persiste em termos de doces, e se nos bolos de camadas já desisti do buttercream e passei a fazer os infalíveis bolo com fruta e chantilly e bolo alemão ainda é raro fazer um bolo simples de laranja - e quando faço um complico na mesma, com ideias maravilhosas como 'vou totalmente fazer o melhor bolo de laranja de sempre! *Peneirar as gemas* *usar parte farinha maizena* *bater as claras à parte* *mexer tudo com uma lentidão e cuidado exagerados* *acabar com um bolo exatamente igual a todos os outros e mesmo assim ficar insistentemente a observar as caras das pessoas enquanto comem tentando descobrir uma expressão de encanto desmedido*'. 
Poder-se-ia dizer que sou um caso perdido; tenho, no entanto, esperança na minha evolução, em grande parte fundada nestes quindins. Este é um doce que nunca provei até fazer pela primeira vez, utilizando uma receita que exigia o preparo de uma calda de açúcar para hidratar o coco. O sabor convenceu-me, mas o aspeto ficou um pouco duvidoso - quindim que é quindim parece ter luz própria, e os meus ficaram demasiado baços e imperfeitos para o trabalho que deram. Quando voltei a fazer esta sobremesa a receita que utilizei foi a que deixo abaixo: extremamente simples, com apenas quatro ingredientes que misturei de uma só vez. O resultado, dando-me uma lição sobre a simplicidade e o seu potencial, ficou perfeito.
(Ainda vos hei-de mostrar os patinhos feios da primeira tentativa!)






Quindins
Adaptado daqui 
Para 12 quindins

Ingredientes:
[  10 gemas
[  200g de açúcar
[  150ml de leite de coco
[  100g de coco ralado 

Preparação:
| Misturar bem as gemas com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado.
| Distribuir o preparado por forminhas untadas e polvilhadas com açúcar (podem usar várias pequenas ou uma grande).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus em banho maria (costumo usar um tabuleiro de muffins com água: coloco as formas de metal com a massa nas cavidades) durante cerca de 45 minutos. Se começarem a queimar podem cobrir com uma folha de papel de alumínio.



Além de terem ficado muito brilhantes (o que é sempre agradável), estes bolinhos foram muito apreciados. A textura é deliciosa, tendo eles uma parte 'mais pudim' e outra fofinha; para além do mais, envolvendo coco já se sabe o fascínio que suscitam - se são amantes do ingrediente, têm aqui uma mina de ouro. A cor e o formato são amorosos, mas depois da primeira trinca não vão ficar com pena de os 'destruir'! São ainda um pouco menos doces que os tradicionais, não sendo portanto tão enjoativos - conjugando este facto com a consistência perfeita que se vê, saber-se-ia de antemão que iriam desaparecer uns atrás dos outros, o que a experiência corroborou. Uma receita a repetir, portanto :)

Comentários

  1. Nossa, gosto muito se deixar toda a semana como alguns kkk;
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!!! Ficaram mesmo um mimo ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Isto tem tao bom aspecto. Alias, tudo o que fazes tem sempre tao bom aspecto. Parece-me facil tenho de experimentar ;)

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa em relação aos patinhos feios já que estes estão super amorosos e uma perfeição! :) Eu adoro coco por isso os quindins são mesmo a minha cara. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. que belos quindins uma cor perfeita e devem estar tão saborosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Que quindins fantásticos,...é uma sobremesa que nunca experimentei, tenho que me atrever a fazer!!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho essa tendência, já tive mais na verdade, porque tenho comprovado que muitas vezes as receitas mais simples dão fantásticos resultados e são as que repetimos mais vezes!

    Estes quindins estão lindos mesmo! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá Avelã: parecem pequenos sóis. Estão lindos e devem ser muito bons.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Vi isto no instagram e tive que vir a correr ver a receita! Adoro quindins, que delícia!

    ResponderEliminar
  10. Adoro! Ficaram perfeitinhos e com uma cor linda linda!!
    Fiz uma vez um em modo gigante e jurei nunca mais pq foi uma desgraça!!
    Comi quase tudo sozinha!!!! :D
    Mas agora já não posso ter devaneios desse tipo , antes engordava 1 grama a comer assim agora engordo 1 tonelada!! ahahah

    ResponderEliminar
  11. Ficaram tão mimosos! Mesmo lindos! Sim sim diz lá que os outros ficaram feios que nós fingimos que acreditamos... tu não sabes fazer coisas feias!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Mas que bom aspeto :D fiquei cheia de vontade de ir para a cozinha fazer!!! Quem sabe um dia destes... e depois partilho a opinião ;)

    ResponderEliminar
  13. Hummm...que aspecto delicioso!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  14. Ficaram perfeitos!
    É óptimo tentar tornar as receitas mais saudáveis, nem que seja à 2ª ou 3ª ou 4ª tentativa! eheh Depois até sabem melhor!
    Adorei os teus, bem bonitos, brilhantes e devem ser uma verdadeira tentação.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. muit bom gosto. Um quindim é sempre uma boa opção. Ia agora um, ai se ia........

    ResponderEliminar
  16. Nem imaginas o quanto eu adoro quindins mas nunca fiz.
    Quanto às receitas, sou como tu. Embora faça receitas simples, claro, adoro as complicadas, pois essas sim, mesmo que os resultados não sejam perfeitos, dão prazer e dão luta a ajudam-nos a aprender e a evoluir enquanto cozinheiras.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  17. Adoro coco mas acreditas que nunca fiz nem comi quindins, que grande falha a minha!
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  18. Hummm, isso é uma perdição! kkkk
    Que delícia, e como ficaram lindos os seus quindins!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de quindins, estes que tens nas fotos estão com um aspecto super apetitoso e muito perfeitinhos. Ainda só fiz uma vez quindins, mas a coisa não correu muito bem... tenho de votar a tentar! :)
    Na penúltima foto os teus quindins estão com um ar triste, o que foi que lhe disseste? :p
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  20. A aparência ficou ótima e pelo jeito, o sabor deve estar maravilhoso também!
    Não gosto de quindins que ficam com um cheiro forte de ovos. Quando são saborosos, mas com cheiro suave, aí sim!
    Abração esmagador e feliz dia.

    ResponderEliminar
  21. Ai... Que aspecto magnífico. Adoro coco. Estão perfeitos :)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  22. Maravilhosos! Vou roubar a receita, nunca fiz. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Parece eu com a Bimby - olho para uma receita complicada e penso, Yes I Can! 45 minutos depois e a Bimby já quase a voar pela janela penso Vou Acabar esta PIIII dê por onde der mas da próxima vez faço uma omelete e tá a andar!
    Ah os quindins ficaram deliciosos!

    ResponderEliminar
  24. Acho que os quindins teem um ar muito simpático, mas por acaso não é bolo que me desperte nada quando vou a uma pastelaria. Mas tenho mesmo que experimentar fazer em casa, pode ser que me renda a esses brilhantes bolinhos :-) Beijinhos avelã.

    ResponderEliminar
  25. Adoro! Pena serem uma pequena bomba calórica!

    ResponderEliminar
  26. Aqui esta um doce que adoro, receita simples e fácil mas com um resultado magnifico. Quindim e um doce brasileiro na qual o seu nome tem origem africana que significa dengo, encanto, etc, como este doce uma verdadeira doçura. Com ascendência portuguesa das famosas Brisas de Liz. Um doce para ser doce tem que ser doce, não vale a pena inventar.............Bom apetite.

    ResponderEliminar
  27. Tão perfeitinhos!
    Nunca comi acreditas? Mas a serem de coco, têm tudo para ser perfeitos =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. ficaram tão giraços :p
    mas confesso que esperava que me trouxesses uma versão mais saudável deles :D hehe

    bjs
    Carla

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t