Avançar para o conteúdo principal

10 Bolos Clássicos Tornados Saudáveis (Receitas)

Recentemente estava a tentar lembrar-me de quantas (e quais) receitas de bolos saudáveis já tinha publicado aqui no blog e apercebi-me de que eram imensas. Entre bolos grandes e pequenos, tartes, pastéis e bolinhos de microondas, conto com dezenas delas. Como estão um pouco dispersos entre meses de publicações, decidi começar a fazer algumas seleções para facilitar a consulta - e claro que não podia deixar de começar por versões saudáveis dos bolos que todos conhecemos, até porque é sobre eles que parece recair a preferência da maior parte das pessoas. Espero que gostem :)



Este é, provavelmente, o bolo que mais vezes faço. Além de ser muito simples e apenas sujar um recipiente (admitam, é a parte mais importante), é sempre um sucesso por ser muito parecido aos bolos 'normais' de coco. Às vezes aumento a quantidade de iogurte em 100g e fica mais húmido, quase a desfazer-se na boca! Iogurtes de aroma também resultam bem nesta receita, se forem fãs.



Este bolinho já é um pouco mais trabalhoso, mas não assim tanto se simplificarem e não se prenderem com queriquices como alternar quantidades mínimas das duas massas para que o bolo fique às risquinhas. Não que eu conheça alguém que faça isso... ;)
De qualquer forma, o resultado vale a pena, porque aquele contraste caraterístico dos bolos mármore entre a fofura da parte laranja e a cremosidade da parte de chocolate resulta na perfeição! Ainda fica melhor coberto com iogurte grego (digo eu, mas desconfiem - para mim tudo fica melhor coberto com iogurte grego). 



A combinação de batata-doce com amêndoa é bastante badalada, mas, convenhamos, a fama é merecida. Quem não gosta de um bolo com aquele toque de doçaria conventual dado pela amêndoa, ligeiramente húmido devido ao uso de puré de batata-doce? 

4 - Bolo Húmido de Chocolate (com courgette)


'Bolo de chocolate húmido' e 'saudável' são expressões no geral separadas por um pacote de manteiga e algumas chávenas de açúcar, mas a quebra desta barreira resulta sempre em benefício para a Humanidade. O sabor a chocolate negro caraterístico deste bolo convence qualquer um quando conjugado com a textura maravilhosa. Não quero insistir na mesma coisa, mas... Provar este bolo com iogurte grego devia estar em todas as listas de 'coisas a fazer antes de morrer'. Ficam avisados.



Talvez por cá este não seja propriamente um bolo 'clássico', mas o fanatismo americano por sobremesas com abóbora tem influência transatlântica. Agora que o Outono chegou é sempre bom ter uma receita (doce, óbvio) com abóbora à mão, e sendo esta saudável melhor. O puré de abóbora confere uma textura incrível a este bolinho, e a combinação do sabor desta com as especiarias é simplesmente imperdível!



De cada vez que faço este bolo penso que lhe devia ter chamado de pão de Ló de amêndoa, porque é o que lembra a textura tão fofa. Este bolo é mais um que apenas suja um recipiente e demora no máximo 5 minutos a preparar, por isso se estiverem com vontade de comer um docinho sem ingerir grandes quantidades de açúcar e gordura ou perder imenso tempo já sabem. ;) 



Sendo o preferido de muita gente e aquele que muitos associam à sua infância, o bolo de iogurte não podia deixar de marcar presença nesta versão mais saudável. Apesar de não ter óleo como a maior parte das versões originais, é muito fofo e saboroso. 



Esta combinação é outra bem famosa e tradicional, embora pessoalmente nunca a tenha experimentado em qualquer sobremesa que não esta (não fiquem com pena de mim, esta vale por várias). O bolo fica bem leve e saboroso - e se eu, que não sou a maior fã de alfarroba, digo isto, no caso de serem apreciadores precisam deste bolo nas vossas vidas! 

9 - Bolo de Laranja e Cenoura (com courgette)


Costumo achar os singelos bolos de cenoura e laranja um pouco sem graça, mas este fez com que engolisse as minhas palavras/pensamentos. Um bolo idealizado não seria melhor: este fica com uma textura fofa e ao mesmo tempo húmida, até algo sticky, devido à utilização de laranja, cenoura e courgette. A par do sabor, isto torna o bolo magnífico - se são esquisitinhos e só gostam de bolos simples este é para vocês!



O último-mas-não-menos-importante bolo de maçã. Este não tem mel nem outro adoçante, o toque doce vem apenas do puré de maçã, mas não é isso que o torna menos delicioso, pelo contrário - a junção da maçã com canela torna o aroma (e o sabor) do bolo uma perdição. Uns pedacinhos do fruto pelo meio também lhe conferem um toque especial. :)

E pronto, espero que tenham gostado do 'apanhado' de receitas de bolos - enquanto eu puder continuar a fazer e publicar receitas a família alargar-se-á, por isso mantenham-se atentos... 

Comentários

  1. Alguns eu já fiz, outros pretendo fazer em breve! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A sério, este post é mesmo magnífico - tudo aqui juntinho, tudo prontinho para ser feito e refeito. Gostei muito.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Avelã, podes enviar uma fatia de cada?
    Excelentes sugestões.

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
  4. Este teu post é genial, vou guardar religiosamente esta compilação! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. São ótimas sugestões. Tenho várias delas guardadas para experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Avelã,
    10 receitas de bolos saudáveis não é pra qualquer um não.
    Seleção perfeita de bolos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Tudo bem arrumadinho, assim já não há desculpas para não se testar umas quantas, o problema é mesmo saber por onde começar :D
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolo de mármore e iogurte :)
    Segui o blog, beijinhos
    Se quiseres seguir o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso este post com os bolinhos todos juntos :-) Esta ideia de transformar os bolos tradicionais em bolos mais saudáveis é muito boa, avelã. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Já te tenho dito várias vezes, mas acho mesmo genial a forma como trabalhas as receitas para criar estas maravilhas. Eu aprendo muito aqui :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Têm todos um aspecto delicioso mas confesso que o mármore ganhou o meu coração! :)
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. ena «, tanta ideia interessante. este fim de semana fiz o bolo de iogurte e em vez do óleo pus courgete. Ficou muito bom.

    ResponderEliminar
  13. Adoro! Sou adepta destas coisas! =D
    Também ando sempre a ver maneiras de os fazer mais saudáveis =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Vou tentar o de mármore que é o favorito do E!

    ResponderEliminar
  15. Tenho que experimentar o bolo mármore e o bolo húmido com courgette (= algo me diz que vou gostar muito dos dois!

    ResponderEliminar
  16. Adorei!!! Já guardei o link para pôr a mão nas massas :D

    ResponderEliminar
  17. Vou indicar esta página á minha irmã, ela é que é a rainha dos bolos! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Bem adorei!!!

    Receitas tão boas adorei todos, confesso que o de courgette me ficou no olhinho eheheheh

    ResponderEliminar
  19. Não sou a maior fã de bolos, mas no inverno que aí vem (lágrimas, muitas lágrimas!) sabem-me bem. No inverno passado fartei-me de fazer petit gâteaux com caramelo =P

    ResponderEliminar
  20. Bem, agora abriste-me o apetite e eu que adoro bolos :D e não consigo viver sem eles ...

    ResponderEliminar
  21. Mas que bolinhos fantásticos!!! Lindos, saborosos e saudáveis. Que mais se pode pedir?? ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Os que me chamaram a atenção foi os de coco e o de alfarroba e vieram mesmo na altura certa porque tenho imenso coco ralado e farinha de alfarroba para gastar.

    Tenho novo blog, fiz juntamente com uma amiga, ela está em Portugal e eu em Macau daí chamar-se 6800milhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p