Avançar para o conteúdo principal

Panqueca Gigante de Forno (2 ingredientes) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Lactose)


Às vezes repito uma receita exaustivamente durante uma semana, publico-a no blog e depois modero a paixão, esqueço-me dela e não a faço durante meses. Eventualmente algo despoleta novamente o meu vício: estou a atualizar o índice de receitas e vejo lá essa, associo-a a algum ingrediente que tenho de gastar, alguém me diz que a experimentou e adorou... E então a receita sai da sombra, voltando a ter o destaque que merece.
Isto aconteceu com as panquecas de aveia e centeio: quando as descobri pela primeira vez passei a fazê-las praticamente todos os dias para o pequeno-almoço, mas o tempo passou e elas foram ofuscadas por outras receitas (como as panquecas de aveia com claras e as panquecas de weetabix). Entretanto lembrei-me delas e decidi fazê-las, utilizando apenas aveia (e não centeio), fazendo 1/4 da receita (a original rende imenso) e trocando o ovo por claras que tinha de sobra. Ficaram tão boas como as de que me lembrava, fofinhas e saborosas, com uma pequena diferença: a porção que fiz rendeu 12 panquecas em vez das 3 que supostamente renderia, e o mesmo aconteceu em todas as vezes que repeti a receita.
Como é óbvio, isto não é nenhum desastre; afinal de contas, as panquecas são deliciosas. É provável que isto se deva a alguma diferença nas farinhas e no tempo que demorava a fazer as panquecas (porque as farinhas absorvem líquido, logo com o tempo a massa vai ficando mais espessa e faz panquecas mais altas/maiores), mas qualquer que seja a razão não me importo de comer panquecas extra. A minha única reserva deve-se a uma coisa: a única frigideira antiaderente de jeito que tenho é pequena, por isso só posso fazer uma panqueca de cada vez - e até que as doze panquecas fiquem prontas ainda passa algum tempo.
Com outra receita, aqui está a panqueca-solução: uma receita que não só rende sempre a mesma quantidade (porque a massa se coloca toda numa forma) como também não exige atenção na hora de cozinhar a panqueca, visto que esta coze no forno. As más-línguas dirão que isto é um bolo e não uma panqueca, mas não liguem: panquecas perfeitas têm tendência a criar inimigos. ;)






Panqueca Gigante de Forno
Adaptado da página de facebook 'Saudável como um Pêro'
Para 1 panqueca gigante

Ingredientes:
[  200ml de claras
[  40g de aveia com sabor (podem usar aveia normal e eventualmente sem glúten, mas o resultado ficará mais parecido a uma omelete de forno. Mais sobre a aveia com sabor aqui)

Preparação:
| Bater as claras em castelo.
| Adicionar a aveia com sabor e envolver suavemente.
| Colocar o preparado numa forma não muito grande antiaderente (ou forrada com papel vegetal / untada e enfarinhada) e levá-lo ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos (ou até estar cozinhado).



Honestamente experimentei esta 'panqueca' por a ver repetida incessantemente pela autora - de resto não teria grandes expectativas, já que os únicos ingredientes são claras e aveia, o que costuma dar algo enjoativo/com uma textura estranha. No entanto, ficou mesmo fenomenal! É fofinha e tem um sabor bem agradável e leve. É ainda muito prática: podendo ser feita com antecedência, dá um belo e saciante pequeno-almoço ou pós-treino (pequeno-almoço e pós-treino, na loucura). Podem ir variando nos 'toppings': a banana e a manteiga de amendoim ficaram perfeitas, mas iogurte grego ou quark, por exemplo, devem ficar excelentes também. Espero que gostem!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pela panqueca inteira)
Energia: 267kcal
Proteínas: 29.4g
Hidratos de Carbono: 27.5g 
-       Dos quais açúcares: 1.5g
Lípidos: 3.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra:  4.0g
Sódio: 207mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 250g, 1 panqueca gigante ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Convencida e totalmente rendida! Só pode ser muito boa!
    beijo

    ResponderEliminar
  2. deus do céu, minha querida avelã, tu sabes o quão delicioso isto parece? estou aqui a babar-me em cima do computador, e a culpa é tua! :P

    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que legal, o resultado ficou show!
    Lindas fotos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Tenho de experimentar esta mega panqueca! Assim poupa-se tempo e trabalho! Aproveito para te fazer uma pergunta! Achas que dá para congelar queijo quark? Nem digo para depois consumir "cru" mas sim para usar em receitas. É que cá não há, mas vou ver se alguma loja me faz o obséquio de arranjar. O problema é que como não é uma coisa que se venda ninguém vai querer mandar vir uma caixa para me vender só 5 embalagens, e como a coisa tem prazo também não me convém ficar com tantas! E lembrei-me que se desse para congelar se calhar valia a pena o investimento! Mas nunca congelei e já não tenho nenhuma embalagem das que trouxe das férias para experimentar! Ocorreu-me que já poderias ter experimentado ou que poderias saber se resulta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei congelar o quark, mas imagino que a textura fique bastante afetada, será o mesmo que congelar iogurte... É capaz de tornar as receitas em que é usado um pouco aguadas :/
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. uma apresentação 5*, faço assim muitas vezes mas minis e no fogão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. uau..que ideia maravilhosa. Tenho 3 claras congeladas e vou fazer como indica. Aqui está uma ideia 5 estrelas. Por isso, gosto de passar aqui. Há sempre ideias excelentes.

    ResponderEliminar
  7. wow :D adorei a receita! Vou ter que experimentar :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  8. Que delícia! Tem um aspecto maravilhoso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Seja panqueca ou bolo ;) fez-me água na boca ahahahahah tem um ótimo aspeto :)

    ResponderEliminar
  10. Tão simples e com um sabor delicioso, já a comia.

    ResponderEliminar
  11. Sem tirar nenhum mérito à receita, eu adoro ler os teus textos :) opá dou sempre umas valentes gargalhadas! Olha a panqueca é linda,sendo saborosa, saudável e não dando práricamente trabalho a fazer, é muito natural que desperte invejas!!! lol :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tão simples e deve ser cá uma maravilha!!! :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Será que é esta panqueca gigante que me dá a coragem que me falta para comprar aveia com sabor, pois assim já tenho mais um sitio onde a útilizar?! Vamos ver! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oi amiga!
    Na frigideira ou no forno, o importante é que a panqueca parece que fica deliciosa. As fotos já deixam a gente com água na boca. Hummmmm!
    Bjssss e um FDS muito maravilhoso aí p/vcs

    ResponderEliminar
  15. Como eu gosto de cá vir e a razão é mesmo pela forma como escreves (claro que as receitas também contam e pretendo experimentar esta já este fim de semana). Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  16. Parece mesmo boa, seja qual for o tamanho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. Ainda não conhecia aveia com sabor! Tenho que ir averiguar isso =P

    ResponderEliminar
  18. Que sugestão interessante avelã :-) E adorei a tua última frase, que as boas panquecas tendem a gerar inimigos ahahahahh...

    ResponderEliminar
  19. Eu também sou assim como descreves. de vez em quando obceco com algo, ou até mesmo livros e depois, ponho de lado e obceco com outra coisa qualquer, lol...
    Fabulosa esta panqueca e ainda melhor sendo sem culpas...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  20. Mas porquê, porque é que eu fiz panquecas com farinha de aveia e não gostei, mas no entanto adoro aveia???? Isto tem algum nexo sequer.
    Que irritação. Quero ser saudável (mais um bocado) e não consigo neste campo =S

    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Olá Avelã! Ter-te como seguidora do meu blogue é para mim uma honra! Devo confessar que já te sigo no Facebook e apesar de não fazer like ou comentar muitas vezes, as tuas receitas saudáveis vão todas parar ao grupo que administro. Posso dizer-te que são receitas de sucesso, repetidas muitas muitas vezes entre os membros que o compõem. Fico feliz pelas palavras que deixaste na Elisabete (Cozinha 100 segredos) pois realmente fiz um esforço mais que humano durante os 5 meses da perda de peso. E agora 1 ano e qualquer coisa depois a conseguir manter, decidi passar à fase seguinte: tonificar. Com a ajuda do meu PT espero conseguir vencer mais esta batalha em que me meti.
    Quanto à panqueca, nem preciso dizer-te de novo que já foi partilhada no sítio do costume e já houve quem a fizesse ;)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Tem um excelente aspecto! É que nem parece saudável :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  23. Completamente babada a olhar para as fotos!!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p