Avançar para o conteúdo principal

Waffle de Chocolate (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


O destino parece conspirar contra os meus atalhos na hora de fazer panquecas. Comprei uma vez um preparado rico em proteína com um sabor qualquer (acho que era ao estilo americano, tipo golden syrup) convencida de que ia fazer as panquecas mais bonitas e gordinhas de sempre - e claro que para grande desilusão minha acabaram por ficar bem mais feias que o costume (e enjoativas, ainda por cima).
Cheguei também a comprar uma frigideira especial, com uma espécie de tampa própria para virar as panquecas, mas, claro, a superfície não era suficientemente antiaderente e as panquecas ficaram todas coladas.
A terceira frescura foi um dispensador de massa, um daqueles com uma espécie de alavanca na pega onde se carrega para deixar o preparado escorrer. Como imagino que estejam a prever, não achei o aparelho nada de genial, e ficou arrumado para a eventualidade de eu um dia estar inspirada e achar que usar o aparelho compensa o trabalho de o limpar (nunca, digo eu, mas sou uma pessimista).
Como devem imaginar, tenho desenvolvido problemas de confiança com aparentes facilitismos no que a panquecas diz respeito.
No entanto, quando a EU Nutrition lançou os preparados para panquecas bio a alma esperançosa que há em mim não me deixou passar sem experimentar. A primeira experiência não me convenceu por completo: visto terem apenas um pouco de maple syrup na constituição e mais nada para adoçar, as panquecas ficaram com um sabor mais para o amargo amargo a cacau. Apesar de ser fã de chocolate negro (adoro os 99% cacau) no que toca a panquecas prefiro sabor a bolo - é uma questão de gosto pessoal :P. Com o cheirinho que elas tinham (cheiram mesmo a bolo de chocolate!) não duvidei do seu potencial, e decidi então fazer uma versão com uma banana docinha e ovos (para ficarem mais leves, porque o preparado é quase só farinhas e torna-se ligeiramente pesado). Fiz as panquecas no forno (não serão admitidos comentários a dizer que panquecas feitas em formas de waffles e cozinhadas no forno não são panquecas), o que ainda me poupou mais tempo e trabalho - e no final ficaram fofas e com um sabor a banana e chocolate surpreendentemente viciante.
Parece que o destino é seletivo nos atalhos que condena...






Waffle de Chocolate (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)

Ingredientes:
[  2 ovos
[  50g de preparado para panquecas de chocolate (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)
[  1 banana
[  1 pitada de fermento

Preparação:
| Triturar todos os ingredientes e colocá-los numa forma de silicone para waffles (podem usar uma forma para bolos ou queques, se não tiverem).
| Levar o waffle ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos, ou até que esteja cozido.



Antes que perguntem de onde é a forma - esta foi-me oferecida pela Ana da página Naturalmente Saudável, se quiserem adquirir uma igual falem com ela :) Imagino que haja à venda em algumas lojas, mas não sei quais. Podem fazer em alternativa panquecas no fogão, levar o preparado na mesma ao forno mas em formas de muffins (ou outras), usar uma máquina de waffles... Receitas assim são sempre muito versáteis :)
Quanto ao preparado, já sabem que é o da EU Nutrition Portugal (desconto com o cupão euavela15). Adicionei fermento também porque o preparado não tem - na verdade se lerem os ingredientes dele vão ver que é quase uma espécie de 'Despertar de Buda', com farinhas saudáveis (trigo sarraceno e quinoa) e vários superalimentos (lucuma, linhaça, chia, açaí...). Portanto eu prefiro usá-lo assim, quase como se fosse uma farinha, do que só com água - a diferença é que tem bastantes mais benefícios, porque além de ser bio e livre de GMOs é bastante mais rico do que uma farinha.
O waffle ficou ótimo - super fofinho e saboroso, com aquela maravilhosa e viciante dupla que tão bem conheço do bolo de banana e cacau no microondas. Ainda por cima é mais fácil de fazer do que panquecas, porque basta triturar tudo, colocar na forma e levar ao forno. É também mais fácil de fazer do que numa máquina própria, porque não é preciso arrancá-lo aos pedaços com uma espátula, chorar porque a fotografia vai ficar horrível e depois limpar as placas durante duas horas, sempre com a impressão de que ainda estão lá pedacinhos, colados nos 149073092 buracos (ou isso ou eu tive uma experiência especialmente má com máquinas de waffles  até agora :P).
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 176kcal
Proteínas: 6.2g
Hidratos de Carbono: 28.5g 
-       Dos quais açúcares: 9.8g
Lípidos: 4.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.2g
Fibra:  4.0g
Sódio: 39mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu adoro panquecas e adoro waffles! Por isso essa pancwaffle é totalmente do meu agrado! Tenho uma frigideira dessas e já nem me lembrava! Talvez porque ultimamente tenho feito as panquecas em formato mini! E também​ tenho um dispensador da idade da pedra que evito usar porque me irrita profundamente! A mola fica dentro da "cuba" e como é óbvio está em contacto com a massa, depois para limpar é uma dor de cabeça! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ando tão gulosa e a tentar entrar na linha.
    Levo comigo esta receita saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fica uma panqueca/waffle bem apetitosa! :) Também tive uma frigideira dessas mas tentei fazer crepes e quando os ia voltar eles caiam pela abertura entre a parte de cima e a de baixo!
    Quanto à máquina das waffles também já tive uma experiência que me revivi no que escreveste. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Humm que delicia adoro panquecas e faço muitas vezes no forno. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. levava já esse prato e devorava num instante :D, muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram tão perfeitinhos!
    Beijinh
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já suspeitava que isto devia levar um daqueles preparados que eu não consigo encomendar para França =p tenho que ver noutro site se terão algo semelhante, porque adoro waffles!

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto =)
    Manda vir aí uma "fatia" =P
    Amanhã ver se faço é panquecas!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Não é por nada, mas comia já uns waffles desses :D
    Acho que também tenho uma frigideira dessas com uma tampa, diziam na altura que era própria para fazer panquecas... só que não!!! Realmente nunca consegui usar bem aquilo porque as panquecas ficavam sempre lá todas coladas...
    Voltando aos waffles, tenho estado agora a usar as minhas formas de silicone, a ver se me acostumo a elas... mas ainda estou a tentar chegar a uns waffles assim altos e fofinhos como esses teus ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t