Avançar para o conteúdo principal

Molotof com Doce de Ovos


Na semana passada fiz algumas sobremesas para celebrar o aniversário do meu irmão. Inicialmente a ideia era que uma delas fosse um pudim dos habituais, adorado pelas pessoas em geral e pelo aniversariante em particular.
Entretanto os meus planos viram-se alterados: provei pela primeira vez molotof, e gostei tanto que me comprometi de imediato a tentar replicar a sobremesa em substituição do tradicional pudim.
Claro que entretanto comecei a duvidar da inteligência da tal decisão - é uma receita particularmente famosa por ser delicada e melindrosa, e comecei logo a imaginar um molotof fracassado, completamente abatido na forma, manchando para todo o sempre a minha reputação enquanto chef perante a família :P
Depois fiz o que qualquer pessoa sã faria: li dezenas de receitas de molotof, e pesquisei dicas sobre como fazer molotof até enjoar das recomendações mais comuns.
Com o quasi curso intensivo sobre molotof que foi a semana anterior, cheguei à altura de o fazer com mais confiança, ainda que algo receosa. Aparentemente, o receio não era justificado: correu tudo surpreendentemente bem, e fiquei muito contente com o aspeto do meu primeiro molotof :D
Várias pessoas me disseram que esta sobremesa nunca lhes saía bem, e perguntaram qual *o segredo*. Na verdade, não há grande segredo: apenas usei as proporções que me pareceram mais consensuais, e segui algumas recomendações com cuidado extra para garantir que o merengue não abatia.
Tendo isto em conta, deixo hoje a receita para a toda a gente que pediu que a partilhasse, com todos os pormenores que acho que fizeram a diferença. :)
(Ou isso, ou foi sorte de principiante. Só saberei ao certo à segunda :P)






Molotof com Doce de Ovos

Ingredientes:

Para o molotof
[  Manteiga sem sal
[  11 claras de ovo
[  1 pitada de sal
[  12 colheres de sopa de açúcar (cerca de 250g)

Para o doce de ovos*
[  250ml de água
[  250ml de açúcar
[  11 gemas de ovo

Para a montagem
[  Amêndoa laminada e tostada (tostei no forno)
[  Canela em pó

Preparação:

Para o molotof
| Pré-aquecer o forno a 180 graus e colocar um tabuleiro com água quente a meia altura (para cozer o molotof em banho maria; eu usei uma assadeira alta, que coloquei sobre a rede do forno).
| Untar com a manteiga sem sal uma forma com buraco.
| Num recipiente grande, colocar as claras e uma pitada de sal. Bater com a batedeira elétrica até que as claras fiquem em castelo.
| Adicionar o açúcar colher a colher, batendo bem a cada adição, de forma a que cada colher esteja completamente incorporada antes de se adicionar a seguinte. Devem ficar com um merengue bem espesso.
| Transferir para a forma previamente untada, tentando não deixar bolhas de ar (pressionando o merengue com uma colher à medida que se o coloca na forma). No final, bater com a forma numa bancada, para remover quaisquer bolhas de ar que se possam ter formado.
| Cozer o molotof em banho maria, no forno inicialmente pré-aquecido a 180 graus, durante 11 minutos. Findo este tempo, desligar o forno e deixá-lo fechado durante pelo menos mais 30 minutos. No fim dos 30 minutos, colocar uma colher de pau no forno de forma a abrir apenas uma fenda (como nesta imagem) e deixar o molotof arrefecer completamente assim (as mudanças bruscas de temperatura fazem com que o pudim abata, daí estes cuidados - podem tentar aldrabar, mas façam-no à vossa responsabilidade. Eu prefiro não arriscar :P).

Para o doce de ovos
| Num tacho pequeno, colocar a água e o açúcar. Levar a lume médio até que a mistura comece a ferver, e deixar ferver durante 7 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, mexendo de vez em quando para que não solidifique.
| Entretanto, coar as gemas para um outro recipiente. Quando a calda de açúcar já não estiver tão quente, adicioná-la às gemas às colheres, mexendo bem para que estas não cozam. 
| Devolver a mistura ao tacho e levar a lume baixo até engrossar, mexendo sempre. Visto que o creme fica mais espesso depois de arrefecer, devem retirá-lo do lume quando ainda está mais líquido do que é desejável; na dúvida, podem retirar uma pequena porção para um prato e ver se a consistência depois de fria está como pretendem.
| Deixar arrefecer e guardar no frigorífico.

Para a montagem
| Quando o molotof já estiver completamente frio, virar a forma para um prato grande (deve sair com facilidade).
| Decorar com o doce de ovos, a amêndoa laminada e a canela.

*As quantidades que usei para o doce de ovos fazem uma dose generosa, por isso não o usei todo na cobertura e servi o que sobrou numa molheira à parte. Caso prefiram que não sobre, metade da receita será suficiente.



Não sei porque é que nunca me tinha ocorrido fazer isto antes, porque é mesmo o meu tipo de sobremesa. Doce de ovos com amêndoa laminada é uma combinação feita no paraíso, e usá-la para cobrir uma nuvem fofinha e doce em forma de bolo é de génio :D
Fica uma combinação mesmo agradável, com o merengue espumoso de sabor leve a contrastar com a cobertura mais densa e doce, e o toque crocante da amêndoa a complementar a dupla. Sem dúvida que vou repetir, até porque foi muito mais fácil de fazer do que estava à espera :)

Comentários

  1. Que maravilha,..deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t