Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Chocolate e Avelãs Húmido com Courgette (Sem Adição de Açúcar/Gordura)


Depois do bolo de coco, chegou a vez do bolo húmido de chocolate com courgette  de ser reinventado. É outro clássico bem antigo que anda pelo blog há anos, e já foi replicado por dezenas de seguidores com sucesso :)
Novamente, optei nesta versão 2.0 por usar uma farinha de aveia com sabor para adoçar, omitindo o mel. Aproveitei para dar aquele aromazinho a Nutella através da aveia de chocolate e avelãs, e o resultado ficou tão maravilhoso como podem imaginar e como as fotos tão bem ilustram :D 







Bolo de Chocolate e Avelãs Húmido com Courgette (Sem Adição de Açúcar/Gordura)

Ingredientes:
[  4 ovos
[  100g de chocolate negro
[  200g de courgette descascada e ralada
[  100ml de leite magro
[ 100g de farinha de aveia com sabor (usei a de chocolate e avelãs da EU Nutrition; podem encomendar com 15% de desconto e ofertas aplicando o cupão euavela15 no site)
[  1 colher de sopa de fermento

Preparação:
| Separar as gemas das claras e colocar ambas em recipientes grandes. 
| Derreter o chocolate no microondas a potência baixa, parando ocasionalmente para mexer. 
| Batendo com um garfo, juntar às gemas o chocolate negro, seguido da courgette e do leite.
| Adicionar ao preparado a farinha de aveia e o fermento e misturar. 
| À parte, utilizando uma batedeira elétrica, bater as claras em castelo. Adicioná-las aos poucos e delicadamente à mistura anterior, utilizando uma espátula. 
| Colocar a massa numa forma com cerca de 20cm de diâmetro (antiaderente, ou forrada com papel vegetal) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos (podem fazer o teste do palito, mas aconselho que deixem o centro ainda húmido).

Nota: o bolo fica bastante docinho. Se preferirem bolos mais moderados no sabor, podem substituir parte da farinha de aveia com sabor por farinha de aveia neutra (por exemplo, 50g com sabor + 50g neutra).



Fica um bolo bem fofinho, com um sabor doce e intenso! Não se nota a presença da courgette, porque o sabor é neutro - mas esta ajuda a conferir leveza e humidade à textura (papel que normalmente cabe à manteiga ou ao óleo vegetal). Experimentem, vale bem a pena :D
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 162kcal 
Proteínas: 6.9g 
Hidratos de Carbono: 15.4g 
-       Dos quais açúcares: 7.3g 
Lípidos: 8.2g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 4.5g 
Fibra:  3.2g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia ou 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________

Comentários

  1. Que delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát