domingo, 13 de abril de 2014

Bolo de Coco com Cobertura de Coco


Há algum tempo vi em vários sítios que, se uma lata de leite de coco fosse deixada aberta no frigorífico durante uma noite, ficaria com um creme denso em cima e soro em baixo. Fiquei imensamente fascinada com o potencial da coisa: mousses, coberturas e cheesecakes cremosos e mais saudáveis! Comprei logo duas latas e deixei uma no frigorífico. Durante 2 dias. E não aconteceu nada. 
(Acabei por comprar creme de coco, mas não é a mesma coisa e continua a ser muito mais líquido.)
Achei que podia ser de agitar demais e portanto comprei outra lata, a última da fila na prateleira do supermercado, e levei-a carinhosamente na mão o tempo todo para não haver movimentos bruscos. Também não resultou. Mimada.
E o que é que aconteceu à outra lata que estava no armário? Esteve esquecida durante algum tempo e depois foi usada neste bolo de coco delicioso. E quando a abri deparei-me com um creme uma massa extremamente espessa e soro no fundo.
Yay.









Bolo de Coco com Cobertura de Coco
Adaptado daqui


Ingredientes:

Para o bolo:
[  180g farinha fina para bolos (sem fermento)
[  100g de farinha de espelta 
[  180g de açúcar branco
[  2 colheres de chá de fermento
[  1 pitada de sal
[  180g de manteiga sem sal à temperatura ambiente (em cubos)
[  6 claras de ovo L
[  250ml de leite de coco
[  80g de coco ralado
[  60g de açúcar baunilhado

Para a cobertura:
[  6 claras de ovo L
[  300g de açúcar branco
[  330g de manteiga sem sal à temperatura ambiente (em cubos)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  1 pitada de sal
[  160ml de leite de coco
[  Coco ralado (opcional, a gosto)

Preparação:

Bolo
| Peneirar as farinhas e juntar o açúcar, o fermento e o sal.
|  Bater com uma batedeira elétrica, na velocidade mínima, durante aproximadamente  15 segundos.
| Acrescentar a manteiga e bater na mesma velocidade durante 1 minuto, até que fique em pedaços granulosos.
| À parte, misturar as claras com o leite de coco, o coco ralado e o açúcar baunilhado.
| Adicionar à mistura com farinha metade do último preparado (claras, leite de coco, coco e açúcar baunilhado). Bater em velocidade média-alta durante 1 minuto, raspando os lados do recipiente se necessário.
| Incorporar o resto do preparado. Bater na velocidade média durante aproximadamente 30 segundos (a massa deve ficar homogénea e relativamente leve).
| Dividir por duas formas untadas e enfarinhadas. Em alternativa, refrigerar metade da massa, proceder ao passo seguinte apenas com a metade restante e repetir com a outra (para usar apenas uma forma).
|  Levar ao forno durante 35 a 40 minutos, até que a superfície esteja castanho-clara e o bolo cozido.
| Deixar arrefecer completamente numa grelha do forno, antes de desenformar.

Cobertura/Montagem
| Preparar um recipiente resistente ao calor e um tacho. O recipiente, quando pousado sobre o tacho, deve ficar com o fundo a um pouco mais de 3cm de distância do fundo deste. Usei uma taça de vidro pequena.
| Pôr no tacho referido água a cerca de 2cm de altura. Aquecer até que forme pequenas bolhinhas, mas sem ferver.
| Colocar no dito recipiente as claras e o açúcar. Pousar sobre o tacho com água, sem retirar este do lume. A água não pode tocar no fundo da taça.
| Continuar a aquecer a mistura durante cerca de 8 minutos - as claras devem estar quentes e o açúcar completamente dissolvido.
| Transferir a mistura de claras para um recipiente.
| Bater com a batedeira elétrica as claras, na velocidade média-alta, durante 6-8 minutos. Deverá resultar num merengue leve, branco e já frio.
| Reduzir para a velocidade mínima e incorporar a manteiga, alguns pedaços de cada vez.
| Na velocidade média, bater durante 4-5 minutos. Pode não estar completamente lisa no início, mas final a mistura tem de ficar cremosa e brilhante, sem pedaços de manteiga.
| Adicionar o extrato de baunilha, o sal e o leite de coco e bater durante alguns minutos na mesma velocidade, até que forme um creme brilhante e mais espesso. Pode ainda estar algo líquido, depois solidifica no frio.
| Desenformar os bolos. Sobre um espalhar cobertura e colocar o outro por cima. Cobrir com a restante cobertura e refrigerar durante algumas horas, ou até estar frio e a cobertura sólida.



O resultado final é muito diferente dos bolos com cobertura normais, porque as camadas de cobertura são mais consistentes, mas também mais leves. Tem um sabor suave e primaveril e é menos enjoativa que as  tradicionais. O bolo também é fofo e leve, tendo um sabor acentuado a coco e um travo de baunilha que é muito agradável. As duas componentes conjugam-se na perfeição, formando um bolo muito delicado.
As fatias saíram direitinhas e até gostei do aspeto final. Nunca fiz um bolo em que todas as fatias saíssem tão bem!
A receita pode parecer extensa, mas é muito simples e agradável de fazer, especialmente a cobertura, que é muito cremosa e brilhante. 

(Tive de tentar misturar a massa de coco com o soro. Não ficou perfeito, mas felizmente acabou por ficar homogéneo.)



18 comentários:

  1. Ai que delícia! Troco qualquer coisa por um bom pedaço de bolo com recheio e cobertura! Sério! Hahahaha Obrigada pela força lå no blog, estou fazendo umas mudanças, por isso sumi uns dias!!! Em breve retorno! Como sempre, est levando a receita!!! Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Awwwwww! Jeitosaa , tens maos de fada! Olha por falar em leite de coco de compra, esta semana que vem vai estar em promoção no pingo doce a 0.99. O teu bolo parece aqueles de aniversário! Admiro.te muito! A tua maneira de escrever faz me voar sabias? :)
    as tuas fotos estao a ficar cada vez melhores (lembrei me daquele post em q estavas insegura c as imagens ainda)

    Boa semanaa***

    ResponderEliminar
  3. Apesar de já ir comendo, não sou a maior fã de côco! Mas a consistência do bolo e coberturas, estão simplesmente perfeitas :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que o côco é dos poucos e raros ingredientes de que não gosto, não como e não entra na minha cozinha. Mas, independentemente disso, esse teu bolo ficou mesmo bonito! :) E achei piada à experiência ;) hehe Como nunca tenho latas de leite de côco em casa, desconhecia tal coisa...
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  5. Não sou grande fã de coco, mas esse bolo está com um aspecto divinal! Por acaso tenho uma lata de coco esquecida no armario a uns meses, hmm acho que ja sei o que vou fazer com ela! :D

    ResponderEliminar
  6. Adoro côco e o teu bolo ficou lindo! Sabes que isso pode ser das marcas do leite de côco, o que compro (no Aldi) nem preciso de levar ao frigorífico para ficar sólido, agora no Inverno mesmo na despensa ficava bom, abria o frasco e tinha imenso creme espesso em cima e o líquido todo em baixo. Não pode ser leite de côco light, tem de ser mesmo do gordinho! ;)

    beijinho**

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã

    nunca fiz essa experiência mas não me escapa, pois encontrei uma única vez creme de coco à venda e agora nada não encontro.
    Ficou lindo este bolinho e eu gosto bastante de coco.
    Um bolinho com ar de estar vestido para uma festa, a textura da cobertura está fantástica e gulosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Avelã,

    Goste muito da histórias das latas de coco, principalmente da mimada :-)
    Agora mais a sérgio, gostei muito desta tua sugestão, Ficou com aspeto delicioso e ainda por cima é todo feito com coco, que adoro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro côco e este teu bolo ficou o máximo, que apetitoso deve ser!

    ResponderEliminar
  10. Desconhecia essa facto do leite de coco :O
    O meu problema com este tipo de bolos é que se tornam "massudos" e enjoativos para mim mas li que disseste que era mais leve e menos enjoativo que os outros bolos portanto tem tudo para funcionar comigo :p
    Gosto imenso de coco, e deixa-me que te diga que este bolo ficou com um aspecto divinal! Já nos habituaste a receitas com super bom aspecto aqui no blog mas esta está fantástica mesmo! :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Olá avelã...

    Imagino que esse bolo tenha um sabor excelente, e de aspecto então :-) A consistência tanto do bolo como da cobertura parecem-me muito bem pelas fotos :-) Essa cobertura parece fácil de fazer e secalhar até deve também ficar bem boa noutro tipo de bolo simples (digo eu)...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Oh avelã... Isto é lá bolo que se ponha aqui?!?! :p

    Está com um aspecto ma-ra-vi-lho-so!!! De certeza que o sabor lhe faz jus :)

    ResponderEliminar
  13. As minhas latas de leite de coco estão sempre assim, com essa parte mais sólida à superfície.
    Aproveito para fazer "chantilly" de coco, que é uma perdição.
    O bolo ficou lindo, lindo!! As fatias perfeitas, adoro os sabores, o creme da cobertura.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Ficou lindíssimo! Quanto ao chantilly à base de coco, eu costumo congelar primeiro a lata e só depois a deixo no frigorífico a descongelar. Quando descongelar completamente (normalmente durante a noite), estará separado. Mas tem que ser leite de coco inteiro, não pode ser light!

    ResponderEliminar
  15. Fogo, esse bolo está mesmo bonito!! Que jeito, essa fatia tá mesmo impecável!
    Não sabia desse facto sobre o leite de coco, nem fazia a minima ideia!
    Quero provaaaaaaaaaaar agoraaaaa :(
    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  16. OMG essa cobertura em cima :O queroooo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...