Avançar para o conteúdo principal

Pizzas de Francesinha


Os meus maiores sucessos culinários advém, geralmente, de ideias mirabolantes que me surgem em momentos de inspiração.
Muitas destas envolvem juntar uma comida ou prato conhecido com outra(o), o que geralmente geralmente resulta extremamente bem e acabo por fazer coisas deliciosas que acabo por repetir imensas vezes. Claro que muitas vão diretas para o lixo não ficam tão bem, mas pela taxa de sucesso, acho que vale a pena continuar a tentar.
E é de ideias como estas que surgem as melhores coisas que já fiz, entre muffins de baklava, tarte de snickers, cupcakes de kinder bueno, licor de nutella, iogurtes de tarte de maçã, rissóis de chili, papas de aveia com fudge... e pizza de francesinha.
Não faço a mínima ideia de onde veio esta ideia (como as outras...)... É basicamente «um não sei quê, que nasce não sei onde/ Vem não sei como e dói é mesmo bom não sei porquê» (sim, eu sei, acabei de profanar um clássico a propósito de pizzas de francesinha ;))




Pizza de Francesinha
Para 4 pizzas individuais
Molho da francesinha adaptado daqui, base da pizza adaptada daqui

Ingredientes:

Para a base da pizza:
[  1/2 saqueta de fermento de padeiro seco (5,5g)
[  1 1/3 colher de chá de açúcar
[  50+100ml de água
[  100g de farinha para todos os usos
[  150g de farinha fina (ou mais da anterior)
[  1 colher de chá de sal grosso
[  1 colher de sopa de azeite

Para o molho de francesinha:
[  1 colher de sopa bem cheia de manteiga
[  2 folhas de louro
[  100ml de molho de tomate
[  Molho picante (a gosto)
[  Pimentão doce (a gosto)
[  Sal (a gosto)
[  100ml de cerveja
[  50ml de vinho do Porto (ou mais cerveja)
[  50ml de vodka (ou mais cerveja)
[  80ml de leite (de preferência gordo)
[  1 colher de chá de amido de milho
[  1/2 caldo de marisco (opcional)



Para a montagem:
[  4 bifes de vaca fininhos
[  Sal (a gosto)
[  4 fatias de fiambre
[  8 fatias de queijo flamengo (ou outro) (de preferência quadradas)
[  Amido de milho (a gosto)

Preparação:

Pizza:
| Aquecer num copo alto 50ml de água, até que fique morna.
| Dissolver na água o fermento e o açúcar e mexer.
| Deixar num local quente durante cerca de 20 minutos (deve crescer muito).
| À parte, peneirar as farinhas para um recipiente grande.
| Juntar às farinhas o sal, o azeite, o preparado do fermento e os restantes 100ml de água.
| Amassar à mão durante 20 minutos.
| Formar uma bola e colocar de volta no recipiente. Tapar com um pano limpo e deixar levedar durante 2 horas.

Molho de Francesinha:
| Derreter num tacho a manteiga e juntar o louro.
| Adicionar o molho de tomate, o molho picante, o pimentão doce, o sal, o vinho e a vodka e/ou a cerveja.
| À parte, dissolver no leite frio o amido de milho.
| Incorporar o leite no molho.
| Juntar o caldo de marisco e mexer bem.
| Provar e, se necessário, juntar mais molho picante, pimentão doce, sal ou molho de tomate.
| Deixar ferver até que tenha a consistência desejada.

Montagem:
| Pré-aquecer o forno à temperatura máxima.
| Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou de prata e, com a ajuda de uma peneira, polvilhar com amido de milho.
| Dividir a massa em 4 e formar quadrados, colocando-os no tabuleiro preparado.
| Grelhar os bifes com sal.
| Cobrir cada um dos quadrados de massa com um pouco do molho de francesinha feito, colocando depois uma fatia de fiambre, um bife e duas fatias de queijo.
| Levar ao forno durante cerca de 10 minutos.
| Cobrir com mais molho de francesinha.




A pizza ficou meeesmo boa. A sério, que delícia! Eu nem gosto assim tanto de francesinha e achei que estava perfeita! Também se pode juntar ovo por cima do queijo e cobrir com o molho, ou acrescentar enchidos e outras coisas à escolha, claro. Poderia ser só uma pizza de tamanho normal, em vez de  4 pequenas, basta moldar mais ou menos num quadrado grande e dispôr uniformemente o fiambre, a carne e o queijo.
Tenho uma dificuldade enorme em tirar fotografias de pizza, especialmente porque quero comê-la quente. É a razão por que não tenho pelo menos 1 pizza básica aqui, acho sempre melhor fazer outra vez para ter fotos melhores. A maldição das fotos continua, mas não pude deixar de publicar esta delícia...
Quando tenho estas ideias geniais às vezes acabo por pesquisar no google para ver as pessoas que já fizeram e como fizeram, mas muitas vezes não aparece nada. Desta vez não encontrei um híbrido de pizza e francesinha! Por isso senti-me logo portadora do dever de criar uma pizza de francesinha... E como um génio, admito :)

Comentários

  1. Bela sugestão...já estou a seguir teu cantinho

    ResponderEliminar
  2. Uma iguaria original avelã :-)

    Beijinhos e boa páscoa!!!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha Avelã!! :)
    Oh, gostei de ler as coisas que fazes, originais, sem dúvida, papas de aveia com fudge, muffins de baklava, maravilha.
    E sim, pizza de francesinha, é muito bom!
    Na Figueira temos uma pizzaria que faz francesinhas embrulhadas em massa de pizza, e já provei e adorei, por isso vai em frente! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Parece ser mesmo muito bom e que bela ideia.
    Nunca fui muito fã de francesinha talvez assim seja bem melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A isto eu chamo uma imaginação sem limites!!!
    Que ideia brilhante... uma autêntica maravilha! :)

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não sou apreciadora de francesinha...como uma, uma vez por ano, e chega-me perfeitamente...mas tenho aqui por casa um homem completamente louco por esse petisco e que, tenho a certeza, ia adoraaaarr a tua junção de duas coisas que ele venera: pizza e francesinha ;) hehehe
    Eu porém, posso não ser uma grande apreciadora de francesinha mas, por outro lado, sou uma apreciadora de pratos que nascem como este...com inspiração daqui, dali e de não sei mais onde e que resultam em originalidade ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  7. Que blog tão colorido. Em boa hora que decidi visitar ;)
    Passa pelo meu - tenho um desafio com o Coisas e Coisinhas.
    Boa Páscoa :D
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-alem-da-massa-de-atum-desafio.html

    ResponderEliminar
  8. Não sou muito apreciadora de Francesinha...não sei se é do molho, se é do ovo. Ovos para mim só doces....porque cozidos, fritos, mexidos, estrelados, não me caiem bem (sou caso de estudo). E quando me metem as batatas dentro do molho fico possesa..é dai que sei que não sou apreciadora lol.

    Mas esta tem muito bom aspecto e muito mais saudável..porque cada uma é uma verdadeira bomba

    ResponderEliminar
  9. Descobri agora este cantinho delicioso... Adoro francesinhas, mesmo! Esta tua ideia é genial :)
    Vou voltar!
    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro francesinhas... e devo dizer que a tua ideia é genial!!!
    Agora fiquei com fome!
    Beijinho e uma Páscoa doce e feliz!

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que ideias tão giras! Adorei a pizza.

    Boa Páscoa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  12. Que giro, realmente tens umas ideias bem originais! Tens mesmo umas mãos de fada para cozinhares :p
    Fiquei ali a babar-me quando disseste tarte de snickers e cupcakes de kinder bueno! Nem com a quantidade industrial de doces que tenho comido, consigo parar de pensar em mais xD
    Não gosto de francesinha, experimentei duas vezes e aquilo só me sabe a cerveja. Como eu ODEIO cerveja, não consigo comer. Talvez o molho tenha sido mal feito ou então sou eu mesmo que não tenho barriga para aguentar o mínimo de cerveja :p No entanto, a ideia da pizza agrada-me; talvez se comesse esta pizza de francesinha sem o molho da francesinha já gostasse!

    Devias registar esta tua ideia maravilhosa antes que alguém te roube a ideia :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Nem tal coisa me passaria pela cabeça, mas que deve estar bom deve... um dois em um, 5*.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Quando abres o restaurante??
    A tua maneira de escrever <333333 (vou estar sempre c isso, lol sorry)

    ResponderEliminar
  15. Que bom aspeto :)
    Grande ideia! Eu sou fã de francesinhas e de pizzas, mas nca tinha pensado em juntar ambas. Tenho de experimentar :p
    Bis

    ResponderEliminar
  16. Nunca provei uma francesinha, mas pizza de francesinha mata-me :D
    Só tu para teres ideias destas e que resultam tão bem :). Pesquisaste no google e não apareceu nada? Só prova a tua originalidade, é um feito impossível!
    Gosto tantoooo das tuas receitas.
    Também quero ir ao teu restaurante :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Confesso que fui logo ver a receita do licor de nutella e tal como tu provei a nutella relativamente tarde, a minha mãe nunca me comprou nada disso para os intervalos, como tinah excesso de peso ela era adepta das coisinhas saudaveis :p
    Mas essa pizza francesinha AO MEU DEUS! :o Que raio de ideia maravilhosa que foste ter!!! Eu vou ter que guardar essa receita para fazer nas férias de verão (aqui não dá muito jeito, e parece que dá um bocadinho de trabalho)!! Isso tem um aspecto maravilhoso fogo, adorei! :o

    ResponderEliminar
  18. Ahah que belas ideias, já podes escrever um livro com as "ideias mirabolantes mas boas como o catano da Avelã" :P rissóis de chilli? AMEI :D beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t