Avançar para o conteúdo principal

Crepes de Polvilho Doce (Crepioca) (Saudável, Sem Glúten, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose)


Como é possível reparar pelas receitas que já tenho por aqui, eu complico sempre as coisas.
«Olha um bife recheado tão simples de fazer! Vou passar o refogado para fazer um molho, e talvez um bocado de molho de tomate... pimentos também não faziam mal... se calhar um molho de tomate também dava uma corzinha... e sumo de limão, se calhar...»
«Olha estes queques tão simples! E rápidos de fazer. Deixa-me só usar três tipos de farinhas diferentes... Uma colherzinha de gérmen de trigo também ia, não? E talvez umas sementes... Ok, dez tipos diferentes de sementes, sim, parece-me mesmo bem!»
«Que granola tão porreira! Vou fazer esta receita. Deixa-me só munir-me de todos os tipos de frutos secos, sementes, cereais (e até umas passas!) que tenho na despensa e deitar um bocadinho de cada.»
«Hum, apetece-me panquecas. Vou fazer umas agora para o pequeno-almoço, quentinhas, já que também é hora de almoço tarde e não vou almoçar. Estou mesmo cheia de fome, por isso esta receita rápida é mesmo o que eu quero! Mas talvez só se substituir metade do óleo por óleo de coco... ou um bocadinho de iogurte... ou leite... os três! Sim, que boa ideia! *estômago a roncar*. Já agora, a frigideira é um bocadinho inclinada e por isso é melhor fazer uma panqueca de cada vez.»
E estes são alguns exemplos das minhas ideias geniais. Geralmente nem demoram assim tanto tempo, porque já tenho as farinhas todas à mão, mas ver uma lista enorme de ingredientes NÃO é muito encorajador quando quero repetir. Quando escrevo a receita reparo que não é muito apelativa, apesar de poder não ser tão trabalhosa como parece porque basta pôr os ingredientes.
Esta é, ainda assim, uma receita que se salvou das minhas mãos manchadas de sangue histórico de expansão de ingredientes.
Só têm 4 ingredientes (e inicialmente até só tinha três, mas tenho de me habituar aos poucos, certo?), é extremamente rápida de fazer (basta-me acordar 5 minutos mais cedo) e só suja uma taça, um garfo, uma colher de chá e uma colher de sobremesa. 
Estes crepes têm sido as minhas papas de aveia (sinónimo de pequeno-almoço) nos últimos tempos, e são mesmo deliciosos. 
Não é preciso preocuparem-se, as papas de aveia são uma paixão para a vida. Mas estes crepes também são capazes de ter um espacinho no meu coração estômago.






Crepes de Polvilho Doce ("Crepioca")
Adaptado daqui
Para 1 crepe

Ingredientes:

[  1 ovo
[  1 colher de sopa de polvilho doce (podem substituir por azedo)
[  1/3 de colher de chá de fermento
[  2 colheres de sopa de leite (vegetal ou outro)

Preparação:

| Bater o ovo com um garfo.
| Juntar o polvilho doce e bater bem. É normal que se formem grumos, mas batendo um bocadinho fica novamente homogéneo.
| Juntar o fermento e bater.
| Juntar o leite e bater novamente.
| Deitar a massa numa frigideira anti-aderente consideravelmente larga a lume médio (se necessário tirar a frigideira do lume durante um bocado para espanhar a massa, rodando a frigideira).
| Virar (Pouco depois de aparecerem bolhas, demora pouco tempo. É muito fácil de virar, não se desfaz).



Às vezes como com chocolate 85% (parto o chocolate aos bocadinhos e, depois de o virar, junto ao crepe ainda na frigideira, espalho e só quando derreter tiro o crepe) e fica delicioso! Tem uma textura incrivelmente fofa e não sabe a ovo. Cheira tremendamente bem e descolá-lo da frigideira/virá-lo é ridiculamente fácil (acordei com vontade de usar advérbios de modo). Adoro mesmo e é muito simples de fazer! Já fiz cerca de 40 vezes (sim, aindei a contar - queria ver se chegava às 50 antes de publicar mas dentro da data do passatempo, mas não deu!).
Também dá para acompanhar com coisas salgadas. Eu já fiz algumas vezes com atum, mas acho que vou pôr isso num post separado porque nem as palavras atum e chocolate ficam bem no mesmo post, quanto mais as fotos... E quero ter a oportunidade de postar as fotos dos dois!
Com esta receita fico eternamente grata à Saudável como um Pêro e participo no desafio «Há Vida Para Além da Massa de Atum (desafio #2)» dos blogs «A Cozinha da Ovelha Negra» e «Coisas e Coisinhas» (para me redimir por me ter esquecido completamente da última vez), cujo tema é «Época de exames: para estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite». A parte do tempo e vontade é bem cumprida (são muito fáceis e rápidos de fazer!), para a parte do apetite é só aumentar a dose, não há problema! 
Editado: Tenho continuado a saga da crepioca e, tendo feito ainda mais vezes, descobri que prefiro comer o crepe frio (fica com uma textura mais fofa) e com queijo fresco, fica delicioso! Adoro mesmo, ainda é melhor do que com chocolate preto (imaginem!). Não tenho parceria nem nada, mas os únicos queijos frescos de que gosto e que acho que não têm um sabor manhoso (que todos pareçem ter!) são os da marca croisés (marca guia do E Leclerc) e os da marca Pingo Doce. Gosto mesmo desses, mas isso é uma questão de gosto, claro.
________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 crepe de 70g)
Energia: 112kcal 
Proteínas: 6.0g
Hidratos de Carbono: 11.6g
-       Dos quais açúcares: 1.3g
Lípidos: 4.6g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
Fibra: 0g
Sódio: 68mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, 1 crepe, 70g ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. Para um produto sem lactose o leite terá de ser desprovido desta, podendo ser leite de vaca alterado ou simplesmente leite vegetal.
_________________________________________________________________________



Comentários

  1. O que eu gosto dos teus posts!!
    Caramba...40 vezes? Tu és mesmo demais!! :)
    Adorei os crepes e realmente são perigosamente fáceis de fazer, esse chocolate a derreter...ai.. estou aqui a babar que nem uma criança numa loja de doces!! :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei cheia de vontade de comer agora mesmo um crepe desses com chocolate Avelã !! ;) Meu Deus, que pecado!! E não te preocupes...com esta receitinha, estás mais que perdoada por teres falhado o primeiro desafio (mas não te acomodes muito que não tarda está aí o próximo ;) hehehe). E, claro, para variar...adorei o teu post...por momentos até pensei que aqueles 3 ou 4 primeiros parágrafos tinham sido escritos depois de passares uns dias comigo aqui em casa, pela minha cozinha (e não só, porque aproveito vários momentos e situações do meu dia-a-dia para pensar em receitas e anotar ideias em todo o lado e mais algum ;) hehe).
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. depois da receita anterior, essa parece muitooo bem simples :p
    mas percebo o que disseste no inicio, queremos sempre dar o nosso toque, e experimentar com aquilo ou isto, também o faço por isso hahah :D
    nunca usei o polvilho doce, tbm nunca abri os olhos no supermercado para o procurar (admito!)

    ResponderEliminar
  4. Os estudantes vão adorar começar o dia com estes crepes e vão ficar cheios de energia para estudar para os exames!
    Ficaram lindos!
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Esta receita está muito em voga nos dias de hoje, e chama-se "Crepioca", não "Crepes de Tapioca". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho visto muitas fotos de "crepioca", mas sinceramente nem sabia bem o que era (para além do nome, que até vai dando uma ideia :P)... Pensei que fosse feito com goma de tapioca :)
      Já acrescentei no título, obrigada pelo reparo :)

      Eliminar
  6. Tenho visto ultimamente várias sugestões com tapioca e ando bastante curiosa.
    Os teus crepes estão fantásticos, tão apetitosos!

    ResponderEliminar
  7. Esta participação encheu-me as medidas :) Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Olá avelã...

    Ora bem, vamos por partes...

    1- As fotos gosto muito, especialmente das 2 últimas que me apetece pegar nessa garfo e meter essa rodelinha à boca......... (grrrrrrrrr...)

    2- Quer as receitas levem muitos ou poucos ingredientes o que interessa é que tu gostes de as executar... Não podemos ser todos iguais, eu sou muito mais simplista na cozinha, mas se a ti te dá prazer inventar, adicionar ingredientes, 'brincar' com as junções de ingredientes novos... Faz! Porque só quando fazemos o que gostamos é que nos sentimos realizadas...

    3- 40 vezes?????????? E querias chegar às 50?????????? Isso é que é comer crepes com chocolate derretido na frigideira (aiiiiiiii... o que eu adorei essa descrição de pôr o chocolate, deixar derreter... e por aí fora)...

    4- Atum e chocolate??? Na mesma receita??? Comer os 2 assim juntinhos??? Isso deixou-me muito curiosa... E quero ver isso com fotos e tudo................... Fico à espera! Ou então não tivesses dito que essa combinação é possível!!!!!!!!!!!

    5- Fico-me por aqui!

    6- Beijinhos e bom fim-de-semana***

    :-) :-) :-)

    ResponderEliminar
  9. Hummmm: adoro crepes e panquecas e também sou incapaz de seguir uma receita sem lhe dar um cunho pessoal. Os meus filhos costumam até brincar quando gostam de uma receita : " que pena !!! Nunca mais vamos comê-la assim,rsrs".
    Nunca fiz crepes com polvilho doce ( os últimos fiz com uma mistura de sementes bem saciantes) ,mas gostei imenso da ideia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Olá Avelã :)
    Estava a ver que havia paixão superior às papas de aveia hehe.
    Mas sim, têm bom aspecto! Eu adoro tudo o que seja crepes e panquecas e pela manhã ou ao lanche sabem tão bem.
    Nunca provei polvilho doce, fiquei curiosa.
    Estou a ver que foram 40 crepes bem comidos :) e sim, eu ja estava a pensar numa versão salgada.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Tão gourmet que nem parece caseiro! ;)

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  12. Olá Avelã!
    Que bom adpecto! Já tinha ouvido falar em polvilho doce e até já vi algumas receitas, mas onde é que se pode comprar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Acho que encontras em qualquer hipermercado... É da marca globo, um pacote com fundo branco. Esta:
      http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2816622(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)
      Já comprei no E Leclerc, no Pingo Doce e no Continente. Já vi na zona das farinhas e naquela zona de produtos tradicionais de outros países.
      Desculpa demorar imenso tempo a responder, esqueci-me :P

      Eliminar
  13. Olha, que simples e apetece mesmo provar. Tenho tudo em casa (acho). A ver se experimento.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  14. Es perfeccionista nas tuas receitas, se for para melhorar não vejo porque não "complicar" :p So se torna difícil quando há ingredientes que não encontro ou que não costumo comprar.
    Estou tão tentada a comprar o tal polvilho doce! Então com esta receita super fácil de fazer, ainda mais tentada fiquei :o
    Ena, 40 vezes!? isso ainda me da mais vontade de experimentar! Quando voltar a Coimbra talvez compre o polvilho doce, já que na terrinha não se vende nada disso :p

    Ah, o chocolate por cima também me convenceu a experimentar :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Ahh sim, e a receita do momento crepioca. Da com os dois tipos de polvilho. Comigo e so c agua mesmo lol mas nem costumo por (uso claras). A tua apresentacao esta impecavel : )

    ResponderEliminar
  16. É assim que as receitas se tornam nossas! Pela adaptação ;) Faço exactamente o mesmo do que tu... sou incapaz de seguir uma receita à risca sem colocar o meu cunho pessoal :)

    E a tua versão tem um aspecto ma-ra-vi-lho-so!

    São tão bons, não são?!?! :D Hoje tb vou fazer... exactamente a versão com atum!!! ;)

    ResponderEliminar
  17. Gosto tanto de crepes e estes ficaram fantásticos ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adoro crepes, mas desconhecia completamente esta alternativa saudável. Fiquei super surpreendido!

    Vou colocar esta receita na minha extensa lista de receitas a experimentar :P

    Beijinho

    Daniel |http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá :) Adoramos estes teus crepes <3 Usámos a tua receita para base de um bolo de crepes :) Esperamos que não te importes! Beijinhos

    http://www.blogatrois.com/crepe-cake-de-nutella-fingida-saudavel-59858

    ResponderEliminar
  20. Li agora mesmo o post sobre polvilhos. Será que nestes crepes resulta substituir o polvilho por amido de milho? É que descobri que tinha uma embalagem no fundo da despensa a precisar muito de ser usada antes de poder comprar o polvilho para experimentar! E os crepes têm meeesmo bom aspeto!

    ResponderEliminar
  21. Vi o post sobre polvilho ontem e fiquei a pensar se é possível nesta receita substituí-lo por amido de milho. É que queria comprar polvilho mas preciso muito de gastar uma embalagem de amido que tenho na despensa! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais peço desculpa por não ter publicado o comentário (nem respondido) antes!
      Quanto ao amido, é muito possível que resulte. Nunca experimentei, mas se há um substituto fiel para o polvilho está muito próximo do amido! A textura poderá ficar um pouco diferente, mas (imagino que) nada de grave :)

      Eliminar
    2. Não tem problema, eu também fiquei na dúvida se tinha publicado pois tinha outra conta aberta no meu pc! Assim que experimentar partilho o resultado então! Obrigada ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t