Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Iogurte (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados, Sem Glúten/Lactose, Integral)


Geralmente, noto uma preferência do 'público' por receitas saudáveis de sobremesas. São o tipo de post com mais visualizações por aqui, sendo que os de produtosos 'relatos' ou as receitas menos saudáveis (#litotealert) não costumam receber tanta atenção.
Uma notável exceção a esta regra é o post sobre iogurtes. Quando o publiquei estava ocupada com outros assuntos, e quando fui dar uma vista de olhos ao blogger deparei-me com um surpreendente pico no gráfico de visualizações de página. Deitei-me tarde e antes de ir dormir não pude deixar de reparar que tinha batido o recorde de visualizações diárias, só para no dia seguinte acordar e ver o número 5 000 logo às 9 da manhã, tendo aumentando ao longo do dia para fechar novamente com um recorde - mais de 10 000 visualizações de página no total, um número mais alto do que o usual para o meu modesto blog. Ainda hoje o post permanece em sexto lugar nos mais vistos, sendo batido apenas por receitas que faço imensas vezes e publico no facebook, o que lhes rende algum tráfego.
O particular 'sucesso' (sem aspas é para os blogs crescidos) deste post não me parece aleatório - há uma certa divinização do iogurte e do quark pela população saudável. Quem nunca ouviu dizer que o iogurte era uma forma saudável de substituir a manteiga nos bolos, ou que com iogurte se faziam molhos com menos gordura? Eu já - e foi por isso que uma vez tentei fazer bacalhau com natas substituindo estas por iogurte.  
Na verdade nunca tinha tido grande sucesso em experiências do género; tinha já feito várias vezes molho de iogurte caseiro e saudável não muito bom, assim como outros pratos não dignos de serem mencionados. Mas via tanta gente a fazer versões saudáveis de bacalhau com natas desta forma que o erro só podia ser meu... Ou não. 
Não havia muito mais a correr mal: o iogurte coalhou, a mistura não ficou nada cremosa e o sabor era praticamente repulsivo. Nesse dia estive prestes a declarar guerra ao iogurte, mas ainda bem que não o fiz: pode não ser o meu melhor aliado nas receitas salgadas, mas nunca me desiludiu nas doces.
Assim chego à minha conclusão (pelo menos até futura mudança de paradigma): o iogurte não serve para fazer molhos mais saudáveis, mas redime-se por ser sem dúvida ótimo para fazer bolos fofos sem gordura. E a redenção não podia ser mais deliciosa... ;)







Bolo de Iogurte (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados, Sem Glúten/Lactose, Integral)

Ingredientes:
[  6 ovos
[  80g de mel (se gostarem de bolos bem doces podem aumentar a quantidade, embora esta seja suficiente para um bolo agradável e toda a gente que provou tenha ficado fã)
[  1 iogurte (usei um de 125g; podem usar natural ou de sabores, sem lactose para a versão sem lactose)
[  70g de polvilho doce
[  140g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  2 colheres de chá mal cheias de fermento

Preparação:
| Separar as gemas das claras e colocar ambas em recipientes grandes.
| Adicionar o mel às gemas e bater a mistura com uma batedeira elétrica. Adicionar o iogurte e assim que este esteja incorporado o polvilho doce, a aveia e o fermento, sem parar de bater até que o preparado esteja homogéneo.
| À parte, bater as claras em castelo. 
| Incorporar, suavemente e pouco a pouco, as claras no preparado. Colocar este numa forma anti-aderente (ou untada e enfarinhada) e levá-lo ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos (ou até que o bolo esteja cozido; podem fazer o teste do palito).



Apesar de ser um dos bolos favoritos da maior parte das pessoas, o bolo de iogurte nunca foi um bolo que me chamasse particularmente a atenção. No entanto, depois de fazer tantas vezes o maravilhoso bolo de coco saudável (que tem imenso iogurte), comecei a repensar esta minha indiferença e decidi que tinha de dar uma oportunidade ao famoso bolo de iogurte. Resultou bem melhor do que eu estava à espera: a textura ficou muito fresca e fofinha, com um sabor leve nada enjoativo! Preferi mil vezes este a qualquer outro que tinha provado. Vou repetir de certeza :)
______________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 149kcal
Proteínas: 6.5g
Hidratos de Carbono: 23.5g 
-       Dos quais açúcares: 7.7g
Lípidos: 3.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.0g
Fibra:  1.5g
Sódio: 44mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 70g, 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. O bolinho tem muito bom aspeto e já vou marcar para fazer em breve! Eu sou fã de iogurte, nunca falta cá em casa! De volta e meia uso nos salgados e até me tem corrido bem, mas uso maioritariamente em doces! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais....obrigada pela partilha.
    Uma pergunta, é possível eliminar ou substituir o polvilho doce? Se sim, com o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer! Pode substituir o polvilho doce por outro amido (fécula de batata, amido de milho) ou farinha (até mais de aveia, por exemplo). A textura muda um bocado, mas resulta na mesma :)

      Eliminar
  3. Eu sou das pessoas que têm o bolo de iogurte em alta estima, sendo um dos meus favoritos desde tenra idade. Adoro a superfície crocante e o interior fofo. :) Ainda terei que experimentar esta tua versão saudável que tem também óptimo aspecto. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá avelã. Cá em casa somos fãs do bolo de iogurte e esta versão saudável parece-me muito bem :-) Quanto aos iogurtes são mesmo bons para substituições. Por exemplo, eu cá em casa deixei de comprar maionese para os patés. Estava super relutante a experimentar e desde que experimentei, acabou a maionese e uso sempre iogurte natural nos patés. Fica mesmo bom :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O bolo de iogurte e dos favoritas cá de casa, depois do de chocolate. Vou experimentar de certeza esta tua versão!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tem muito bom aspecto! O iogurte é sem dúvida um ingrediente maravilha :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Bolo de iogurte fica sempre muito saboroso. Esta tua versão parece igualmente deliciosa e é bem mais saudável, claro.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. É um bolo simples que cai sempre bem :)
    Está com um aspecto delicioso, bem fofinho!
    Acho que cada vez mais as pessoas procuram receitas doces para comer com menos culpa :)
    Quanto ao bacalhau com natas nunca me lembrei de trocar as notas por iogurte! Apesar de parecer à partida uma ideia boa já vi que não corre bem :p eheh
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  9. Gostooo tenho que ver se tenho um tempinho para fazer ou sr vou ter qur passar a receita à minha mae para ser ela a fazer. Beijinho. 😊😊

    ResponderEliminar
  10. Passei a ver muito bolo de iogurte depois que mudei para Portugal. No Brasil não eram tão comuns. A sua versão parece deliciosa e quero ver este com coco que já me água na boca.

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto delicioso! Vou experimentar para o lanche de amanha =)

    ResponderEliminar
  12. Adoro, adoro. Eu ponho dois iogurtes para ficar mais molhado e mais cru e mais tudo =D
    Bom aspecto.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Esse não sei se gosto, mas já provei bolo de iogurte e não gostei.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Super adoro bolo de iogurte,tenho uma receita cá no meu livro de receitas que adoro e super adoro fazer,fica sempre delicioso!! Boa semana para ti querida,tudo de bom,fica bem!!

    ResponderEliminar
  15. Adorei!
    Tenho de experimentar :-P
    Vou fazer em versão queques pro pirata levar pra escola ;-)
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  16. Adoro bolo de iogurte! Tenho de experimentar esta tua versão mais saudável ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. parece-me bem esta receita. O bolo de iogurte habitual, nunca me cai bem..fico sempre com dores no estômago. Estranho não é? Será que este será uma boa aposta? Terei de experimentar. bj

    ResponderEliminar
  18. Avelã,
    As receitas saudáveis são mais atrativas.
    Gostei muito dessa receita, levo para experimentar.

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  19. Bolo de iogurte é um clássico que adoro e esta tua versão deixou-me bem intrigada quanto ao seu paladar, adorei o aspecto do interior :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito de utilizar iogurtes nas minhas receitas :P dai também prestar bastante atenção a receitas com esse ingrediente!

    Gostei bastante da tua versão mais saudável do tradicional bolo de iogurte.

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  21. Olá avelã, este bolo ficou com um aspecto delicioso!Também tenho uma versão de bolo de iogurte sem óleo que adoramos cá em casa http://aromas-com-amor.blogspot.pt/2013/07/bolo-de-iogurte-natural-e-baunilha.html.
    jns

    ResponderEliminar
  22. Bom dia, Avelã!
    Como já te disse, gosto de te ler. Seu humor na escrita me faz rir e pensar nas suas criações na cozinha.
    A mãe já usou o iogurte para molhos e o resultado foi muito bom - eu nunca me atrevi. Agora o bolo, concordo ser uma delícia e fica bem levinho. O seu, dá água na boca e me parece perfeito para acompanhar um cafezinho.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  23. Um bolo clássico mas na versão saudável. Tão bom Avelã!!!
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada por teres passado no meu blogue,sim,é bastante difícil tentar aprender a fazer crochet mas com muita prática chega-se a todo o lado,basta termos força de vontade!! Quanto ao passatempo da televisão,tento ver o menos possível,mas sempre vou vendo!! Queria tentar dedicar-me mais à leitura!! Irei tentar ler mais livros!!

    ResponderEliminar
  25. Desde já os meus sinceros parabéns. O seu blog é fantástico.
    Já fiz o Bolo de Coco e é delicioso :)
    Só tenho uma questão: nesta receita posso substituir o iogurte por quark? O que acha?

    Obrigada e felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que seja a mesma pessoa que perguntou no IG, mas fica aqui a resposta para se alguém tiver a mesmo dúvida - sim, o quark é uma substituição muito boa para o iogurte :)
      Obrigada novamente pelos elogios ao blog! Felicidades :D

      Eliminar
  26. Olá :)
    Experimentei fazer o bolo e ficou enqueijado. Que será que fiz mal?

    Obrigada pelo blog... é fantástico ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Nunca me aconteceu :/ Qual o tamanho dos ovos que usou? Bateu as claras até estarem mesmo em castelo?

      Eliminar
    2. Aconteceu me o mesmo ontem? ficou uma delicia mas requeijado. e coloquei as qauntidades certinhas . ;(

      Eliminar
    3. Usei ovos tamanho M E bati bem as claras (ficaram branquinhas e em espuma.

      Eliminar
    4. Nesse caso só pode ser da perda de ar ao incorporar as claras, não me ocorre mais nada... As claras batidas têm de ser envolvidas muito cuidadosamente para a mistura ficar levezinha!

      Eliminar
  27. Boa noite...há alguma forma de substituir as gemas nesta receita?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ovos são sempre um ingrediente difícil de substituir. Pode apenas utilizar as claras e omitir as gemas, mas a textura vai ficar bastante diferente! Sinceramente, penso que o melhor será utilizar outra receita, uma que não use mesmo ovos (ou que apenas use claras) :)

      Eliminar
  28. Olá Avelã :)
    Achas que posso substituir parte da aveia por aveia com sabor bolacha maria da EU e diminuir a quantidade de mel?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Neste em particular nunca fiz a substituição, mas já fiz em muitos outro bolos e resultou sempre bem :)

      Optaria por omitir o mel e usar 140g de aveia com sabor. Ou então, caso desejado, algo intermédio (70g de aveia de sabor + 70g de aveia neutra + 40g de mel).

      Espero que fique aprovado!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t