Avançar para o conteúdo principal

Overnight Oats de Limão e Iogurte (Saudável, Vegan, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


Em minha casa há um hábito profundamente enraizado quanto à localização do café pronto: fica sempre num pote de alumínio cheio de marcas de guerra (trocando por miúdos, deformado de tal forma que a tampa nem encaixa) colocado no forno (quando desligado, claro) em cima de um tabuleiro preto, à beira de um secador de arroz e uma folha de papel de cozinha (mas isso é outra história).
Sempre que alguém quer café dirige-se ao forno e abre impulsivamente a porta deste, sendo que muitas vezes a expectativa de ver o pote de café se vê defraudada - isto porque as pessoas ignoram os óbvios sinais de que o forno está ligado e tem um bolo dentro, mesmo quando toda a cozinha cheira a bolo (irritante, eu sei).
Isto torna-se um problema quando faço bolos delicados. Com os macarons, por exemplo, não há problema porque eu fico a sondar a ponta do forno e a observar os bolinhos o tempo inteiro de qualquer maneira (quem não?), mas com pavlovas a situação agrava-se, uma vez que estas têm de ficar no forno fechado até arrefecerem completamente e nem eu tenho vontade de as vigiar durante 10 horas. E esta é a explicação do porquê de ocasionalmente o meu forno estar vedado com fita adesiva e ainda um papel com a ordem NÃO ABRIR inscrita em letras gordas, porque nada é exagero quando se combate o hábito da localização do café.
Como devem imaginar, constitui para mim um alívio fazer overnight oats: assim como a pavlova, repousam durante toda a noite, mas bem fechadinhos dentro de um tupperware, longe do perigo e sem risco de serem arruinados por casualidades - e ainda garantem um pequeno-almoço delicioso e saudável para a manhã seguinte. Nenhuma pavlova supera isto...




Overnight Oats de Limão e Iogurte (Saudável, Vegan, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui
Para 1 dose

Ingredientes:
[  30g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  100ml de leite (pode ser vegetal, para a versão vegan, ou sem lactose, para a versão sem lactose)
[  2 colheres de sopa bem cheias de iogurte (grego fica especialmente bem, mas podem usar vegetal, para a versão vegan ou sem lactose, para a versão sem lactose)
[  1 colher de sopa de sumo de limão
[  Raspa de meio limão pequeno
[  1 colher de café mal cheia de extrato de baunilha 
[  Mel ou adoçante (opcional; não costumo usar, mas se não forem fãs do sabor não adoçado podem adicionar. Como é óbvio, o mel não serve para a versão vegan)

Preparação:
| Num recipiente hermético, misturar todos os ingredientes (flocos de aveia, leite, iogurte, sumo e raspa de limão, extrato de baunilha e, caso pretendam usar, mel ou adoçante).
| Fechar bem o recipiente e levá-lo ao frigorífico durante por volta de 8 horas (é costume deixá-lo no frigorífico durante a noite, daí o nome). 



Esta foi a primeira receita de overnight oats que me convenceu. Segunda, se tivermos em conta os maravilhosos overnight oats de cacau com gelado de banana, mas acho que a adição de gelado de banana os desqualifica como verdadeiros overnight oats, vejo-os mais como um parfait gelado (e delicioso). Ficam muito cremosos e consistentes, em parte devido ao iogurte, e o sabor a limão complementa a textura na perfeição. Pensei que este fosse resultar num travo azedo, uma vez que não usei nenhum adoçante, mas não, ficou só muito agradável e fresco! De notar que o aroma também era fantástico, melhor do que o de qualquer vela que já cheirei ;)
É uma experiência a repetir - se, como eu, ainda não atinaram com os famosos overnight oats, dêem uma oportunidade a esta receita. Pode ser que vos convença como me convenceu a mim!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 182kcal
Proteínas: 12.4g
Hidratos de Carbono: 22.8g 
-       Dos quais açúcares: 2.8g
Lípidos: 3.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.8g
Fibra:  3.7g
Sódio: 34mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 200g, 1 dose ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
_______________________________________________________________________

Comentários

  1. Já me fizeste rir com o drama do forno, é que é mesmo uma situação dramática! :) Quanto aos overnight oats tenho muita curiosidade mas nunca provei e ainda não me dediquei a fazer para provar!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ahahah esse drama do forno dava uma novela da tvi ;)

    Overnight oats, gosto mas não tenho paciência para fazer! A receita parece deliciosa ;) talvez um dia destes experimente!

    Beijinho♥
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de overnight oats e faço muitas vezes.Este ficou com ótimo aspeto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Não faço overnight oats mais vezes porque não gosto muito da aveia em cru! Agora que é muito prático, é! De manhã é só pegar e andar! Felizmente o meu café mora num armário ao lado do forno, senão nem quero imaginar como seria se vivesse dentro do forno! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh! Pá! Esse forno é um perigo:-)
    Realmente só com avisos e guarda cerrada ...
    As overnight oats é que nunca provei
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz nada semelhante! Mas parece-me tão bem!

    ResponderEliminar
  7. Opah, tirando o drama do forno, tenho a dizer que fiquei mesmo curiosa para provar este belo petisco! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O teu forno é bem pior que o meu, eh eh eh :D Também tenho algumas "histórias" com ele...
    Nunca experimentei algo assim, mas fiquei cheia de vontade de experimentar. Pelo aspeto, só pode ser bom ;)
    Beijinho e bom fim de semana!

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ficou com um aspecto bem guloso! E super prático!
    Bom fim de semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Foi impossível não dar uma gargalhada com a questão do forno! :) Eu ficaria em stress
    Nunca fiz nada deste género, embora deva dizer que a textura me encanta,parecem tão cremosas!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Oi amiga!
    Muito boa a ideia de colocar fita com o aviso no forno kkk
    Eu adoro overnight e nunca experimentei com limão, mas com certeza vou experimentar pq eu sou fã do azedinho do limão.
    Hummmm!
    Bjssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  12. Um pequeno almoço que aprecio muito.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Avelã,
    Acho que quase todo mundo tem uma história de forno para contar, rsrs.
    Gostei da mistura dos ingredientes da sua receita, deve ter ficado uma delícia!

    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. Ainda não experimentei overnight oats!

    ResponderEliminar
  15. Tenho de experimentar este, adoro limão!

    ResponderEliminar
  16. Olá! Este foi o meu pequeno almoço, hoje! Sou fã de overnight oats, por isso é sempre bom experimentar novas receitas. E posso dizer que... ficou uma delícia!! Ao abrir o frasco, senti um aroma a lemon curd maravilhoso! E isto também porque cometi um erro: em vez de colocar uma colher de sopa de sumo de limão... coloquei sumo de meio limão...ups!!! Mas ficou bom na mesma, intenso, mas bom eh eh eh Obrigada, mais uma vez, pelas tuas dicas, é sempre um prazer pô-las em prática :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente por teres gostado, ainda mais sabendo da tua com experiência em overnight oats (eu que tenha gostado fiz esta receita e mais uma) :P
      Haha, acontece, imagino que tenha ficado bem forte! Mas fãs de limão superam tudo :D
      Não tens nada que agradecer, quem agradece sou eu pelo feedback :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t