Avançar para o conteúdo principal

Lasanha de Ricotta e Espinafres (Saudável, Vegetariano, Sem Glúten)


Lembro-me de perguntar em pequena a uma funcionária da minha escola primária como eram os espinafres. Eu sei que é estranho, mas só conhecia o nome devido ao Popeye e, apesar de provavelmente o ter comido já em sopa sem saber (avós, não é? A minha adora incluir na sopa legumes de que não gosto e esfregar-me na cara que a sopa os tinha depois de eu a comer. Isto já aconteceu com nabos mais vezes do que me orgulho) nunca os tinha comido espinafres de forma simples.
Fiquei admirada por serem 'folhas': pensei até que seriam mais parecidos a brócolos, só para verem a minha falta de noção. Depois disto ainda passaram uns anos até eu comer espinafres crus pela primeira vez; vi um daqueles pacotes de salada lavada, e como na altura ainda não tinha assustadoramente encontrado um grilo num desses pacotes (#truestory) decidi trazer para experimentar.
A primeira coisa que pensei foi que sabiam a nozes - o que era bom, porque nozes custam os olhos da cara e espinafres em princípio não (mas já se viu o que aconteceu às sardinhas, não podemos confiar nestas coisas). Passei a comprar a versão não embalada, e por muito estranho que pareça gostava de ir ao frigorífico e tirar uma mãozinha de espinafres para comer (também os comia no pão. Por favor não me achem estranha :P). 
Como estas coisas frescas se estragam depressa e eu estava viciada em espinafres decidi experimentar congelá-los. Para que ficassem em folhinhas na mesma preparei um tabuleiro com camadas e camadas de papel vegetal, mas como é óbvio não ficaram decentes para comer em salada.
Sem grande sucesso, mais tarde pensei que tinha descoberto a pólvora quando comprei um pacote de espinafres congelados (já prontinhos, lavados e deliciosos?!), mas não achei que tivessem grande sabor (e desfaziam-se bastante). Para compensar, vinham em cubinhos adoráveis - e todos sabemos o quanto isso é importante na hora de escolher os nossos vegetais.
Utilizando-os no ocasional salteado, não lhes atribui grande presença na minha cozinha nem os inclui em muitas experiências  pelo menos até me lembrar de fazer uma lasanha saudável de ricotta e espinafres, depois do sucesso da lasanha à bolonhesa saudável.
Na altura rezei para ainda ter um saquinho de espinafres no congelador, e as minhas esperanças realizaram-se como é óbvio visto que estão a ler este post. Fiz então esta lasanha que, segundo conta quem a experimentou, superou até a versão anterior. Experimentem e julguem por vocês ;)





Lasanha de Ricotta e Espinafres (Saudável, Vegetariano, Sem Glúten)
Para um tabuleiro pequeno de lasanha (cerca de 3 doses)

Ingredientes:

Para os crepes (que servirão de placas de lasanha):
[  2 ovos
[  100ml de claras
[  5 colheres de sopa de polvilho doce (cerca de 50g)
[  3 colheres de sopa de leite

Para o recheio e cobertura:
[  Azeite (a gosto)
[  2 dentes de alho
[  100g de espinafres cozidos em água com sal e bem escorridos
[  250g de queijo ricotta
[  1 bola de queijo mozzarella (com por volta de 100g)

Preparação:
Para os crepes:
| Bater todos os ingredientes (ovos, claras, polvilho doce e leite) com a varinha mágica (ou numa liquidificadora/à mão).
| Aquecer uma frigideira pequena no fogão e fazer crepes não muito finos. Deverão ser por volta de 7 no total.

Para o recheio e cobertura:
| Picar os dentes de alho e colocá-los numa frigideira juntamente com um fio de azeite, levando-a a fogo médio até que o alho comece a ficar dourado.
| Juntar os espinafres previamente cozidos e escorridos e deixar saltear um pouco.
| Ralar (ou partir aos pedaços) o queijo mozzarella. Reservar metade e colocar o restante num recipiente médio. Juntar a este recipiente o queijo ricotta e os espinafres, misturando bem.
| Colocar um crepe no fundo de uma forma pequena e redonda. Cobrir o crepe com uma pequena porção do recheio de queijo e espinafres (cerca de 1/6 da mistura). Repetir o procedimento até que não restem crepes nem recheio, tendo em consideração que a camada superior deve ser um crepe (e não recheio).
| Cobrir a lasanha com o queijo mozzarella reservado e levá-la ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos, ou até que o queijo derreta e toste ligeiramente (de o vosso forno tiver a opção 'tostar' podem usá-la nos últimos 5 minutos).



No mundo das minhas ideias esta combinação de sabores já iria obviamente ser um sucesso, e não sei como a realidade superou essa expectativa. Já tinha feito uma lasanha com ricotta que ficou mesmo mázinha, mas esta estava brilhante! O único defeito (vem aí cliché) foi o de a dose ser tão pequena - não fiz muito, para não arriscar, quando apenas acrescentaria brilho à semana comer esta belezinha ao almoço todos os dias. Considero-a a a melhor lasanha que já comi, e só de olhar para as fotos apetece-me fazâ-la (mais importante, comê-la!) novamente. O queijo ricotta fica super cremoso, os espinafres dão um sabor mesmo agradável (aliás, quando envolvi os espinafres com alho no queijo considerei parar o procedimento e comer a mistura com tostinhas :P) e as 'placas' aldrabadas nunca me desiludem. :D Experimenteeeem!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia:279kcal
Proteínas: 26.9g
Hidratos de Carbono: 20.7g 
-       Dos quais açúcares: 1.8g
Lípidos: 9.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 4.3g
Fibra:  1.0g
Sódio: 116mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 200g, 1 dose ou 1/3 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Olha só que bom aspecto =D
    Que vontade de comer já uma. Para mim parece que tem ricotta a mais..

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. A ricotta dá ai um toque magnifico, e eu que adoro lasanhas, essa ia num instante que ótimos ingredientes.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Agora senti-me parecidíssima com a tua avó! É que o meu filho mais velho é muito esquisito com as comidas e às vezes não quer comer porque tem isto ou porque tem aquilo! Então eu apanhei um truque para o fazer comer, camuflar as coisas, ele come sem perceber e no fim digo-lhe que ele acabou de comer determinada coisa que ele implica que não gosta! E depois ele não tem outro remédio a não ser dar o braço a torcer e admitir que afinal é bom! Olha, isso aconteceu precisamente com a receita que publiquei hoje! Ele diz que não gosta de castanhas mas comeu mousse, pediu para repetir e ainda perguntou se eu podia fazer mais! Devias ter visto a minha cara de satisfação ao dizer-lhe que era de castanhas!
    Eu gosto de espinafres. Habituei-me a comer desde miúda! Ainda neste fim de semana fiz sopa de espinafres com folhas inteiras! E em lasanha ficam muito bons! Há duas semanas fomos passear a um local onde já não íamos há imenso tempo e reparei que lá havia espinafres aos molhos, completamente desprezados! Apanhei todos os que consegui e trouxe para casa! Durante uns dias fiz imensas coisas com eles! E ainda sobram umas folhinhas no frigorífico! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Só pelo aspecto já fiquei convencida, deve ser mesmo bom! :D
    A parte de comeres espinafres com pão é que me choca. :p Mas assim ficas forte que nem o Popeye! Ah ah ah
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Tenho de experimentar essa lasanha.
    Ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/tarte-de-iogurte-delicia-e-pera.html

    ResponderEliminar
  6. Adoro lasanha e esta bem diferente chamou-me a atenção.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Adoro esta combinação de sabores!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Uma versão saudável, mas que engana os olhos. Parece mesmo a "verdadeira". Gosto muito da combinação de espinafres com ricotta e esta lasanha deve ser muito boa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Delicioso - o texto, já que ainda não provei a lasanha.
    Genial a ideia dos crepes= placas de lasanha!
    Que avelã tao criativa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mas que bela lasanha!!! É mesmo para dizer: uaaauuu ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  11. Ricotta e espinafres é só uma das minhas combinações preferidas de todos os tempos! =P

    ResponderEliminar
  12. Que bom aspeto 💋
    E eu nem sou fã de espinafres 😍

    ResponderEliminar
  13. Humm parece-me muito bem e algo que quero experimentar pois claro! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Pra mim, estes ingredientes são a combinação perfeita!
    Já fiz lasanha mesmo (macarrão) em potinhos para congelar e nossa... que delícia!
    Sua receita parece bem leve, dá água na boca.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  15. Não é nada estranho não saberes o que eram espinafres na altura! :P Aliás, posso te contar algo ainda mais estranho...ihih um belo dia estava eu numa Feira com a minha mãe, e passamos pela banca do peixe, quando para minha admiração a peixeira menciona o preço da pescada, ou algo do género. Eu fiquei espantadíssima, e soltei um: "Oh mãe, mas a pescada tem cabeça?" ahahahah isto porque o único sitio onde a via era no supermercado e já partida em postas. Portanto...eheh

    Quanto aos espinafres, como cresci numa localidade pequena sabia que existiam esses legumes, mas espinafre era algo que não fazia parte da alimentação cá de casa. Mas eu adoro. E olha, que não é nada estranho comeres com pão. Eu faço muitas vezes salteado em azeite e alho e como num pão torrado! Tão bommmmmm!

    Esta lasanha ficou bem apetitosa, a substituição da massa pelos crepes é bem original. E bem, que dizer da combinação de ricotta e espinafres? Deliciosa! :)


    Ps: MUITO obrigada pelo teu comentário em relação aos meus vídeos. Acredita que me deixa tãoooo feliz. Faço o melhor que posso...:)

    Um abraço :)*

    ResponderEliminar
  16. Tem tão bom aspeto :D aí da para mais com os maravilhosos crepes de polvilho!!!
    Esta lasanha vai já para a minha lista de receitas a fazer em breve ;)

    ResponderEliminar
  17. Que receita excelente principalmente para quem não gosta de massa de lasanha como eu :D
    tenho que fazer esses crepes!
    beijo
    sara

    ResponderEliminar
  18. Olá, adoro o teu blog pois tem receitas e dicas fantásticas. Uma verdadeira inspiração :). Gostaria de fazer esta lasanha que tem tão bom aspecto!!!! Podes dizer-me o que é queijo cottage? Onde posso comprar? Obrigada pelas ruas receitas fenomenais e saudáveis ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Fico contente por saber que gostas do blog :)
      Eu queria dizer queijo ricotta, não sei porque é que escrevi cottage! O ricotta é bem mais fácil de encontrar, encontras em qualquer supermercado (eu costumo comprar no E. Leclerc) :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  19. Muito obrigada pelo teu comentário. Fiz a lasanha e ficou 5 estrelas :). Fogo que delicia de receita. Esta semana também fiz outra receita tua (bolo de batata doce e amêndoa) e fui ao céu e voltei. Tão, tão, tão bom!!!!! Ninguém diz que é uma receita bem mais saudável que os bolos tradicionais, carregados de toneladas de óleo, açúcar, banha ;) Mais uma vez parabéns pelo blog e muito obrigada pelas partilhas que aqui fazes. És uma inspiração e venho aqui cuscar as novidades quase todos os dias ;) beijinho grande e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por saber que as receitas têm sido aprovadas :D
      Gostei da parte do 'banha', realmente agora os bolos têm ingredientes impensáveis :P
      Eu é que agradeço o comentário e a opinião tão simpática! Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t