terça-feira, 25 de abril de 2017

10 Receitas para Gastar Claras

Talvez  também porque antes não havia muitos sítios que vendessem claras em pacotes, sempre tive algum fascínio por elas: são muito práticas e uma mais valia quando queremos fazer receitas saudáveis e ricas em proteína. O problema é que as embalagens são enormes - têm 1 litro, o equivalente a trinta e tal claras - e a validade é ridiculamente curta - 24 horas.


Visto este limite ser absurdo, logo das primeiras vezes que comprei andei à procura de testemunhos de gente aventureira que tivesse mantido e usado o pacote aberto durante mais do que um dia. Apercebi-me de que era bastante comum estender-se este limite para 72 horas ou mais, por isso comecei a estabelecer este como o prazo - e até agora nunca tive problemas.

Ainda assim, consegue tornar-se difícil gastar por volta de 300ml de claras por dia, e como pessoa que compra embalagens de claras com frequência acabei por inconscientemente desenvolver uma lista mental de receitas a fazer para as gastar. Como é óbvio pelo título, este post serve para partilhá-las convosco - espero que gostem :)

Papas de Aveia (com sabor) (volume de claras gasto: 100ml)

Com aveia de coco & uma saqueta de preparado para cappuccino
Esta tinha de ser a primeira a aparecer aqui, porque mais do que uma forma de gastar claras esta é a receita por causa da qual eu compro claras. Já muitas pessoas me disseram que estavam a pensar usar claras nas papas seguindo a minha receita mas achavam estranho, e eu só tenho a pedir-vos que experimentem - a vossa visão das papas vai mudar para sempre. Além de adicionarem proteína e tornarem as papas de aveia numa refeição mais completa, dão-lhes uma cremosidade insuperável.

Tenho duas versões da receita com aveia de sabor: esta, no fogão, e esta, no microondas. Acabam por ser muito semelhantes, tanto em termos de proporções como de resultados: o que muda de essencial é só mesmo a parte de cozinhar.

Com aveia de bolacha maria (por cima: chocolate negro e manteiga de amendoim)

Com aveia de chocolate e café
Todos estes sabores de aveia (coco, bolacha maria e chocolate) são os da EU Nutrition, dos quais falei aqui, e podem comprá-los no site com 15% de desconto usando o meu código, euavela15. Para as papas da última foto troquei uma parte do leite (cerca de 50ml) por café já pronto, coisa que faço frequentemente e resulta muito bem, pelo menos se forem apreciadores de café! 

Como podem ver, há imensas formas de diversificar as papas, usando aveia de um sabor diferente, adicionando café ou outros ingredientes, mudando os toppings,... É praticamente impossível enjoar, daí adorar esta receita e repeti-la tantas vezes.

Fluff de Claras (volume de claras gasto: 100ml)


Ultimamente nem tenho feito esta receita, mas ela foi responsável pela época em que eu comprava uns 3 pacotes de claras por semana - é mesmo um vício. Assim como as papas, é facilmente 'diversificável', basta usar sabores de xarope diferentes ou inventar nos toppings: se se estiverem a sentir entusiasmados podem até, quem sabe, cobrir um fluff com oreos proteicas esmigalhadas.

*ups*
Este é um topping mesmo bom, o contraste do fluff super leve e cremoso com o crocante das bolachas fica perfeito! 

Aproveito para informar que depois de um tempo esgotadas as oreos proteicas estão de volta. Eu já tratei de encomendar a minha caixa, sugiro que façam o mesmo antes que esgotem novamente, porque valem mesmo a pena! Assim como a aveia, podem comprá-las com desconto usando o meu código (euavela15) neste link.

Crepiocas (volume de claras gasto: 30ml)


Esta receita pode parecer um bebé no que toca a gastar claras, mas não a subestimem - os 30ml de claras são utilizados para fazer 5 crepes, e acreditem que este número facilmente se multiplica. A crepiocas são uma daquelas coisas que mesmo quem não está interessado em ser mais saudável adora, porque se parecem imenso a crepes normais. A receita está aqui (podem também vê-la em formato de vídeo aqui) - façam-na e digam-me se não tenho razão. ;) 

Panqueca de Forno (volume de claras gasto: 200ml)


Mais uma receita muito prática que gosto de preparar previamente para os meus pequenos-almoços. Apenas tem 2 ingredientes e é muito fofa e saborosa! Encontram a receita neste post. Têm ainda a video-receita disponível no YouTube.

Gelatina com Claras (volume de claras gasto: 100ml)


Esta é uma versão de gelatina muito underrated - toda a gente adora e gaba a gelatina com iogurte/quark, mas adorar esta beleza que mais parece uma nuvem doce que é bom nada. Se querem testar esta maravilha de marshmallows saudáveis vejam este post.

Numa versão com maracujá
 Papas de Aveia (sem sabor) (volume de claras gasto: até 100ml)

Com manteiga de amendoim, *but of course*
Apesar de ultimamente fazer mais a versão com sabor, a receita mais antiga de papas com claras, com os tão old school flocos, continua a ter um lugar no meu coração. As papas ficam também muito cremosas e leves, e são uma boa alternativa para quem não gosta de/não tem aveia com sabor.

Fluff de Whey e Banana (volume de claras gasto: 30ml)


Não é segredo que tudo o que tenha banana congelada sendo triturado se transforma numa nuvem super fofa e deliciosa, portanto imaginem o que acontece se se juntar claras. Este fluff rende sempre imenso e sabe muito bem nos dias mais quentes! Na minha receita inicial apenas incluí 30ml de claras, mas podem usar mais; eu faço isso frequentemente. Se apenas usarem os 30ml vai ficar quase um gelado sólido, e se usarem mais fica uma mistura mais leve. De qualquer das formas é uma delícia. ;)

Mousse de Manga (volume de claras gasto: 60ml)

O quê, não sabiam que colocar guardanapos em ângulos esquisitos nas fotos era super trendy? :P
A minha experiência com mousses de fruta (ou mousses de algo que não chocolate, na verdade) até fazer esta receita eram nulas, mas uma pessoa não devia subestimar o potencial de uma mousse cremosa e fresquinha com sabor a fruta. É uma sobremesa nada enjoativa e muito saudável - vejam a receita aqui.

Panquecas de Aveia (volume de claras gasto: 100ml)


Receitas de panquecas são do que mais há por aqui, e faço frequentemente bastantes delas: as de weetabix, as de aveia e centeio, as com quark... Talvez por a variedade ser tanta esta receita tem andado um bocado esquecida, mas é tão simples de fazer que merece ser ressuscitada. São umas panquecas mais low carb do que as outras, e por isso a textura/sabor são um bocadinho diferentes, mas são muito boas e com chocolate negro derretido ficam uma perdição! Vejam como as faço aqui.

Nutella Saudável (volume de claras gasto: 150ml)


Esta receita tinha de estar aqui, uma vez que estarei eternamente grata às claras devido a terem salvado esta Nutella. Tinha inicialmente usado apenas avelãs, cacau e um pouco de mel, mas a textura estava a ficar estranha, muito densa, Depois lembrei-me de que tinha um pacote de claras abertas e fez-se magia - o resultado foi este creme com uma textura fantástica e muito viciante! É óbvio que as claras diminuem significativamente a duração do creme, mas vale totalmente a pena :) A receita é esta.

E pronto, eram estas as sugestões que tinha para vocês - agora não têm desculpa para andar a beber as claras sozinhas (sim, há quem faça isso). Também têm algumas receitas a que recorrem quando têm um pacote de claras a terminar o prazo? :)

8 comentários:

  1. Bem, eu não costumo comprar claras mas tenho sempre bastantes no congelador e estas tuas dicas foram muito bem vindas ... a ver de seguida o fluff ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que nunca comprei claras por elas serem vendidas em pacotes de 1 litro e terem a validade tão curta. Mas agora que vi uns pacotes no Froiz que têm apenas 200 ml acho que vou comprar para experimentar algumas receitas. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Essas receitas de Fluff andam a tentar-me... mas aqui em França nunca vi embalagens de claras à venda! Tenho que procurar melhor =P

    ResponderEliminar
  4. Adorei as sugestões.
    Normalmente compro os pacotes mais pequenos de claras por causa do prazo de validade mas é bom saber que posso estender mais uns dias. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/04/na-cozinha-com-anabela-fernandes.html

    ResponderEliminar
  5. Já vou por algumas receitas em prática ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca compro pacotes de claras, até porque tenho sempre ovos biológicos. Mas adorei as receitas. beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia totalmente estas claras. É que acho que nunca vi à venda sequer...
    E adorei as tuas dicas, apesar de já conhecer todas, ou quase todas, daqui =)
    Mas é sempre bom relembrar.
    A sério, escreve um livro =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Como faço doces só com gemas (arroz doce)sobram sempre muitas claras que congelo. Daí nunca ter comprado. Muito boas sugestões :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...