Avançar para o conteúdo principal

Crackers de Aveia e Linhaça (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Mesmo sendo eu uma pessoa que gosta de experimentar novas receitas e fazer de tudo um pouco, as bolachas nunca me puxaram particularmente: foram duas apenas as vezes em que comprei moldes de bolachas, e lembro-me concretamente de ambas. Em particular, lembro-me de que em nenhuma delas os comprei com o objetivo de fazer bolachas.
A primeira forma que comprei foi a de um ursinho. Não é preciso nenhum propósito especial para comprar uma forma de ursinho, porque formas de ursinhos são adoráveis e isso basta, mas na altura tinha uma ideia em mente: depois de fazer gelatina com claras e reparar que aquilo parecia um marshmallow gigante quis testar a sorte fazendo uma versão saudável dos famosos ursinhos de marshmallow com chocolate. E consegui.
As segundas, compradas em conjunto, foram duas redondas de diferentes tamanhos. O objetivo com estas era fazer vol-au-vent recheados com marisco, mas infelizmente não foram tão bem sucedidas (as formas, óbvio). A massa folhada não cresceu o suficiente e ficou torta, por isso os vol-au-vent não ficaram propriamente bons para rechear: acabaram por parecer umas almofadas cobertas com molho béchamel e marisco. Não fiquem com demasiada pena de mim - continuava a ser massa folhada com molho béchamel e marisco, que por definição é uma delícia. Só não necessariamente uma delícia esteticamente apelativa.
No entanto, a aquisição não se mostrou de todo inútil: a forma de ursinho só foi novamente usada para fazer mais ursinhos de marshmallow e chocolate (embora as formas de ursinhos sejam adoráveis, as aplicações são bastante limitadas :P), mas já usei as redondas para fazer imensas coisas: mini doses de lasanha, cheesecakes individuais, rissóis, ravioli... E tudo saudável, por muito que isto pareça uma enumeração de comidas que são o contrário. Usei os cortadores de bolachas para praticamente tudo - menos, claro... Bolachas.
Na verdade já fiz algumas vezes bolachas, mas em modo 'fazer bolinhas enormes, ignorar o facto de que as bolinhas vão derreter, colocá-las demasiado próximas e esperar uns minutos até retirar do forno a unibolacha gigante que se formou'. Não que seja o meu tipo preferido, mas é o que se arranja. Algumas pessoas fazem bolachas para construir habilidosamente uma casinha e celebrar o Natal, eu faço tabuleiros cheios de bolachas estupidamente grandes e todas coladas. Cada um de nós nasce único em essência.
Ainda assim, soube quando as vi que não podia deixar de fazer as crackers saudáveis da famosa Sara (diz que tem um livro fantástico e tudo!), autora do blog Nem Acredito que é Saudável, um daqueles de visita obrigatória. Depois de ter a receita em lista de espera durante demasiado tempo, decidi-me finalmente a fazê-las. E então, num ato surpreendente e inédito, peguei num cortador de bolachas para fazer bolachas (sempre a surpreender; prazer, eu).
Contra todas as expectativas, resultou muito bem. Acho que tenho de começar a fazer isto mais vezes.




Crackers de Aveia e Linhaça (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui
Para cerca de 40 crackers

Ingredientes:
[  250g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  50g de sementes de linhaça
[  1 pitada de sal (generosa, já que o objetivo das crackers é serem um aperitivo salgado)
[  200ml de água a ferver (usem inicialmente apenas uma parte e vão depois adicionando aos poucos até verem que a consistência está boa e as bolachas não se desfazem; podem usar um pouco mais ou um pouco menos)
[  2 colheres de sopa de óleo de coco (podem usar azeite, embora o sabor seja mais acentuado)

Preparação:
| Triturar grosseiramente a aveia. Juntar as sementes de linhaça e o sal e misturar.
| Adicionar o óleo de coco à água a ferver e juntar a mistura à aveia.
| Colocar numa bancada uma porção do preparado entre duas folhas de papel vegetal. Amassar com um rolo de cozinha até que a massa fique apenas com uns milímetros de espessura.
| Utilizando um cortador de bolachas (ou um copo,...), recortar bolachas e transferi-las para um tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos (depende da grossura das bolachas, mas no fim do tempo devem ficar crocantes e soar 'ocas' ao toque).


Com queijo (perguntaram-me onde comprei queijo assim - na verdade usei fatias normais e, of all things, um cortador de bolachas). Na tigela está iogurte com aveia de brownie/chocolate da EU.

Adorável, certo? Manteiga de amendoim & bolachas proteicas aqui (têm até hoje 25% off com o cupão EUAVELA15, depois volta para 15%).
Estas crackers são muito simples, mas fazem um snack delicioso! É difícil arranjar tostas realmente saudáveis, portanto ter uma receita básica e infalível para as podermos fazer em casa é sempre boa ideia. Estas são amorosas e crocantes, e ficam boas durante muito tempo (guardei-as num recipiente hermético e permaneceram inalteradas durante semanas).
São muito viciantes sozinhas, mas para variar podem sempre adicionar uns "toppings" - nomeadamente manteiga de amendoim, banana & pepitas de chocolate, ficam amorosas e muito boas (exhibit A: foto acima).
______________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma unidade)
Energia: 34kcal
Proteínas: 1.1g
Hidratos de Carbono: 1.3g 
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 1.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra:  1.0g
Sódio: 28mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 unidade, 1 cracker ou 1/40 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________________

Comentários

  1. Não acredito no que acabo de ver! Maravilha! Que excelente aspecto.
    Consegues sempre surpreender-me =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ah sim, tens mesmo de fazer isso mais vezes! Já viste como ficaram maravilhosas! Lindas, redondinhas, apetitosas! Dá uso a esses aros, mulher! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficam bem apetitosas! :) Olha que eu ainda estou pior que tu pois só tenho uma forma para fazer bolachas, é um coração que vinha de oferta num frasco que trazia uma mistura para fazer bolachas. he he he
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário de você, aprecio muito as bolachas caseiras e os cortadores. Os formatos inusitados ou festivos sempre me deixam com vontade de comprá-los e ter uma bela coleção.
    A receita parece deliciosa, arquivei para testar.
    Abraços e feliz semana!

    ResponderEliminar
  5. Estão lindas!!!! Esta receita é uma daquelas que faz sempre sucesso onde quer que a levo. Já fiz várias variações e ficam sempre boas.
    Obrigado por lhes teres dado uma oportunidade :D
    P.S. gosto do "famosa"! lolol só se for na rua onde cresci :P
    abraço
    sara

    ResponderEliminar
  6. Por cá fazemos várias vezes bolachinhas, as crianças assim o exigem. As nossas preferidas cá de casa são bolachas geladas de tamaras, cenoura e coco! Só! As tuas ficaram muito apetitosas!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Parecem deliciosas e estão muito bonitas, vou ter que experimentar.
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. estão no forno!!! vamos lá ver como ficam!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t