terça-feira, 6 de junho de 2017

Bolo de Chocolate com Mascarpone (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten)


Acho que tenho na minha família o gene do queijo: tanto a minha avó como a minha mãe adoram (a minha avó principalmente, é mesmo maluca por queijo). Portanto não será de admirar que eu também goste muito: quando era pequena era principalmente fã dos minis da vaca que ri, agora tenho vindo a preferir queijo fresco, os da babybel ou queijo em fatias no geral (devida exceção feita para o da limiano 50% gordura, que não sei se já provaram mas é plástico autêntico).
No entanto não sou uma pessoa que expanda muito os seus horizontes no que a queijo diz respeito - e nem sequer me refiro a queijos extravagantes com bolor ou bicharada pelo meio, falo mesmo de variedades normais. Para além dos que mencionei já provei brie (sempre gostei muito, tirando quando numa estação de serviço pedi uma sandes exageradamente cara de brie e esta era aquecida - fiquei a saber que odiava brie aquecido :P), mas de resto a minha cultura de queijos deixa muito a desejar: só provei cottage uma vez, quando encontrei no Lidl em Espanha, a minha estreia com o ricotta foi só no fim do ano passado, com a lasanha saudável de espinafres, e nunca tinha comprado mascarpone (nem sequer para fazer tiramisù, uma vergonha) até agora.
(Reparem que não inseri o quark nem o skyr, apesar da quantidade de pessoas que me vem dizer que aquilo é queijo e não iogurte for shock value. Aproveito para deixar uma nota: se eu gosto do sabor destes produtos não vou deixar de comer por uma questão de designações, nem vou gostar menos deles por isso. E para efeito dos meus posts nem um nem outro se enquadram na categoria de queijos e acabou :P)
Gostava de dizer que o que me levou a comprar mascarpone foi a expansão dos meus horizontes, mas o motivo é menos nobre (embora igualmente válido aos meus olhos) - um bolo de chocolate. Andava curiosa com esta receita da Cátia (do blog A Culpa é da Dieta, que recomendo que visitem) desde que a vi inicialmente no blog dela (em 2015!). Há pouco tempo dei-lhe uma oportunidade, numa versão mais saudável, e surpreendeu-me positivamente - ficou um bolo maravilhoso e entrou na minha lista de preferidos.
Tenho definitivamente o gene do queijo :)






Bolo de Chocolate com Mascarpone (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten)
Adaptado daqui
15 fatias

Ingredientes:
[  5 ovos
[  80g de mel
[  250g de mascarpone
[  150g de chocolate negro (preferencialmente com mais de 70% de cacau)
[  2 colheres de sopa de óleo de coco
[  50g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  50g de polvilho doce
[  2g de café em pó instantâneo (cerca de 1 colher de café cheia; podem omitir, mas ajuda a realçar o sabor do chocolate)
[  1 colher de chá de fermento

Preparação:
| Separar as claras das gemas, colocando ambas em recipientes grandes.
| Juntar o mel às gemas e bater bem com um garfo. Adicionar o mascarpone e bater até o preparado ficar homogéneo.
| Partir o chocolate em pedaços e colocá-lo num recipiente que possa ir ao microondas, juntamente com o óleo de coco. Levar ao microondas em potência média até que derreta (em alternativa podem colocar num tacho e levar ao fogão), retirando várias vezes para mexer.
| Adicionar aos poucos o chocolate derretido à mistura das gemas, mexendo sempre. Quando a mistura estiver homogénea, juntar também a aveia, o polvilho doce, o café em pó e o fermento e misturar muito bem.
| À parte, bater as claras em castelo.
| Envolver aos poucos as claras no preparado anterior, tentando não perder muito ar.
| Colocar a massa numa forma forrada com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos, ou até que esteja cozido (podem fazer o teste do palito, mas lembrem-se que é suposto o bolo ficar ainda um pouco húmido).


Eu acho sempre que o meu repertório de bolos de chocolate é suficiente: entre o bolo de courgette, o bolo mármore e alguns bolos de microondas é difícil não considerar que se está set for life. No entanto, esta beleza de bolo é uma ótima adição: acho que não se vê bem através das fotos, mas estava fofinho e simultaneamente húmido, e a massa era maravilhosa ao ponto de eu pensar "talvez se omitir a farinha e puser no frigorífico - por oposição a levar ao forno - isto dê uma boa mousse". :P
Acho que a consistência de um bolo ganha imenso com alguma gordura; se em muitos bolos uso puré de fruta, iogurte ou courgette para contornar isso, aqui o mascarpone confere alguma riqueza. O bolo tem ainda um sabor intenso a chocolate negro, que é o que se quer :D
______________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 196kcal
Proteínas: 3.8g
Hidratos de Carbono: 14.9g 
-       Dos quais açúcares: 7.4g
Lípidos: 13.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.3g
Fibra:  1.6g
Sódio: 21mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/15 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________________

10 comentários:

  1. Tenho de arranjar dessas farinhas.
    Ando muito gulosa e assim posso pecar um pouco sem tanta culpa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou fã de queijos e esse bolo tem um aspecto excepcional, é mais um a ir para a lista dos a fazer! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Também tenho esse gene maldito...aliás foi por causa dele que deixei de ser vegan!
    Adoro mascarpone, é óptimo em sobremesas mas no pão tb n é nada mau :P
    Que bolo maravilhoso, parece que estou a sentir a textura mais húmida por dentro...
    abraço
    sara

    ResponderEliminar
  4. Esse interior bem apetitoso, aliás o exterior tambem, esse bolinho com mascarpone parece me muito bem.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro queijo! Seja qual for! Embora o meu predileto seja, claro está, o meu queijinho da ilha de São Jorge! Mas gosto de todos desde o fresco, ao queijo creme, dos secos aos amanteigados, e até já provei dos tais embolorados de que falas! Obviamente há queijos melhores do que outros, e é também uma questão de gosto pessoal! Cá em casa a minha gente só gosta de queijo da ilha, aliás, consomem mais do que deviam, enfim, é o que dá viver na terra do melhor queijo do mundo! Mas também comem dos outros em sobremesas ou outros pratos! E olha que magnífico bolo que fizeste com queijo mascarpone! O queijo marcarpone não é um queijo que saiba a queijo, na minha opinião. Acho-o muito parecido, em termos de sabor, com as natas açorianas. Mas que faz boas sobremesas lá isso faz! E este bolo não me escapa! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu também tenho o gene do queijo, somos almas gémeas culinárias com avós parecidas eheh ;)
    Obrigada querida Avelã! :)

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto divinal! Mais um para testar =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Parece mesmo uma delícia! Adoro bolos com mascarpone e este, numa versão mais saudável,está com um aspeto húmido, tal como eu tanto aprecio nos bolos de chocolate.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Ah, o tempo do queijinho da vaca que ri, também usei muito. Odeio queijo limiano também.
    Gosto bastante do queijo fresco mas aqui em Macau não há, por isso geralmente uso o cottage, até porque é facílimo de fazer em casa. O ricotta é mais cremoso que o cottage e nas receitas fica melhor :-)

    IG: balance_bodyandmind

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...