Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Framboesa e Chocolate Branco (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose)


Ainda me lembro de quando descobri a manteiga de amendoim. Comecei por provar a da skippy e acabei por viciar - depois, e visto que era uma coisa com potencial para ser saudável, procurei uma natural, uma vez que a manteiga de amendoim mais comum tem gordura hidrogenada e açúcar e por isso não é coisa para se comer com frequência.
Na altura falava-se muito da do Celeiro, e como não encontrei mais nenhuma 100% amendoim comprei essa. Acabou por ser uma tentativa de tapar o sol com uma peneira - a manteiga do Celeiro não tinha tanto sabor (fazia-me lembrar aqueles amendoins que se compram crus) e ainda por cima era insustentavelmente cara (um potinho com uns 150g custava 3€ e tal). 
Admito que aí tive pena de mim própria, e pensei que a minha relação com manteiga de amendoim estava para sempre condenada. Até que descobri o lindo mundo das compras online, onde se vende manteiga de amendoim 100% natural a preços incríveis - e em baldes de um quilo (parece que foram feitos para mim). Achei o sabor bem melhor do que o da manteiga que tinha provado antes, sendo que algumas marcas até têm um toque levemente tostado que eu adoro, e há a versão crunchy pela qual, como sabem, ando apaixonada.
E porque é que estou a falar sobre manteiga de amendoim num post que não tem nada a ver com ela, perguntam vocês? Devo dizer que tudo neste mundo está relacionado com manteiga de amendoim, seja direta ou indiretamente, e já deviam saber disso. Mas o motivo pelo qual falo de tudo isto são as framboesas.
As framboesas têm dois traços relevantes em comum com a manteiga de amendoim: eu adoro-as e nos supermercados custam os olhos da cara.
O mundo não é fácil para uma pessoa que gosta de framboesas - uma caixinha ridiculamente pequena que desaparece em minutos custa de 2€ para cima. De vez em quando vou comprando, para matar as saudades, mas sou uma pessoa eternamente insatisfeita com o preço delas.
Há uns tempos publiquei uma fotografia de uma refeição qualquer com framboesas. Na descrição mencionei que adorava e, claro, queixei-me do preço. Passadas umas semanas recebi uma mensagem de uma rapariga a dizer que viu essa publicação, que tinha uma produção de framboesas e que as vendia a 6€ o quilo - e eu, claro, encomendei logo.
E esta é a história de como no último mês tenho comido framboesas para compensar uma vida inteira com elas a menos, e de como eu, já tendo manteiga de amendoim e framboesas a um preço acessível, me dou por feliz.
Uma coisa que nunca fiz muito foi cozinhar com framboesas, porque seria um desperdício usar as poucas que comprava para fazer uma sobremesa. A primeira coisa em que pensei quando comprei imensas foi um cheesecake saudável. Fi-lo logo no dia (quando arranjei um tempo para, sei lá, parar de comê-las) e escusado será dizer que ficou delicioso. 
Este lado do mundo é sem dúvida maravilhoso.






Cheesecake de Framboesa e Chocolate Branco (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose)

Ingredientes:

Para a base:
[  100g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 colher de sopa de mel
[  2 colheres de sopa de azeite

Para a camada de queijo:
[  4 ovos
[ 2 scoops de whey de chocolate branco* (usei esta; podem comprar com 15% de desconto com o cupão euavela15) (sem lactose ou sem glúten para estas versões)
[  600g de queijo quark (ou queijo fresco batido) (podem usar um iogurte vegetal, desde que este seja bastante consistente)
[  2 colheres de sopa de polvilho doce (cerca de 30g)

Para a cobertura:
[  100g framboesas
[  70ml de água
[  1 colher chá de mel

Preparação:

Para a base:
| Juntar todos os ingredientes e misturar bem.
| Colocar a mistura numa forma pequena, espalhá-la por todo o fundo desta e pressioná-la para que fique mais compacta (para facilitar podem humedecer as mãos ou usar papel vegetal, de modo a que a massa não se cole às mãos).
| Levar a base ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para a camada de queijo:
| Bater os ovos até aumentarem de volume e ficarem com uma cor clara (cerca de 3 minutos).
| Juntar a whey, continuando a bater.
| Adicionar o queijo quark, batendo sempre.
| Acrescentar o polvilho doce. Bater na velocidade mínima da batedeira até que esteja incorporado.
| Transferir o preparado para a forma com a base de aveia (não precisa de estar fria), levando-a novamente ao forno (ainda a 180 graus) durante aproximadamente 30 minutos.
| Retirar o cheesecake do forno, deixar arrefecer e guardá-lo no frigorífico. 

Para a cobertura:
| Colocar todos os ingredientes (framboesas, mel e água) num tacho pequeno e levá-lo a lume médio até a água começar a ferver.
| Baixar o lume e deixar a mistura fervilhar até as framboesas estarem desfeitas (cerca de 5 minutos).
| Triturar tudo e deixar arrefecer.

*Podem substituir por 50g de mel (nesse caso é melhor juntá-lo aos ovos logo no início), mas nesse caso será um cheesecake só de framboesa :P Podem também, claro, usar outros sabores de whey.



Quanto aos rótulos de 'sem glúten' e 'sem lactose': a whey não costuma ter o primeiro, se bem que o melhor é sempre verificarem, mas ser isenta de lactose é mais raro. O melhor é procurarem uma que tenha a certificação explícita, porque a whey normal costuma ter. Dou-vos o exemplo desta isolada, da EU Nutrition, que não tem lactose. Não tem o sabor 'chocolate branco', mas tem outros que ficarão igualmente bons - bolacha maria ou morango, por exemplo. Caso queiram adquiri-la, o meu código (euavela15) dá-vos 15% de desconto na compra. Em alternativa, podem sempre usar mel, como disse!
Eu já fiquei fascinada com este mundo dos cheesecakes de forno saudáveis da primeira vez (porque digam o que disserem os cheesecakes no bake não chegam aos calcanhares deste), mas desta vez com a calda caseira ainda ficou melhor! É ligeiramente ácida e doce e contrasta na perfeição com a camada de queijo mais leve e cremosa. Têm mesmo de experimentar para perceber! :)
______________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 160kcal
Proteínas: 14.2g
Hidratos de Carbono: 17.4g 
-       Dos quais açúcares: 6.7g
Lípidos: 4.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.0g
Fibra:  1.7g
Sódio: 59mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________________

Comentários

  1. Ficou tão perfeito e lindo e eu nem gosto de framboesas, mas olho para essa calda e penso em morangos que adoro. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ai as framboesas! Trazem-me tão boas recordações dos tempos de miúda! A minha avó tinha no quintal junto ao poço onde lavava a roupa uma framboeseira! Na altura eu estava longe de imaginar que no futuro, um fruto que me parecia tão banal, seria tão difícil de encontrar e tão caro! As saudades que eu tenho! Já nem me lembro da última vez que comi framboesas para matar saudades! Fizeste o top sublime para esse cheesecake! Quem me dera poder atacá-lo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom, eu queria dizer topping! Esta coisa do teclado inteligente dá-me a volta aos miolos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei.
    E já agora, qual o contacto da menina -essa santa - que vende framboesa a 6 € ?
    Agradecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envia mensagem para este perfil de facebook: www.facebook.com/vaniagaio13 :)

      Eliminar
  5. Que cheesecake maravilhoso! Ficou com um aspecto de babar :)

    ResponderEliminar
  6. Avelã que sorte! Aqui uma caixinha de 16 framboesas custa à volta de 6 euros...

    IG: balance_bodyandmind

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p