Avançar para o conteúdo principal

Produtos #29 - Colagénio Hidrolisado em Pó (Sabor a Limão)


Acho que já repararam que ando meio desaparecida - não tenho publicado quase nada por aqui nem comentado outros blogs. Entretanto têm-me pedido várias receitas (porque coloco as fotos nas redes sociais e só passado algum tempo é que atualizo o blog com as receitas, e então há sempre aquela pressão :P). Portanto fica aqui o aviso de que vou publicar tudo aqui quando tiver mais tempo - felizmente não faltará muito.

Hoje vim só deixar-vos aqui um mini-post com um produto que tenho utilizado: o colagénio hidrolisado da Vitafor.


Onde Comprar e Preço

Este foi-me oferecido pela loja online Faz Bem - À Tua Vida. Vocês também podem comprar por lá, com o bónus de obterem 20% de desconto se usarem o código AVELA :) Existem 3 versões no site: esta das fotos, que traz 10 saquetas individuais (10g cada) de colagénio hidrolisado em pó com sabor a limão e custa 12,90€, um pacote maior com sabores sortidos (limão, laranja com acerola e abacaxi), que tem 30 saquetas e custa 32,90€, e ainda uma versão neutra que tem 300g e custa 29,90€.

De resto, é um produto bastante standard que devem encontrar em farmácias ou lojas com suplementos. Nunca comprei por isso não sei qual será o preço no geral, mas penso que com os 20% de desconto estes da Vitafor ficam bastante acessíveis, até porque vêm em saquetas individuais que são muito práticas (e seria de esperar que implicassem um preço mais elevado).


O Que É e Benefícios

Primeiro, devo dizer mais uma vez que não sou nutricionista nem tenho formação em nutrição. As informações que aqui coloco são baseadas em pesquisas e incluem muitas vezes a minha opinião (#talkimpartiality), se vocês pretendem tomar um suplemento ou qualquer outra coisa devem informar-se e se necessário procurar um profissional que vos ajude.

Dito isto, o colagénio hidrolisado é tomado por bastante gente e penso que não tenha grandes contra-indicações ou efeitos secundários no geral. O colagénio é uma proteína animal que quando ingerida tem benefícios ao nível da pele (ajuda na firmeza, hidratação e elasticidade e previne rugas, flacidez e celulite) e fortalece as unhas, o cabelo, os ossos e as articulações, entre outras coisas. Claro que não faz milagres, mas se tomado com consistência pode ser uma boa ajuda nestes aspetos.

Colagénio hidrolisado e gelatina animal são praticamente a mesma coisa, embora devido a diferentes formas de processamento tenham propriedades diferentes.

Para além de colagénio estas saquetas têm vitaminas e outras coisas, mas podem consultar a informação detalhada no site (deixei os links das várias versões acima, quando referi o preço).


Quando, Quanto e Como Tomar

Penso que o colagénio hidrolisado não é um dos suplementos mais sensíveis quanto a horários - há quem prefira/recomende tomá-lo de estômago vazio, mas acho que não faz grande diferença e não encontrei muita informação neste sentido. O site da Vitafor até tem a ressalva de que pode ser ingerido entre refeições como fonte de proteína, visto ter 9g por dose.

Relativamente a quantidades, guiem-se pela informação do pacote. Neste caso não há referência à quantidade diária, logo tenho tomado uma saqueta por dia. 

O modo de preparo é muito simples, basta dissolver o pó em água e beber.


Admito que me custa um bocado beber o colagénio - eu nunca fui fã de gelatina, e o sabor lembra bastante o desta. Mas não fiquem com medo, será provavelmente mais fácil se não odiarem gelatina como eu :P 

Para ajudar a beber por vezes junto sumo de limão e gelo, que sempre atenuam o sabor. No caso da foto juntei à saqueta 200ml de água, sumo de meio limão e 3 cubos de gelo. Podem juntar muitas outras coisas - podem até incluí-lo num smoothie de fruta, por exemplo.

A dissolução é relativamente fácil, desde que adicionem a água aos poucos e vão misturando. Se não conseguirem dissolver bem podem sempre triturar com a varinha mágica ou colocar tudo no liquidificador/processador. 


E pronto, é isto. Acho que esgotei o meu palrar sobre colagénio de hoje, espero que tenham gostado ;)

Comentários

  1. Acho que ando a precisar disto! O meu cabelo está a ficar muito fraquinho. Em parte é genética, mas ficou pior depois de ser mãe! E o stress e cansaço também não ajudam! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Li tudo, como sempre, super atenta porque 1º não sabia o que era, 2º não sabia para o que servia e 3º nunca pensei que isto se comesse =P
    Pensava que era bom para colocar directamente na pele ou no cabelo hahah

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Isso parece-me uma excelente ideia para nos fortalecer e dar-nos um pouco mais de energia =D Nunca experimentei mas fiquei curiosa

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t