Avançar para o conteúdo principal

Disneyland Paris - Poupar na Alimentação (& reviews de restaurantes)


Acho que é do conhecimento geral que a comida no resort da Disneyland Paris é bastante dispendiosa - e se por um lado comprar bolachas ridiculamente caras com a cara do Mickey faz parte, por outro há pequenas coisas que, envolvendo muito pouco esforço, podem diminuir bastante o custo de uma visita aos parques. Assim sendo, decidi fazer este post com algumas dicas para quem estiver interessado em poupar na alimentação, e que permitirão diminuir os vossos gastos em lanches e refeições :) No fim das dicas partilho ainda fotos de todas as refeições que fiz por lá, com opiniões acerca dos restaurantes onde comi, para o caso de estarem à procura de ideias! 

Gomas mais caras que já comprei na minha vida :P
- Transportar sempre uma garrafa de água reutilizável
Não é só a comida que é bastante cara na Disneyland, mas felizmente há vários bebedouros nos parques. Desta forma, se levarem uma garrafa convosco podem enchê-la quando passarem por um, evitando ter de perder o amor a mais de 3€ de cada vez que tiverem sede :P Claro que também podem levar várias garrafas já cheias, mas é uma ideia pior em todos os aspetos - tem um impacto negativo no ambiente, é mais peso para carregar e quando beberem não estará tão fresca.
Em adição a poupar em bebidas ao longo do dia, se não fizerem questão de beber outra coisa às refeições ter sempre uma garrafa com água também pode ajudar-vos a poupar nestas (vejam o 6º ponto).

- Levar lanches/bebidas para os parques
É permitido entrar nos parques com comida (em quantidades razoáveis), e aconselho-vos a fazê-lo - eu levei algumas barrinhas e bolachas proteicas, fruta desidratada e frutos secos. Desta forma, se tiverem fome entre refeições não precisam de comprar comida nas lojas, o que é ótimo porque os preços da fruta, bolachas e etc. conseguem ser ainda mais exagerado do que o preço das refeições em si. Tenham em consideração que podem ter mais fome do que o costume, uma vez que muito provavelmente vão andar bastante. Em adição a isso, os dias são longos, e provavelmente quererão jantar cedo, de forma a poderem depois ir guardar lugar para o espetáculo da noite. Eu fi-lo, o que me levou a ter fome à noite nos dois dias em que dormi lá. A comida que levei acabou por se revelar muito útil :)

Banca de batidos de fruta - não se deixem levar pelo aspeto adorável, tudo o que vende é extremamente caro :P

Os snacks que levei (claro que não eram só para mim :P)
- Considerar uma visita ao centro comercial Val d'Europe
Esta dica está fortemente relacionada com a anterior. A verdade é que muita gente que vai aos parques nem sequer é de França, e por isso a comida que pode levar está sujeita a grandes limitações - tanto em tamanho, principalmente no caso de quem viaja de avião, como em qualidade, porque obviamente não é prático levar alimentos perecíveis em grandes viagens. Para quem viaja de avião há também a limitação dos líquidos, que não permite levar sumos ou coisas como purés de fruta (que são bastante práticos para as crianças comerem nos parques).
Havendo estes constrangimentos, considerem ir comprar aquilo de que necessitam ao centro comercial Val d'Europe, que fica a apenas uma paragem de distância (cerca de 3 minutos) do resort através do comboio RER (a estação Val d'Europe é pertíssimo do centro comercial, e a estação Marne-la-Vallée é mesmo à entrada dos parques). O centro comercial tem um supermercado Auchan, no qual poderão adquirir comida e bebidas a um preço muito mais baixo do que nos parques. Se não fizerem questão de comer refeições quentes podem também comprar sandes (pré-preparadas ou feitas por vocês, comprando lá pão + o recheio que quiserem), por exemplo, e cortar drasticamente o custo de algumas refeições.
Claro que se ficarem alojados em zonas residenciais e não nos hotéis do resort este ponto não se aplica: nesse caso podem simplesmente preparar aquilo que quiserem e levar.

- Preferir restaurantes de serviço ao balcão
Há dois tipos 'principais' de restaurantes; os de serviço ao balcão e os de serviço de mesa. Acho que os nomes são bastante esclarecedores, mas caso restem dúvidas no primeiro caso esperam numa fila e levam o tabuleiro para a mesa e no segundo são servidos por membros do staff enquanto estão sentados :P Como seria de esperar, os de serviço ao balcão ficam bem mais em conta. Há ainda algumas 'bancas' de serviço rápido que não têm sítio para sentar - vendem cachorros, sandes, etc. - e também ficam baratas (mas baratas em padrões da Disneyland, não fiquem demasiado entusiasmados!). Não são uma má opção, uma vez que há muitos sítios onde se podem sentar nos parques. À falta de melhor há a opção de se sentarem no chão, não é preciso terem vergonha - lembro que quase toda a gente que lá está andou o dia todo e está morta de cansaço, provavelmente não serão os únicos ;)
Além de ser mais barato, este tipo de restaurantes é de serviço bastante mais rápido do que os de mesa, e penso que o objetivo de quem vai à Disneyland será desfrutar dos parques, não ter ótimas experiências gastronómicas - de qualquer forma, apesar de eu não ter ido a nenhum restaurante de mesa, já reparei que a esmagadora maioria das pessoas que vai acha que não vale a pena. Isto é agravado pelo facto de se estar em Paris, onde por preços comparáveis se come muito melhor. A comida é um dos pontos fracos do resort, e no geral mesmo quem está disposto a pagar mais acaba por ter uma experiência bastante má a esse nível, embora haja algumas excepções. Um ponto relevante a favor de alguns dos restaurantes mais caros é a decoração, que é frequentemente bem interessante - isto é particularmente notável nalguns restaurantes, como o 'Bistrot chez Rémy', incluído na mini terra do Ratatui (parque Walt Disney Studios), e o 'Walt's - An american Restaurant'. Não jantei lá, mas vi imensas fotos e reviews, por isso sou praticamente perita! :P Adicionalmente, a comida servida por esses dois estabelecimentos até tem boa reputação. Notem no entanto que também os restaurantes de serviço ao balcão são (por norma) bem giros!


Exemplo de um restaurante com serviço de mesa (de notar que este em particular fica fora dos parques, na Disney Village)
- Procurar os restaurantes mais acessíveis de antemão
Claro que se o objetivo é encontrar restaurantes mais em conta convém ter uma noção de onde eles estão, uma vez que o resort não é propriamente pequeno. Há sempre panfletos à entrada dos parques que incluem, entre outras informações, listas de restaurantes - no entanto, esta não é a melhor fonte de informação, uma vez que as listas são incompletas. Para planearem esse aspeto aconselho a lista de restaurantes do site da Disneyland, onde podem ver os restaurantes por categorias (por tipo de serviço, por intervalo de preço, por tipo de comida,...) e consultar os menus.
Já dentro dos parques, penso que a melhor opção para vos dar uma ideia de quais são as opções de restaurante que têm por perto será a app oficial da Disneyland.
Os horários de abertura dos serviços de restauração são bastante erráticos, e poderão frequentemente descobrir que um restaurante no qual planeavam jantar só abriu para almoço, ou não abriu sequer nesse dia. Geralmente, os visitantes têm muitas queixas em relação a isso - a partir de uma certa hora torna-se difícil encontrar sítios que sirvam jantares. Um recurso útil é este site, que publica com antecedência os horários diários de todos os restaurantes dos parques.

- Optar por refeições 'à la carte'
Nos restaurantes a que fui (de balcão) reparei que era muito comum haver menus com uma quantidade bastante grande de comida: a maior parte inclui bebida, um prato generoso (por vezes com salada à parte) e uma sobremesa (normalmente um gelado ou iogurte). Pode haver a tentação de optar por um menu porque a relação preço/quantidade parece compensar, mas façam-no apenas se realmente vão comer tudo - eu optei sempre por pratos individuais - com exceção dos menus de criança, mas já lá vamos - e fiquei sempre satisfeita. Quanto à bebida, se como eu preferirem beber água mais vale fazer uso da supramencionada garrafa reutilizável. No entanto, se vão comprar uma bebida, por vezes compensa optar por um menu completo, ainda que dispensem o resto dos itens que o integram. Alguns menus são compostos apenas por prato + bebida, mas só estão disponíveis para alguns pratos da carta.
Optar por um prato só em vez de menu pode poupar-vos 5€ ou mais por refeição!

- Considerar optar por um menu infantil
Pode parecer estranho, mas os menus infantis podem ser uma opção bastante boa para os adultos também. No geral incluem um prato (mais pequeno), salada à parte, bebida e sobremesa (normalmente há várias opções, que quase sempre incluem puré de fruta, iogurte, um bolo de chocolate e um gelado pequeno). Vejam em cada caso se acham que as quantidades se adequam a vocês; eu fiz uma refeição de menu infantil, que foi pizza. Veio com salada à parte, uma garrafa de água e um pacote de puré de maçã. Achei-a bastante boa, e para mim foi suficiente. Mais um ponto a favor (o principal): a pizza tinha a forma do Mickey. Só por isso já valeu a pena escolher esse menu :D
Relativamente a ser ou não permitido, não tive qualquer problema quando pedi menu infantil para mim, embora mencionem um intervalo de idades no menu (3 a 11 anos). Poderiam implicar com a idade, mas de qualquer maneira eu convencê-los-ia logo com uma referência à minha criança interior :P

Agora partindo para as opiniões acerca de restaurantes. Como já referi, apenas fui a restaurantes com serviço de balcão, e pedi sempre pratos individuais. Para terem uma noção, paguei entre 7€ e 12€ por refeição; parece-me um preço aceitável considerando o contexto.

Vou partilhar fotos daquilo que pedi em cada um dos restaurantes a que fui (e também da decoração, que costuma ser adorável), assim como opiniões sobre a comida. Deixarei ainda um link para o menu de cada restaurante, para o caso de quererem espreitar as opções e preços :)

(Os menus do site da Disney são um bocado manhosos, e às vezes os pdfs não carregam. Normalmente se insistirem acaba por resultar, mas em alternativa podem consultar os menus neste site - alguns podem estar desatualizados, mas nada de dramático!)

Hakuna Matata (menu aqui)

Este foi o primeiro a que fui!



Quão adoráveis são estas cadeiras para crianças? :D

A minha escolha - salada vegetariana

O meu irmão pediu frango panado com batatas fritas
Como podem ter adivinhado pela quantidade de fotos que tirei, adorei a decoração! Se não repararam nos sinais, este é um restaurante temático do Timon & Pumba; achei o tema bem executado :)

A minha salada tinha ananás, feijão vermelho, batata-doce, amendoins torrados, pepino, tomate, pimentos e cebola. Achei-a bastante fresca e agradável. Tendo custado 6,99€, penso que foi o almoço mais barato que fiz por lá! Também provei um bocado do frango e das batatas e eram ambos bons, especialmente as batatas. Eram de milho, o que quer que isso signifique - só sei que eram deliciosas :P

Claro que a minha opinião pode estar ligeiramente toldada pelo facto de, como já referi, estar sem comer há imenso tempo na altura deste primeiro almoço, mas fiquei fã do restaurante :)

Em relação ao tempo de espera, o serviço foi bastante rápido, mas fui lá fora das horas de maior movimento (já passava das 14h).

Colonel Hathi's Advanced Pizza Outpost (menu aqui)


Quão adorável é a caixa da pizza?
Mais adorável só o que estava dentro: pizza em forma de Mickeeey \o/
Este é o tal menu infantil que pedi. Ficou por 8,99€ e trouxe tudo o que está na foto: pizza, água, salada e compota de maçã para sobremesa (havia outras alternativas para prato principal, bebida, acompanhamento e sobremesa; podem ver quais no menu). Como podem ver, a relação preço/quantidade compensa, e eu acabei por ficar bastante satisfeita!

Além disso, a pizza nos menus não-infantis é em forma de estrela - e penso que sabem que a vossa vida não estará completa até comerem uma pizza com o formato da cara do Mickey :P

A decoração é inspirada no 'Livro da Selva' e também é bem gira, embora tenha achado mais piada à do Timon & Pumba :)

Achei que demorou um bocado mais do que os outros restaurantes a que fui. Também fui ao jantar, que é quando há mais gente, mas ainda assim pareceu-me que o serviço era menos eficaz!

Earl of Sandwich
 (menu aqui)


Sandes + Menu Infantil de Pizza + Batatas à parte

A minha sandes, de chipotle, frango e abacate

Pizza que veio no menu infantil

Estas batatas também eram agradáveis :)
O Earl of Sandwich é fora dos parques, na Disney Village. Se passarem o dia inteiro no Disneyland Park pode ser inconveniente deslocarem-se até lá, mas até tem uma localização prática se estiverem por exemplo no Walt Disney Studios de manhã e no Disneyland Park de tarde, visto que fica relativamente perto da entrada dos dois e vão ter de sair de qualquer maneira. Eu fui lá duas vezes: nessa situação e no último dia, visto que fica perto da estação de comboios onde apanhei o RER logo a seguir.

Na primeira vez a minha opção foi a sandes de chipotle, frango e abacate que já mostrei na figura. Era deliciosa! Inicialmente pensei que o sabor (ou falta dele :P) do abacate pudesse ficar algo estranho no meio da sandes, até porque não sou a maior fã, mas não foi o caso. A sandes tinha um sabor bastante leve e agradável :)

O preço foi acessível: 6,95€ pela sandes, e 7,50€ pelo menu infatil (que incluiu a pizza, o sumo e a salada de frutas da foto; além da pizza havia a opção de escolher uma sandes, massa ou cachorro). Se optarem pelo menu, que além da sandes traz uma bebida e batatas fritas de pacote ou um brownie de sobremesa, ficará por 11,50€. Também há várias opções de saladas e wraps, todos por 7,95€ :)

Como é uma cadeia não associada à Disney não tem decoração temática, mas não deixa de ter um edifício giro - e podem ficar ao ar livre no terraço, embora não recomende porque quando estive lá andavam sempre abelhas a pairar e eu tenho medo :P

O serviço é bastante rápido, até porque tem aquele sistema de ter um disco que vibra quando o pedido está pronto, o que agiliza o processo.

2ª vez, logo antes de ir embora (snif)
'The Earl's Club'

'The Original 1962'

E a escolha do meu irmão, entrecosto com molho barbecue
Eu comi metade de cada uma das sandes acima (dividi com a minha irmã). Eram ambas bastante boas, mas mais enjoativas do que a anterior, que penso que foi a minha preferida de entre as três!

Quanto ao entrecosto, não é recomendado :P O meu irmão ficou a babar por ele da primeira vez que fomos lá (porque faz parte do menu de jantar e era hora de almoço), pelo que o pediu quando voltamos. Acabou por não gostar nada, e eu provei e também achei desagradável: o molho era estranhamente doce e enjoativo. Eu sei que o molho barbecue costuma ser algo doce, mas mesmo o meu irmão que é obcecado por ele não gostou. Fiquem-se pelas sandes :P

Toad Hall (menu aqui)


Menu infantil + fish & chips + hambúrguer vegetariano com salada

O peixe era delicioso, embora as batatas não fossem grande coisa!

Também fiquei fã do hambúrguer vegetariano :)
Eu dividi o hambúrguer e o peixe com a minha irmã e gostei de ambos. O peixe ficou por 9,99€ (e podia-se adicionar um segundo pedaço de peixe por 1€ extra, o que me parece razoável), assim como o hambúrguer vegetariano; o menu infantil ficou por 8,99€. A salada de acompanhamento que vêem na foto do tabuleiro é igual às servidas em todos os restaurantes, e no fim já estava algo enjoada do molho para temperar com que vêm (num pacotinho de aspeto algo duvidoso :P).

Este restaurante é bastante bonito, especialmente por fora! E achei o serviço rápido - no entanto, mais uma vez, não fui a uma hora muito concorrida.

Fuente del Oro (menu aqui)




Fajitas, 'loaded fries' e menu infantil (nuggets e arroz)

As batatas tinham feijão feijão vermelho, legumes, queijo cheddar e guacamole. Eram tãão boas!

A minha fajita :) As fotos estão um bocado más porque estava escuro, perdoem-me :P
Não me lembro bem dos preços e no menu não aparecem as opções 'à la carte', mas sei que as fajitas custaram cerca de 11€ e as batatas menos, por volta dos 10€. Ambas são bem guarnecidas; as fajitas vêm com 3 wraps + 3 pedaços de frango com pimentos e cebola + vegetais salteados (ou arroz mexicano) como acompanhamento, e a dose das batatas também é generosa. Achei as batatas com queijo e guacamole maravilhosas, mas talvez pareçam um acompanhamento mais do que uma refeição completa; para mim isso não foi um problema porque eu e a minha irmã dividimos as fajitas e as batatas :)

O menu infantil custou 8,99€, e para além do nuggets e do arroz veio com um sumo e uma embalagem de puré de maçã. A dose não é muito grande, mas o meu irmão gostou dos nuggets!

O ambiente também é giro, e o serviço foi muito rápido - um dos mais eficientes que encontrei.

Starbucks

Nos dois dias em que acordei lá tomei o pequeno-almoço no Starbucks, que ficava no meu hotel (o Cheyenne - também há um no Santa Fe). Não será a opção mais económica, mas queria beber um café quente e comer alguma coisa substancial, por isso ficar-me por umas bolachas ou uma barra das que levei não me pareceu uma opção muito tentadora :P

1º dia: panquecas, pain au chocolat, iogurte, sumo de frutos vermelhos, caramel macchiato e latte com leite de amêndoa
Como sempre, o que aparece na foto foi para dividir por três. Eu comi uma panqueca e 1/2 iogurte, e provei o macchiato e o latte. As panquecas eram muito boas, bem fofinhas! Também gostei das bebidas, principalmente do latte - achei o macchiato um bocado enjoativo.

2º dia: cinnamon roll, croissant, cheesecake de frutos vermelhos, sumo de maçã e dois lattes com leite de coco
Desta vez comi metade do cinnamon roll e metade do cheesecake, e bebi um dos lattes. Os bolos eram bastante bons!


Achei o latte novamente muito agradável. Pedi sempre sem açúcar, mas eles continuam a ser bastante doces (imagino que seja do leite, que já é adoçado). Ainda assim, não eram enjoativos, e sabia muito bem beber um café quentinho de manhã :)

Terminei assim as refeições completas, mas ainda tenho algumas fotos de comida/restaurantes/banquinhas demasiado giras para não verem a luz do dia, por isso aqui vão algumas fotos soltas :P

Gelataria mesmo fofa :D

Gelados - 1 de pistáchio e cheesecake e 1 de caramelo e café
Os gelados eram cremosos, mas alguns sabores não eram particularmente agradáveis (o de pistáchio e o de café). Além disso, decidi ir a esta gelataria pelo aspeto adorável e demorei i-m-e-n-s-o tempo a sair lá - só não desisti por ter investido demasiado tempo naquilo :P Nem sequer estava assim tanta fila, ou não teria ido para lá em primeiro lugar, mas cada pessoa demorava séculos a ser servida (e o staff resumia-se a uma pessoa). Valeu pela bolacha com a cara do Mickey :P

Bolinho de amêndoas com a forma do Mickey \o/

Quão adorável é isto? :D

Marshmallow & bolacha com a forma do Mickey :D
Estes três doces foram comprados na Boardwalk Candy Palace, na Main Street USA - se, como eu, têm como objetivo comer o máximo de coisas com a forma do Mickey possível, têm mesmo de passar por lá! Estes eram vendidos à unidade, mas havia também pacotes de bolachas com a forma do Mickey, bem como muitos outros doces temáticos - ótimas prendinhas para oferecer :) Nas lojas adjacentes, podem comprar desde roupa a artigos de cozinha. Claro que não voltei sem trazer uma forma com caras do Mickey comigo... :P

Banca adorável da Coca Cola :D

Coca-Cola de cereja. Era agradável!

Café super fofo. Estava fechado, mas pudemos entrar e sentar-nos nas mesas!

Compramos uns bolinhos na 'Cookie Kitchen', que ficava no mesmo sítio (embora o balcão fosse do lado de fora), e ficamos lá a lanchar :)

Bolo mesmo fofo em forma de estrela (não é nenhum Mickey, mas pronto) :P

Mini beignets recheados com Nutella <3

Eram deliciosos :D
Acho que vou ficar por aqui: a quantidade de fotos já está absurdamente grande. Enfim, perdoem-me, é o entusiasmo a falar :P

Comentários

  1. Meu Deus, só perdições =D

    Mas sim, lá dentro é tudo muito caro, pelo menos para nós, claro. Lá os ordenados são bem mais altos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Bem posso imaginar os preços!
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t