Avançar para o conteúdo principal

Produtos #59 - Oreos Proteicas da EU Nutrition


Há pouco tempo a EU Nutrition lançou umas novas oreos proteicas  - penso que já falei delas aqui no blog. Vieram em substituição das anteriores e são bastante diferentes em vários aspetos: ingredientes, informação nutricional, sabor/textura e mesmo nos sabores disponíveis (original e baunilha - antes apenas estava disponível a versão original). A embalagem também mudou, e os pacotes passaram a ser de 2 e não de 4 (o que pessoalmente me agrada, porque os antigos eram enormes e era raro comer as 4 bolachas de uma vez - assim são bem mais práticas para transportar).

Decidi fazer um post sobre as bolachas, até porque começou hoje uma nova campanha de ofertas em que as podem receber gratuitamente usando o meu cupão, euavela15. Recebem ainda os 15% de desconto habituais e possivelmente mais produtos, dependendo do valor da encomenda.

A tal campanha
Como de costume, vou dividir o post por tópicos, começando por...

Ingredientes e Informação Nutricional

Ingredientes das originais (os das de baunilha são parecidos, mas podem ver no site)

A nível de ingredientes a fórmula foi melhorada, para deixar de ter açúcar adicionado e óleo de palma (o pior deste último é mais o lado ambiental). A proteína utilizada passou a ser whey, a famosa proteína de soro de leite, em vez da de ervilha usada na versão anterior.

Não é preciso ir à lista de ingredientes de produtos proteicos deste género para saber que são bastante processados e devem ser ingeridos com moderação. Apesar de agora não terem açúcar adicionado nem óleo de palma, estas bolachas continuam a ter ingredientes como margarina, óleo de girassol e etc. Em geral, produtos como este têm realmente uma tabela nutricional mais 'amigável' (com mais proteína e menos açúcar), mas isso não significa que os devam consumir em exagero. Pessoalmente também não vejo como necessário cortá-los por completo da alimentação, até porque não há um alimento que deixe uma pessoa menos saudável por si só. É sempre uma questão de equilíbrio :)


Quanto à informação nutricional, não tenho o rótulo das antigas para comparar, mas penso que está semelhante. Ainda têm alguma gordura e hidratos, mas são bastante baixas em açúcar e a quantidade de proteína é considerável. No geral o perfil de macronutrientes é aceitável, embora não tão bom quanto o das barrinhas proteicas da mesma marca (que além disso têm uma lista de ingredientes bastante boa). De qualquer modo, as barras são um pouco mais 'elementares' por não terem recheio e etc, e imagino que seria quase impossível fazer umas bolachas deste género com um perfil tão bom quanto o das barras.

Sabor e Textura - Originais


Posso só interromper uns segundos para mencionar o quão adorável o símbolo da marca fica nas bolachas? :P
Começo pelas originais, uma vez que é mais fácil compará-las com a versão anterior.

Em termos de sabor são bastante diferentes. Nota-se que passaram a ter whey, porque têm aquele ligeiro aftertaste caraterístico desta proteína - se bem que notei mais inicialmente, agora que já estou habituada quase não reparo. De resto, gosto do sabor.

Quanto à textura, é um pouco menos crocante do que a das antigas. Por outro lado, a parte de bolacha é mais fina e homogénea (antes a bolacha era mais alta no meio), e o creme está distribuído mais uniformemente.

No geral ficaram aprovadas. Acho que não são tão boas quanto as antigas, mas independentemente disso gostei bastante delas :)

Se não experimentaram ainda, sugiro que não provem a pensar que serão parecidas às outras, porque não são. A minha mãe, por exemplo, gostava das antigas e não gosta destas - já a minha avó disse que estas novas eram (e passo a citar) 'maravilhosas, quem é que não gosta disto'. :P


Sabor e Textura - Baunilha



A versão branca é semelhante à original, embora, claro, tenha algumas diferenças a nível de sabor. Fiquei fã de ambas, mas admito uma ligeira preferência por estas, de baunilha! Têm um sabor mais  leve e ligeiramente amanteigado, não sei explicar. São deliciosas :)



Utilizações

Claro que podem comer as bolachas diretamente do pacote, mas também podem usá-las em receitas ou como topping nas mais variadas coisas. Desta forma, deixo algumas das minhas sugestões preferidas :)

Algumas das fotos são de coisas que fiz antes de as oreos serem renovadas (ou seja, que têm as bolachas antigas e não as novas), mas ficam aqui na mesma, uma vez que resultarão igualmente bem com estas!

Cheesecake de oreo

Bolachas de manteiga de amendoim recheadas com oreos

Brownies de Oreo
Batido de oreo
Para fazer este batido usei 250ml de leite de aveia de baunilha da Joya e 4 oreos proteicas (das antigas, mas podem usar as novas). É mais uma espécie de leite achocolatado do que um batido, mas vocês percebem! Sendo bastante docinho, também funcionará bem como calda para um bolo de chocolate, por exemplo :)

Papas de aveia de bolacha maria com oreos proteicas como topping

Papas de aveia desenformadas com oreos brancas proteicas

Fluff de whey de chocolate branco com oreos proteicas
Bolo de bolacha maria e café no microondas com chocolate negro & oreos proteicas
Acho que já perceberam a ideia, embora pudesse continuar com o desfile de coisas que ficam boas com estas bolachas por cima tudo. Deixo só a sugestão de colocarem oreos proteicas esmigalhadas em cima de gelado de banana - não tenho nenhuma foto, mas prometo que é uma combinação divinal ;)

Penso que não tenho mais nada a dizer acerca das oreos - aliás, este post já ficou surpreendentemente extensivo para um post sobre bolachas, mas o que fazer quando se tem tendência para divagar :P

Espero que tenham gostado. Se quiserem, podem partilhar comigo a opinião sobre este produto nos comentários, nas redes sociais ou por e-mail :)

Comentários

  1. Com certeza uma delícia!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já provei mas sou sincera, preferi mesmo as da prozis. Que vício!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia mas sinceramente assustou me as calorias que duas bolachinhas dessas têm...
    Não serão boas aliadas para quem quer perder peso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/tortilha-de-curgette.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t