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Massa de Tamboril e Camarão (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Para variar, trago-vos a receita que fiz ontem numa dose grande para ficar para a semana. Desta vez a preparação foi de um prato só, mas muito completo - tem vegetais, peixe (e marisco), massa integral,... É uma daquelas refeições de conforto de um tacho só :)
Além do habitual refogado, lembrei-me de utilizar couve-flor e cenoura no 'molho', com o objetivo de o deixar mais cremoso e consistente - resultou muito bem! O sabor não fica de todo estranho e a cor ficou linda, modéstia à parte :P
Coloquei ainda beringela aos pedaços, e achei que combinava bem com o resto. No entanto, se não forem fãs podem omitir ou trocar por outros vegetais - com courgette, por exemplo, também deve ficar ótimo!
Deixo então a receita :)




Massa de Tamboril e Camarão (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para 2 doses

Ingredientes:
[  60g de couve-flor
[  40g de cenoura
[  1 cebola pequena
[  1 dente de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 de pimento (usei uma mistura de vermelho e amarelo; podem usar das cores que quiserem, desde que o total seja 1/4 de pimento)
[  1 tomate pequeno
[  Água a ferver
[  Sal (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)
[  50g de massa integral (ou massa sem glúten, para a versão sem glúten; pode ser de milho, por exemplo)
[  200g de cubos de tamboril
[  1/2 beringela
[  60g de camarão
[  100g de mexilhão
[  2 colheres de sopa de sumo de limão

Preparação:
| Cozer a couve-flor e a cenoura em água com sal (até sentirem que estão moles ao picar com um garfo; a cenoura deve demorar um pouco mais). Escorrer e reservar.
| Picar a cebola e o dente de alho. Colocar ambos num tacho pequeno e levar a refogar a lume baixo num fio de azeite.
| Picar o pimento e adicionar à cebola assim que esta esteja translúcida.
| Partir o tomate aos pedaços e adicionar ao refogado, juntamente com um pouco de água quente. Deixar cozinhar bem.
| Transferir o refogado para o copo de um processador/liquidificadora (ou varinha mágica) e adicionar também a couve-flor e a cenoura previamente cozidas. Triturar tudo.
| Devolver a mistura ao tacho; temperar com sal, salsa, manjericão, orégãos e pimentão-doce e adicionar água a ferver.
| Assim que o preparado começar a ferver, adicionar a massa.
| Descascar a beringela e cortá-la em cubos pequenos. Juntá-la, bem como o tamboril, ao tacho (cerca de 5 minutos depois de terem adicionado a massa; podem adicionar mais água quente, se necessário).
| Quando o tamboril e a massa estiverem quase prontos, juntar também o camarão e o mexilhão. Deixar cozinhar durante mais uns minutos, até que tudo esteja cozido.
| Retirar do lume. Adicionar o sumo de limão, retificar temperos se necessário e servir.



Como já disse no início do post, o molho ficou bem cremoso, devendo-o em grande parte à couve-flor e cenoura que tem. O sabor também fica ótimo: como ambos os vegetais são bastante neutros, o sabor predominante é o do marisco. Adicionalmente, o molho é uma excelente alternativa aos à base de natas, que têm uma quantidade muito superior de gordura. Penso que ninguém diria que tem vegetais se não o soubesse de antemão!
De resto não há muito mais a dizer. É um prato bastante simples de preparar e uma ótima opção de comfort food saudável, por isso não deixem de experimentar :D
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Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 363kcal
Proteínas: 35.3g
Hidratos de Carbono: 37.4g 
-       Dos quais açúcares: 10.1g
Lípidos: 8.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.2g
Fibra:  9.2g
Sódio:  338mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma dose ou metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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Comentários

  1. Que bela e colorida massa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/10/world-bread-day-e-um-pao-pizza-de.html

    ResponderEliminar
  2. Excelente! Tem mesmo bom aspecto =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tem um ótimo aspeto mas se fosse eu não resistia a acrescentar uma boa mão cheia de coentros ou salsa para dar mais cor ao prato! ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  4. Comida de conforto para estes dias frios! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

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