domingo, 7 de outubro de 2018

Preparação de Refeições #5 - Pataniscas de Bacalhau com Arroz Basmati de Espinafres



Hoje venho partilhar mais uma sugestão de preparação de refeições (a que fiz na semana passada, como já é costume). Desta vez a escolha recaiu sobre pataniscas de bacalhau e arroz basmati de espinafres (eu sei o que estão a pensar - uau, não é um estufado :P).

Versão prato e tacho :P
Visto que o intuito da rubrica é partilhar refeições saudáveis, provavelmente já imaginaram que as pataniscas não terão sido fritas. Na verdade segui uma receita antiga (esta), em que as cozinhei na frigideira antiaderente. Também de acordo com a tal receita, usei polvilho doce em vez de farinha de trigo, mas podem substituir por outra farinha ao vosso gosto - aveia, por exemplo, deve resultar muito bem!

As pataniscas ficam muito boas. Até tenho a dizer que ficaram mais que aprovadas pela minha avó, que se fartou de elogiá-las, e toda a gente sabe que as avós são a autoridade suprema na matéria das pataniscas. ;)

*Close-up do seu bom aspeto*
Para me dar para mais refeições, aumentei as quantidades dos ingredientes - não duas, mas três vezes, resultando num total de... 42 pataniscas :P (em minha defesa, não foram todas para mim!)

Pode parecer aborrecido e moroso fazer 42 pataniscas, mas na verdade não demorou assim tanto tempo, porque usei a minha bela frigideira:

~bela frigideira~
Acho que já falei várias vezes da frigideira aqui, mas mais uma não faz mal :P Como eventualmente já saberão, comprei-a depois de me fartar da minha frigideira anti-aderente minúscula. Só o facto de não demorar 2 horas a fazer panquecas uma a uma já tornou esta compra num sucesso :P

Muitas vezes perguntam-me acerca ela, especialmente no Instagram, por isso deixo aqui foto. Foi comprada no E. Leclerc, e custou cerca de 15€. Em termos de qualidade acho-a ótima: as panquecas descolam muito bem, assim como os crepes que já fiz nela. 

É uma frigideira só para estas coisas (porque os lados são baixinhos e por isso não dá para 'cozinhar' nela), mas isso não é necessariamente mau. Quando se começa a usar frigideiras anti-aderentes para outros efeitos que não fazer panquecas (ou semelhantes), estas começam a ficar com riscos e marcas de uso e perdem o efeito anti-aderente. Parece-me que o facto de esta só ser usada para isso (aliado a ela ser tão boa que passá-la por água é quase suficiente para a limpar) a vai fazer durar uns bons anos :)

Mas de volta às pataniscas: consegui fazer umas 8 de cada vez na frigideira, por isso em cerca de 5 'fornadas' estava tudo pronto. Claro que mesmo assim é preciso tempo, mas é tempo que se gastaria com juros noutros dias, por isso vale a pena! Além disso, se for só para uma pessoa não precisam de fazer uma dose tão exagerada como eu fiz :P

Quanto ao arroz...

(também merecedor de um close-up, claro ;))
...Publiquei a receita esta semana. Eu sei que ando a abusar nas receitas de coisas ridiculamente básicas, mas houve várias pessoas a experimentar e dar um feedbacak positivo, por isso não são assim tão inúteis :P

O arroz fica delicioso mesmo quando aquecido no microondas, por isso é uma boa opção para quem prepara refeições com antecedência (assim como as pataniscas).

Agora vamos aos pratos. Eu comi esta comida num total de cinco refeições (uma por cada dia da semana - por vezes almoço, por vezes jantar). Na maior parte das vezes juntei alguns vegetais, uma vez que as pataniscas e o arroz não têm muitos. Não tirei fotos de todas as vezes, mas tirei em três delas. Deixo-as aqui para se quiserem tirar ideias:

As pataniscas e o arroz com uma mini-salada de alface e tomates cherry coloridos

Novamente as pataniscas e o arroz, desta vez com salada de alface
Como podem ver, a minha escolha de vegetais recaiu muitas vezes sobre saladas frias - são muito práticas e dão para preparar na hora, basta ter os ingredientes no frigorífico. Sugestões igualmente práticas são por exemplo palitos de cenoura, rodelas de pepino,... Vocês percebem a ideia :P

Na sexta-feira, como foi feriado (\o/), decidi terminar os restos em grande e fazer um acompanhamento diferente do arroz. O resultado foi este:

Pataniscas com zoodles salteados com cogumelos
Já tinha saudades de fazer zoodles! Não tenho feito em parte por não me lembrar e em parte por o supermercado a que vou normalmente só ter courgette enormes, que preciso de cortar para colocar no tubo do espiralizador (costumo cortar só as pontas e colocá-las inteiras, com casca e tudo). Também não acho as courgettes grandes tão boas para este tipo de coisas, parecem-me menos saborosas e regra geral têm mais sementes. No entanto, esta semana fui ao Lidl e havia lá umas pequeninas mesmo perfeitas para espiralizar, por isso aproveitei :)

Muita gente me perguntou pelo espiralizador que tenho. Já escrevi um post sobre ele aqui; também é do Lidl, mas não está à venda de forma permanente, apenas em campanhas temporárias. No entanto, já reparei que irá estar à venda a partir de amanhã, por isso se quiserem comprar já sabem!


A preparação não podia ser mais simples - apenas salteei cogumelos frescos em alho e azeite e depois adicionei os zoodles. Não é suposto a courgette ficar muito mole, por isso não deixem muito tempo ao lume!

E assim concluo mais um post sobre preparação de refeições. Espero que dêem a devida apreciação ao meu esforço de publicar semanalmente nesta rubrica, em contraste com o desastre dos primeiros tempos :P

6 comentários:

  1. Belas sugestões! :) Essas pataniscas já me tinham ficado debaixo de olho quando as publicaste e agora voltam a ficar! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  3. yummy! vir aqui deixa-me sempre com fome! adoro pataniscas!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  4. Tem tudo imenso bom aspecto :o

    Tenho P & R ali no Reino, vem fazer uma perguntinha ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...