sábado, 9 de maio de 2015

Pudim de Microondas (Saudável, Paleo, Sem Açúcar Adicionado, SemGordura Adicionada, Sem Glúten, Sem Lactose)


Eu tenho um mecanismo extremamente funcional de seleccionar receitas pré-existentes para fazer, do qual constam 6* passos. O primeiro é lembrar-me de alguma coisa e o segundo é pesquisar pelas receitas dos anglofalantes que, totalmente desinteressados do que ganham com isso e apenas envolvidos pelo seu encanto genuíno resultante do assoberbamento por comer o resultado final, incluem no título «The Best (...) Ever». 
(E eis a razão pela qual eu não gosto de fazer receitas tradicionais portuguesas que não tenha visto listadas como motivo legítimo de desmaio num blog nacional - parece que o povo cá não é tão gabarola, e é-me mais difícil querer imenso fazer uma receita quando o seu autor não é um entusiasta dela.) 
O terceiro é guardar as 10 receitas que mais me parecem ser «A. Melhor coisa. De todos os tempos.» no Pocket, uma aplicação super útil que apela ao meu lado organizado ao permitir categorizar cada receita com 50 (número ilustrativo, não sei se tem limite) etiquetas - «sobremesa», «favoritos», «chocolate», «favoritos mais recentes», «aniversário», «favoritos ainda mais recentes» são alguns exemplos que expressam bem o que acontece depois. Numa primeira fase de maturação das receitas, estão na categoria «expressão material sendo aguardada ansiosamente». Depois pesquiso outras receitas e adiciono também, o que faz com que se acumulam por não ter oportunidade de as fazer todas. Passado algum tempo todas as minhas receitas têm a tag «favoritos», pelo que acho por bem criar uma nova de modo a não me esquecer do quão rapidamente tenho de as fazer - e eis como se formam estratos de coisas (que diferem por questões temporais e não qualitativas, o que faz totalmente muito sentido) a aguardar um novo rasgo de «quero taanto fazer isto».
Claro que também há receitas que consigo fazer antes de as deixar cair no esquecimento, ou não faria nenhuma. E eis a história de como, num belo dia de sol, eu fiz pudim. 

*Confesso que o número é meio aleatório, perdi-me na contagem lá para o meio do antepenúltimo parágrafo.


O meu pudim tem brilho de golfinho. Invejem-me. 




Pudim de Microondas
Para 2 doses, um mini pudim

Ingredientes:
[  100 ml de leite, vegetal ou não*
[  1 ovo
[  1 colher de chá de mel ou 1/2 colher de chá de passas (ou a gosto, provem e vejam se está doce o suficiente)
[  1 colher de café de essência de baunilha (opcional)

Preparação:
| Com uma varinha mágica, processador ou liquidificadora, triturar todos os ingredientes (creme de coco, ovo, mel/passas e baunilha).
| Coar para um recipiente que possa ir ao microondas e levar ao microondas durante 1 minuto e meio a dois minutos.
| Retirar e levar até ao frio até arrefecer. 

*Escolham um leite de que gostem. Usei de coco, cuidado com a marca porque há alguns que sabem muito mal (*tosse* o da marca do E. Leclerc *tosse tosse*).






A receita do pudim foi inspirada na do facebook da Ana Filipa Silva, assim como o seu soberbo antecessor bolinho de banana. Essa é uma razão pela qual não me esqueci - a pressão acutilante da foto de uns pudinzinhos deliciosos não o permitiu. E agradeço-lhe por isso, porque isto é muito bom!
Em vez da essência de baunilha podem usar o que quiserem para dar sabor - café, cacau, coco, limão,
canela,... É o que preferirem.
Acho que o pudim tem uma textura caraterística de pudim, nem parece ter sido feito no microondas. Não dá para ver bem nas fotos, mas a textura é levemente porosa e esponjosa, húmida como a de um pudim «com furinhos». O sabor é abaunilhado (se puserem essência de baunilha) e muito agradável, até porque não se sentem as passas (eu não gosto nada do sabor caraterístico das passas). Já repeti a receita 3 vezes e gosto muito :) da primeira vez usei mais passas (10g) e foi mesmo demasiado doce, assim está muito bem, apesar de poder parecer pouco - acaba por rondar os 2,5g de passas, mas adoça bastante bem. Escolham um leit de
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1/2 pudim)
Energia: 122kcal
Proteínas: 3.8g
Hidratos de Carbono: 2.4g
-       Dos quais açúcares: 1.9g
Lípidos: 14.2g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 12.2g
Fibra: 0.5g
Sódio: 35mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 80g, 1/2 dose, 1/2 pudim ou metade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________



30 comentários:

  1. Adorei esta receita Avelã!! Vou roubá-la e experimentar umas quantas variações que já tenho aqui a fervilhar na cabeça ;) hehe

    ResponderEliminar
  2. Ficou fantástico!!! ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei mas eu vou trocar as passas por outra coisa. Ainda estou a germinar :D Mas muito boa a receita simples e fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste :D Na receita original era stevia, mas eu não gosto e prefiro não usar adoçantes. Também acho que deve ser bom com outras frutas secas (alperces, figos, sultanas brancas, ameixas secas, tâmaras, até ananás ou coco desidratado) ou mesmo banana, mel, maple syrup, alguma coisa assim... De qualquer das maneiras a quantidade não é muita. Se experimentares diz qualquer coisa :D
      Bom fim-de-semana! :)

      Eliminar
  4. Será que posso usar tâmaras? Aí uma ou duas tâmaras, talvez? :)

    O pudim não sabe nada a coco? É seguro fazê-lo para o meu senhor coco-que-nojo? :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que com tâmaras deve ficar bom :) eu acho que até só usava meia tâmara :P da primeira vez fiz com uma colher de sopa mal cheia de passas (mais ou menos 10g) e achei horrivelmente doce. Por isso desta vez usei pouquinho, umas 2,5g e ficou bem... Portanto não usava sequer 1 :P vê mais ou menos o tamanho :)
      Eu acho que não sabe nada a coco :P mas se preferires podes tentar usar de amêndoa ou assim. Não sei é se não é muito «aguado»... :P
      Beijinhos e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  5. Avelã, já te disse o quanto gosto de ti?
    Era mesmo de uma receita destas que eu estava a precisar... simples, saborosa, pouco pecaminosa, e sem ir ao forno! Perfeito para mim, além disso parece-me ser super rápida para fazer assim num instantinho e comer passado um tempo como sobremesa :)
    Diz-me só uma coisa... o creme de coco é aquela parte de cima do leite de coco, certo?
    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que acertei ;) também gosto destas coisas, rápidas e boas :D e sim, é muito rápido, demora literalmente 3 minutos (ou menos) e arrefece logo :)
      Eu uso creme de coco, que é como o leite mas com menos água. Também é essa parte de cima da lata, mas nesse caso eu poria um bocadinho da água também (mantendo o total de 100ml) porque isso é muito mais espesso - o creme que usei tem a consistência de iogurte, e o que fica no topo das latas (a não ser que as minhas sejam «especiais») é tipo pedra. :P
      Igualmente :D

      Eliminar
  6. Ficou mesmo bem bonito e eu gosto do sabor das passas,por isso, se calhar nem ia coar para poder sentir os pedacinhos.
    Também gosto muito de receitas " best... ever": levam-me logo a querer experimentar.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  7. Que fofo, bonitinho.
    Em vez das passas também se poderá usar tâmaras, adoro adoçar com elas.
    E que fácil e rápido :) eu tenho uma lista infinita de receitas a experimentar, perco-me nelas todas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa tenho uma alérgico a coco (gosto tanto do meu amorzinho que nunca faço nada com coco!) mas desta vez quero lá saber, vou fazer esse pudim, está mais do que decidido! Com passas, sem passas, o que interessa é que não passe sem o fazer!! Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até experimentava fazer com leite de amêndoas ou assim, deve ficar bom. A original levava leite em pó, eu é que preferia cortar nos lacticínios :) o problema é que o leite de amêndoa não é tão denso nem tão rico em gordura, por isso não sei se fica igual - mas bom deve ficar :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. E nem te falo da minha lista de receitas que pretendo fazer nos próximos tempos senão nunca mais saía daqui, mas uma coisa te garanto, são tantas que não consigo selecionar apenas 10 para estarem no topo da lista!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Top10? Eu não conseguia fazer um top100 :P depois do teu comentário estive a contar por curiosidade as receitas que tenho guardadas e no total são 3205, sem contar com outras que tenho guardadas em foto, na barra de marcadores e em livros de culinária ou só em ideia (essas estão num monte de listas com rabiscos :P) e não me apeteceu contar :P

      Eliminar
  10. Adoro receitas rápidas e cheias de sabor! Fiquei encantada com o teu pudim!
    Não sei se encontro facilmente creme de coco à venda, tenho de ir investigar :)
    Um beijo grande
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo comprar nas grandes superfícies comerciais, mas também podes fazer a partir de leite de coco - deixar repousar a lata no frigorífico até fica a parte mais densa em cima.
      Ainda bem que gostaste :D beijinhos e bom domingo ;)

      Eliminar
  11. Muito bom aspecto e com o sabor do coco ainda melhor!
    Tenho que comprar esse creme de coco para experimentar.

    ResponderEliminar
  12. Por amor de deus, e quem diz que fazer pudins é dificil e dá trabalho? :o
    Que receita tão simples de fazer!!!!! Não gosto é muito de creme de coco, vou tentar ver algo a substituir! :(

    ResponderEliminar
  13. Deve ser tão bom =)

    Brilho de golfinho? hahah

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. E ficou tão bonito!
    Tão simples e tão bonito!
    Eu fiz uma vez um e não atinei com ele! Assim até dá gosto fazer.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Nhami nhami nhami nhami tem cá um aspectooo =D
    Daqu a nada vou comprar batata doce para tentar fazer as chips no forno =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. que bom aspeto e assim bem rápido e tal..humm inveja...comia agora um :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  17. Tenho de experimentar! Parece-me muito bem ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Nossa que delicia, simples, fácil de fazer e adoro passas. Gosto muito de tudo que leva coco e fiquei bem interessada nessa receita. Ficou lindo, super delicado. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Hummm, ficou com um aspecto de "a melhor coisa de todos os tempos", como vc disse acima kkkk
    Adoraria experimentar uma fatia!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  20. Avelã, para já fico como seguidora. Mais tarde vou passear pelo blog que é apelativo e diferente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Menina - não sei o teu nome e chamar-te avelã ... não sei ... - não sou, nem posso ser , particularmente adicta aos doces, mas a descrição que fazes deste pudim é deliciosa!

    O Continente deve o seu nome ao café piolhoso ( mas com net!!!!) que frequento. Deve ser semelhante ao teu, ao dos quartos de bolos jurássicos!
    Gostei muito de te conhecer.

    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  22. Olá! Eu tentei fazer isto 3 vezes e ficou sempre leite liquido.consegues explicar-me qual foi o problema??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tenho pena que tenha corrido mal, com tão poucos ingredientes não vejo o que será :/ Talvez a potência do microondas seja demasiado baixa e o pudim precise de mais tempo para cozinhar...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...