quinta-feira, 7 de maio de 2015

Whole30 - Pós-Treinos


E, depois da fabulosa compilação de pré-treinos, segue-se um igualmente fabuloso (mas em que os animais não falam - que cruel) conjunto de sugestões para pós-treino.
A recomendação «oficial» é uma refeição pequena 15 a 30 minutos depois de um treino. Deverá conter proteína de fácil digestão (quantidade semelhante à das refeições) - dou preferência a carnes magras, especialmente peito de frango, peixes não gordos e ovos - e vegetais/tubérculos ricos em hidratos de carbono como batata, inhame, mandioca, cebola, nabo, beterraba, abóbora, cenoura, etc. (em quantidades - que devem ser medidas em termos de quantidade de glícidos e não do alimento, visto que a proporção varia - adaptadas às necessidades individuais; podem ter uma noção aqui). Não se deverá ingerir fruta ou muita gordura nesta refeição. 
Dito isto, apresento-vos: comida. 

Escamudo do alasca à gomes de sá (isto soa ridículo) (ou seja: peixe, ovo, batata normal, cebola e o mínimo de azeite possível).  A receita não está no blog, mas como não é escandalosamente boa não vou publicar. Remeto-vos antes para o peixe à brás - esse sim, é surrealmente delicioso (e semelhante, até podem acrescentar batata OU - e sou parcial - mais cebola. Quem é que tem ideias brilhantes?)

Atum (enlatado em água, podem ver qual é aqui) e CHIPS DE INHAME (primeira vez que provei - imaginem o meu fascínio. Melhor. Coisa. De sempre.). 

Puré de abóbora e couve-flor (sim, comi puré com colher) e um corte magro de vitela. A receita do puré ainda vai aparecer por cá!  

Personal favorite: tortilhas de batata-doceee :D 

Hambúrguer de frango (só com frango, não as miscelâneas dos hipermercados) e chips de mandioca (o quanto eu gosto disto!). 
Espero que tenham ficado elucidados ;) se tiverem alguma dúvida podem contactar-me por e-mail (ali do lado direito, totalmente sem o m de .com estupidamente separado do resto) ou Facebook!

12 comentários:

  1. Gostei de todas as sugestões e comia um bocadinho de cada uma agora mesmo! Sabes, ontem comentei com o meu marido sobre as chips de inhame! Ele gosta muito de inhame cozido e depois cortado em rodelas e de seguida fritado (que é como quem diz só tostar um bocadinho na frigideira) e finalmente gosta de rematar polvilhando um pouco de açúcar (eu dispenso esta parte!)! E de facto ele ficou tão estupefacto como eu porque é um alimento que nós conhecemos bem, que usamos muito aqui nos Açores e nunca nos ocorreu tal coisa! Ficou na lista para fazer assim que tivermos inhames! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com essa sugestão «entalada», tenho de fazer também! Não sabia que se comia doce :P
      Pois, aí é bem popular! Aqui não se usa nada, estão a um canto no supermercado e são um bocado caros :P nem sabia bem o que fazer com ele, mas ficou muito bom assim! Recomento vivamente :D

      Eliminar
  2. Gostei muito das dicas :) Só faço um reparo: podes e deves ingerir fruta porque são hidratos de absorção rápida e o organismo, após o exercício físico, precisa deles ;)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post é feito na sequência do programa alimentar «Whole30» que, e é um facto, desaconselha vivamente o consumo de fruta no pós-treino. Toda a estrutura que descrevi não é criada por mim, mas sim pelos autores do programa :)
      ...Quanto a ser aconselhável ou não, acho que é debatível :) mas eu sei que normalmente é essa a ideia, até foi mais por isso que fiz estes posts... As recomendações do Whole30 diferem um bocado do que é habitual. Também sempre tive mais ou menos essa ideia, embora não muito fixa... Acho que é geral. Percebo as duas perspectivas :)

      Eliminar
  3. O difícil e escolher. Esta tudo com tao bom aspeto.

    ResponderEliminar
  4. Aquelas tortilhas de batata doce chamam por mim, já o treino não :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã!!
    Menina, você realmente está caprichando!! Comida tem que convencer a gente no olhar!!!
    Beijo e muitos bons treinos pra ti! =)

    ResponderEliminar
  6. essas tortilhas de batata doce e as chips de mandioca para mim tiram me do sério, tem um aspeto mesmo bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  7. Olá avelã,

    Adoro estas sugestões do pós-treino, já que vi que ando a comer mais ou menos direitinho depois dos meus treinos e essas sugestões parecem-me deliciosas... Só desconhecia a parte da fruta, mas por acso nunca inclino para comer fruta depois... Apenas gosto de comer banana mas é antes de...
    Os teus hambúrgueres são qualquer coisa de saudável :-) Picas e moldas em casa esses de frango ou pedes no talho para te picar e moldar???
    e as tortilhas de batata que me andam aqui atravessadas? Já te disse que experimentei mas me saíram mal, mas da próxima vez já não me escapam, só ainda não consegui repetir...
    Mas já tenho 1 mini-frigideira nova... Para fazer estas coisas, para fazer pastelões e panquecas a ver se elas me ficam mais altas e não se abrem tanto... Uma frigideira assim mesmo pequenina (tipo só para 1 pessoa) andava-me a fazer imensa falta e nunca tive uma assim...

    Gosto imenso destas sugestões!

    Beijinhos e bom fim-de-semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem defenda que se deve comer fruta no pós-treino, isto é apenas a regra no Whole30. Normalmente o recomendado mesmo é HC de elevado IG, mas no Whole não é isso que defendem, assim como também não o é no pós-treino - havendo igualmente quem ache que é a melhor opção. :)
      Já fiz em casa, mas agora peço no talho. Com carne vista por mim e sem extras :P dá menos trabalho e ficam mais direitinhos! Costumo pedir de vitela ou de frango. Gosto imenso e são muito práticos!
      Eu faço com uma mini frigideira também :D para além de ser bebé e adorável dá jeito, é mais fácil de virar e fica mais giro :) mas para panquecas até prefiro uma frigideira grande, assim faço imensas de uma vez! Desde que a massa não seja melindrosa :P nunca fiz panquecas na pequena, acho que não dá muito jeito... mas boa sorte para essas experiências todas! Por acaso não costumo ter problemas a virar, e faço muitas vezes... Portanto de certeza que consegues também ;)
      Ainda bem que gostaste :D
      Beijinhos e igualmente :)

      Eliminar
  8. "em quantidades - que devem ser medidas em termos de quantidade de glícidos e não do alimento, visto que a proporção varia - adaptadas às necessidades individuais" gostei muuuuuuito muuuuito dessa parte :p

    Estou a ler agora um livro "energia paleo" vamos lá ver com ideias é que sou sair de lá, confesso que não estou muito virada para o lado da paleo..tudo vai depender do caso! :)
    Essas tortilhas de batata doce hmmmm *-*, porque que a batata doce é tãooo boa e torna tudo quase perfeito??? OMG xD

    ResponderEliminar
  9. Adoro adoro adoro!

    Quem me dera no dia a dia fazer pratos assim...

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...