Avançar para o conteúdo principal

Livros #1 - Desporto e Alimentação Saudável (Fnac)

No dia do livro, celebrado amanhã, dia 23 de Abril, a Fnac vai ter 20% de desconto direto em todos os livros (espero não ter provocado nenhum ataque com esta revelação tão inesperada do tipo de produtos em desconto). 

A Fnac, a propósito desta iniciativa, convidou-me a partilhar com vocês alguns livros relacionados com um estilo de vida saudável. A maioria dos que tenho são literários, mas é inegável que alguns com aplicações práticas podem ser bastante úteis, e já tenho algumas aquisições em mente (além de alguns em posse)!

Assim sendo, aqui está uma publicação com alguns livros que eu considero interessantes e potenciais boas compras - alguns que eu tenho, outros que não tenho mas me parecem bons (ou sobre os quais já li opiniões positivas e que gostaria de ler).

Tentei escolher livros com abordagens diferentes sobre o mesmo tema porque acredito que a escrita neste tipo de livros sobre o estilo de vida costume ser tendenciosa (seja em menor grau ou inclinando-se para um puro brainwashing) e não será boa ideia tomar decisões baseadas num livro apenas (ou num documentário, por exemplo). Parece-me sempre bom contactar com perspetivas diferentes de forma a evitar a dogmatização, dentro do possível.

De ressalvar que este post é algo publicitário, mas os livros que aqui estão foram escolhidos por mim por os achar realmente pertinentes, adequados ao blog e com bases bastante sólidas (por isso não façam scroll à espera de encontrar a 'Dieta dos 31 Dias' :P). As descrições também foram escritas por mim, tendo em consideração o que eu li dos próprios livros ou as opiniões e descrições que encontrei online (acho que as escolhas foram bastante fundamentadas, visto que coloquei algum tempo de pesquisa nisto).

Basta carregar na imagem de um livro para o ver no site da Fnac, onde podem obter outras informações sobre ele (como preço, autores e sinopse) e eventualmente encomendá-lo.

Alimentação

A Dieta do Paleolítico
Não sei se já tiveram a oportunidade de contactar com o estilo de vida paleolítico (paleo para os amigos), mas imagino que sim, uma vez que nos últimos tempos tem havido um boom da sua popularidade. Este livro, escrito por um professor da Universidade de Colorado que estuda este assunto há mais de 20 anos, explica um bocado a abordagem associada à dieta, desde as bases históricas à alimentação que sugere. Desafiando conceitos básicos, como 'o leite faz bem' ou 'os cereais são necessários', o estilo paleo tem conquistado cada vez mais gente, pelo que atualmente se pode ver cada vez mais transformações mentais e físicas de sucesso pelas redes sociais que são resultado desta ideologia.

Alimentação Vegetariana Versus Alimentação Tradicional
Este é um livro recomendado pela AVP (associação vegetariana portuguesa). Defende uma alimentação vegetariana, dizendo que que esta pode ser saudável e equilibrada, ao contrário da crença popular. Sinceramente pareceu-me interessante, não só porque a perspetiva de aliar motivos éticos a benefícios em termos saúde é tentadora mas também porque, convenhamos, todos nós temos uma certa resistência natural (e utilizo aqui 'natural' referindo-me à influência do ambiente social em que vivemos, não a raízes biológicas) a este tipo de alimentação. Embora nunca tenha sido vegetariana, é um regime alimentar que considero muito válido.

O Fator pH
Defendendo uma dieta alcalina sem alimentos processados, a autora, Rita Boavida, defende que esta é a solução para vários pequenos problemas, desde cansaço a unhas fracas ou oscilações de humor e eventualmente excesso de peso, para quem o tenha. Este livro vem acompanhado de dezenas de receitas elaboradas de acordo com o prisma de que o pH demasiado baixo do sangue (acidez) é prejudicial e de que o que comemos deve ser escolhido de forma a equilibrá-lo.

Cérebro de Fibra
Podem reconhecer a primeira parte do título deste livro devido ao seu famoso primo, 'Cérebro de Farinha'. Apesar de os dois se encontrarem na mesma linha de pensamento (ou seja, o conteúdo é complementar e não contraditório), este trata mais particularmente da importância do equilíbrio da nossa flora intestinal, chegando ao (ambicioso) ponto de dizer que este será a chave para a cura de condições como o autismo e a demência. Este livro, como o são em maior ou menor grau todos os livros sobre alimentação que aqui coloquei, é assertivo e firme no ponto de vista, sugerindo que muitos dos males da saúde humana (incluindo depressões ou dores de cabeça) desapareceriam com a colocação em prática destes princípios.

Desporto

Nascidos Para Correr
Comecei a ouvir falar muito deste livro há uns tempos e entretanto tive a oportunidade de o folhear. Enquanto corredora (modesta e lenta, mas corredora) fiquei com curiosidade em relação a ele, e depois de ter tido a oportunidade de satisfazê-la posso concluir que o ponto de vista é muito diferente e cativante. O exemplo dado é o de uma tribo cujos membros têm uma saúde excecional e correm longas distâncias com frequência, com o pequeno detalhe de o fazerem descalços. É apresentada como solução para lesões a corrida sem calçado (ou com calçado minimalista), sendo a culpa destas atribuída às dispendiosas sapatilhas específicas para corrida - incluindo as de grandes marcas.

O Meu Guia de Yoga
Outro que me pareceu muito bom. Tenho algum interesse no yoga (admito, muito pelas acrobacias profissionais do avançado), e pode ser uma prática muito completa. Já fiz através de vídeos online de instrutores, mas parece uma ótima ideia adquirir conhecimentos do assunto de forma a poder praticar os exercícios de forma 'independente'. O livro inclui ilustrações giras e sugestões de 'rotinas' com duração variada, o que o torna uma óptima ajuda caso queiram treinar em casa por falta de tempo ou dinheiro.

7 Minutos Para Ficar Fit
Mais uma vez, se são daquelas pessoas que não fazem exercício por não ter disponibilidade este livro é para vocês. Tem 50 treinos intervalados de alta intensidade que duram apenas 7 minutos e podem ser feitos em qualquer lado, tendo como único material necessário uma cadeira e um relógio (e muita água - se já experimentaram fazer treinos intervalados de alta intensidade saberão do que estou a falar), com imagens e explicações detalhadas. Acho que é uma ótima ideia, assim a falta de tempo já não é uma desculpa e qualquer pessoa pode ter acesso a treinos rápidos, práticos e eficientes!

O Seu Treinador Pessoal
Tendo sido escrito por alguém com experiência e conhecimentos na área do desporto, acho que este livro é muito bom para quem quer praticar desporto independentemente mas não sabe muito bem como começar. É sempre um pouco problemático, até porque, por poder resultar em lesões, pode não ser aconselhável a prática de exercício físico 'às cegas' e sem acompanhamento (mesmo que este não substitua conselhos personalizados de um profissional). 'O Seu Treinador Pessoal' é muito variado, já que inclui desde exercícios para todas as partes do corpo (com fotografias para que o procedimento fique claro) a dicas para começar a correr, incluindo também conselhos em relação à alimentação, que é sempre um complemento importante.

Comentários

  1. Muito interessante essa postagem, principalmente a parte da alimentação saudável.
    Parabéns!
    Bjssss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  2. Excelente partilha. Dá cá um jeito esta compilação de livros de boa alimentação e exercício físico.
    Bjinhos!! :)

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Adoro ler e tenho imensos livros, mas por acaso nunca li nenhum deste género que aqui nos falas. Quem sabe um dia... :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Dessa lista, tenho o fator PH, que ainda não li.
    Gosto deste género de leitura a encontro-me a meio o Demónio da depressão, que recomendo.

    ResponderEliminar
  5. Muito boas sugestões! Lembrei-me agora que não tenho nenhum livro de alimentação saudável! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. São boas sugestões de leitura. Pena não haver cá a Fnac,mas quando vou a Lisboa é um dos meus lugares de eleição.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Avelã,
    Os livros são como tesouros, eu sou apaixonada pelo mundo da leitura.
    Adorei a seleção que você nos proporciona, bela lista!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  8. Gostei das sugestões!
    Além de achar as capas cativantes, o que se torna um factor de motivação!

    ResponderEliminar
  9. Gostei das dicas mas admito que livros destes deixam-me sempre de pé atrás e aliás nunca comprei nenhum do género.

    Para comprar prefiro mesmo de culinária e já tenho milhentos =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. És como eu, tens/lês imensos livros sobre a área da alimentação/exercício físico. O último que li foi "As Delícias de Ella" e adorei :D Obrigada aqui pelas dicas, há alguns que ando tentada a comprar :)

    ResponderEliminar
  11. O Alimentação Vegetariana Versus Alimentação Tradicional deve ser muito interessante. Espero que ajude a esclarecer alguns mitos como o "precisamos de tudo para ser saudáveis".


    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  12. Não gostei muito da Dieta do Paleolítico, nem do estilo de escrita nem desta visão restrita, embora bem saiba que é do fundador da Paleo. Gostei muito mais do Energia Paleo do Mark Sisson. Recomendo :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t