Avançar para o conteúdo principal

5 Receitas Saudáveis com Abóbora

Não sou a pessoa que mais vibra com cozinhados temáticos, mas visto que amanhã haverá motivo para fazer receitas com abóbora em dobro (halloween + Outono, todos os anos esta data é a loucura) e não quero que andem por aí a desperdiçar a sua preciosa polpa (sim, eu sei que vocês andam a deitá-la fora depois de a escavarem e mutilarem a casca da abóbora que a continha, uma vergonha) decidi fazer mais um apanhado de receitas.

Se estiverem ocupados nesta segunda, não se preocupem, podem sempre fazer uma das receitas no feriado de terça. Acreditem que vai ser ótimo ter um lanche para dar energia enquanto recuperam de limpar os ovos podres do portão para depois retirarem o papel higiénico espalhado por todo o lado por miúdos cuja sede de doces não ajudaram a satisfazer. ;)

(E lembrem-se, mesmo que achem a tradição irritante, não vale a pena ficarem tipo sentinelas à porta de vossa casa a olhar  ameaçadoramente para os miúdos sem lhes dar doces e quase rosnando se eles se atreverem a aproximar-se para fazer a 'travessura'. Não querem ser esse tipo de pessoa.)

(Por outro lado, aproveitem para se precaver hoje comprando uns pacotes de doces, se não o fizerem mais vale aceitarem o castigo - lembrem-se, nada de ameaçar miúdos. E, já que estamos numa de dicas, evitem também convidá-los para comer uma fatia de bolo ou colocar-lhes uma embrulhada em papel aderente no saco, todos sabemos que esse bolo pouco confiável vai acabar no lixo e é um gesto manifestamente estranho (tanto que, sejamos honestos, é provável que levem com papel higiénico na mesma depois de fecharem a porta). Válido também para gomas soltas e rebuçados na tosse, mas acho que no fundo vocês sabiam isso e só não queriam admiti-lo.)

(Já sei o que estão a pensar, mas não, essa do 'dei os doces todos ao outro grupo porque pensava que não havia mais nenhum' não cola, pelo menos não tanto como o papel higiénico na vossa porta de entrada. Acreditem, ainda estão vocês a proferir essas palavras e já estão os miúdos a desenrolar o rolo e fazer pontaria.)

(Confiem no que digo, muitos Halloweens passados na tarefa árdua de recolher doces em criança fizeram-me ficar uma espécie de perita no assunto.)

Indo ao que interessa:

Bolo de Abóbora

Bolo de abóbora com Danio natural e canela, a conseguir ser mais outonal que castanhas e folhas secas
Eu sei, eu sei, já estão fartos de ver este bolo à frente, mas se ainda não experimentaram fazê-lo merecem. É um bolo com um sabor e cheiro fantástico a abóbora e canela, não deixem de experimentar! A receita está aqui.
(Já agora, o meu E. Leclerc especial com Danios naturais deixou de os vender. É uma época negra no mundo dos iogurtes.)

Papas de Aveia com Abóbora

Com topping de abóbora, porque é impossível colocar demasiada abóbora nalguma coisa
Publiquei esta receita há bastante tempo (post aqui), sensivelmente um ano, mas entretanto já a fiz várias vezes. Rende imenso e o resultado, devido à quantidade de claras que tem, fica mesmo muito fofo! Sempre que faço puré de abóbora ponho esta receita em prática :)

Quando fiz puré pela última vez decidi utilizá-lo em papas de uma maneira diferente, pelo que juntei puré de abóbora às papas de aveia com claras com aveia de sabor. O resultado ficou maravilhoso, vejam por vocês:

Parece uma taça cheia de recheio de tarte :P E eu sei que vocês sonham com taças cheias de recheio de tarte, a mim não me enganam ;)
Tarte de Abóbora

Com nozes, como se não fosse já suficientemente boa sem nada
Esta receita é capaz de vos ser familiar porque, sei lá, a publiquei ontem. Mas, embora ainda se esteja a acomodar aqui no blog, merecia estar aqui, até porque acho que não há receita mais associada a abóbora do que tarte! 


Empadão de Abóbora e Batata-Doce

Eu, a provar-vos que não faço só doces :P Receita aqui
Uma opção de refeição no meio de todas estas sobremesas/lanches/pequenos-almoços, para diversificar um bocadinho o post. Não sou a maior fã de empadão no geral (não sei se se lembram, mas tenho um trauma com empadões de cantinas), mas adorei esta versão com batata-doce e abóbora! Ficou muito leve e com uma cor linda. A imagem não lhe faz justiça porque, bem, é empadão - nunca subestimem a dificuldade de fotografar empadão, uma dica para a vida.

Bolo Mármore

Antes de ir ao forno e com ar de esquilo assustado
Semelhanças inegáveis
Esta é a receita que menos obviamente tem abóbora, mas ainda tem bastante (300g). A receita já é vossa conhecida, esta, e não penso fazer outro bolo mármore saudável porque este me parece insuperável. O contraste da parte de abóbora com a parte de chocolate (e abóbora - já disse que não era possível ter abóbora a mais?) fica mesmo viciante!
E como eu sei que vocês não gostam de ficar apenas com a foto do bolo antes de ir ao forno:

Uma bela fatia para servir a qualquer pessoa - menos aos miúdos que vos pedem doces, esqueçam
E pronto, penso que não tenho mais receitas com abóbora (nem sequer uma de panquecas, devia ter vergonha na cara. Vou ver se trato disso ;))! Se fizerem alguma não se esqueçam de me dizer se gostaram, seja aqui nos comentários, no facebook ou no instagram ou ainda por e-mail :)

Comentários

  1. Nao sou grande fã de abóbora, mas admito que isto tem tudo super bom aspexto! yummy!

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Essas receitas são todas uma maravilha, mas a taça cheia do que parece recheio de tarte está muito bem, tal como o esquilo! ;)
    Na minha terra não era tradição o Halloween, era sim tradição pedir o bolinho bolinho. E era sempre um horror ter no talego uma mistura de bolos à solta e castanhas assadas, batatas assadas, frutos secos, etc...
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! :D
    Nunca me veio nenhum miúdo a casa pedir nada... :(
    Está mallll... já estas receitas estão muitoooo bem!
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  4. Todas ótimas! Apetece-me levar aquele esquilo para casa! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tanta coisa boa! É só escolher!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu sou muito fã de abóbora, é muito versátil e fica maravilhosamente bem em doces. Essa tua tarte de abóbora está um encanto!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ena! Quanta receitinha boa.

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Bem... fiquei com vontade de comer tudo. O que é bom =P
    Olha por acaso eu faço jantares temáticos e o halloween não é excepção, mas nunca fiz nada com abóbora, nem nunca estraguei nenhuma.
    Menos mal =)

    Mas talvez para o ano e porque as ideias escassam, ainda faço tudo +ara comer, com abóbora =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de receitas com abóbora e estas são belíssimas sugestões.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Um post bem divertido e cheio de boas sugestões!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Com excepção das papas - argh! - tudo delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei todas principalmente o empadão e as papas de aveia e abóbora.
    Levo comigo as receitas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/dia-um-na-cozinha-e-uma-regueifa-de.html

    ResponderEliminar
  13. Adorei todas as sugestões mas as papas de aveia e o bolo mármore.... delicioso. beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Fico sempre tentada a experimentar estas receitas com abóbora mas, das vezes que o fiz, fiquei sempre desiludida com o sabor... abóbora só mesmo em formato de doce, para comer com requeijão =P

    Estas receitas têm todas muito bom aspecto!!! Talvez me aventure no bolo mármore, é um tipo de bolo que é raro desiludir =P

    ResponderEliminar
  15. Fazem-se coisas tão boas com abóbora!!! ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Eu não gosto de abóbora, mas esse da ultima imagem não me importava de provar.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  17. Não sou grande fã de abóbora mas também não a torturou no halloween ❤

    ResponderEliminar
  18. Rejubilei neste momento! Adoro abóbora e adoro as receitas que partilhas! Que post tão bom!

    ResponderEliminar
  19. Humm que belas imagens que aqui partilhas. Adoro abóbora =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito, especialmente do bolo e compota!

    ResponderEliminar
  21. Ai, só coisas boas......apetece experimentar tudo.

    ResponderEliminar
  22. Só excelente dicas (como sempre :P). Gostei sobretudo do bolo, isto porque sou muito guloso como sabes! Ainda assim comia todas as sugestões!!

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t