Avançar para o conteúdo principal

5 Tartes Tradicionais em Versões Saudáveis

Trago hoje mais uma seleção de receitas, já que a receção do post com 10 bolos clássicos tornados saudáveis foi tão boa - rapidamente se tornou o quarto post mais visto do blog, superado apenas pelos bolos de coco e de chocolate com courgette e pelos skyr.

Esta versa sobre tartes. No geral são receitas mais elaboradas um bocadinho, e mais afastadas da minha zona de conforto também - como podem já ter reparado pela enorme variedade de bolos saudáveis que tenho por aqui, já os faço praticamente de olhos fechados. No entanto, acabam sempre por compensar, tanto porque ficam adoráveis (o formato de tarte conquista qualquer pessoa) como porque ficam deliciosas (o sabor de tarte conquista-nos ainda mais facilmente :P).

Tarte de Amêndoa Caramelizada


Começo pelo clássico intemporal que são as tartes de amêndoa. Esta, confesso, foi uma receita que durante muito tempo pensei ser impossível de tornar saudável, porque as tartes deste género são sempre cobertas com uma mistura de manteiga, açúcar e amêndoas difícil de substituir. No entanto, a versão que fiz, com manteiga de amendoim e mel, ainda é mais viciante! Podem encontrar a receita aqui.

Tarte de Maçã

Não se queixem por ser sempre a mesma fotografia, já sabem que é um tema delicado :P
A tarte de maçã estará para sempre associada ao fiasco das fotografias do iPad, mas mesmo assim tem uma boa conotação porque é deliciosa. ;) A base é crocante e tem um sabor muito agradável a aveia, e no geral é até bem simples de fazer. 

Tarte de Queijada


A receita base é sempre esta, mas tenho feito imensas variações. Por vezes pequenas, como juntar canela ou usar mais ovos, outras mais significativas, como usar alfarroba, polvilho e aveia com sabor em vez de aveia simples. Há uns tempos fiz esta substituição e a queijada ficou fantástica, a textura de queijada associada a um sabor tão 'decadente' resulta na perfeição! 

A tal tarte. Talvez publique a receita com todas as alterações!
Cheesecake de Forno com Queijo Quark


Para além de ser muito saboroso e ter uma textura incrível, este cheesecake tem a vantagem da versatilidade. Podem fazer milhares de versões - desde a mais tradicional, apenas com doce ou calda de fruta por cima, a algumas menos comuns, como de oreos, de chocolate negro, de limão, de manteiga de amendoim (não digam que não viram esta a chegar)... É só usar a imaginação ;)

Podem encontrar neste post a receita 'base'.

Tarte de Abóbora


Admito que desde que publiquei a receita nunca mais a fiz, mas ando com vontade de repetir a receita (até porque é uma boa oportunidade para cozer abóbora em dose dupla e fazer também um bolinho). Não sendo uma tarte muito popular a nível nacional, é ótima e perfeita para fazer no tempo mais frio!

E é isto. Espero que tenham gostado das sugestões! Se já experimentaram fazer alguma digam-me se gostaram :)

Comentários

  1. Oh meu Deus!
    Que bom aspecto. E que tal começares a fazer coisas com mau aspecto, só para uma pessoa não ter vontade de ir a correr fazer e comer tudo? =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ainda não experimentei nenhuma, mas tens aqui várias (ou diria todas) que quero experimentar. Agora voltar a vê-las deu-me ainda mais vontade de as provar. :) A de maçã é mesmo a mais linda, com as fatias todas arrumadinhas. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Essa tarte de amêndoa é das minhas preferidas. Tãããããooo boa!

    ResponderEliminar
  4. Vou seguir a tua sugestão da primeira, adoro a amendoa caramelizada! =) e o cheesecake, hummmm, é tão bom!! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Vou seguir todas as sugestões. Em suma, vou desgraçar-me!
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. São todas tão deliciosas, mas ando com imensa vontade de experimentar a de amêndoa e tentar convencer o meu marido com ela ( ele "suspeita" de tudo que tenha o rótulo " saudável", embora esteja a fazer progressos)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. As tuas sugestões são maravilhosas e as fotografias ficaram muito gulosas.
    bjns

    ResponderEliminar
  8. Ahhhh lá está, só me dás trabalho :D
    Já fui pôr na agenda e para a semana vou fazer a tarte de amêndoa e depois a próxima é a tarte de queijada :D
    A tarte de maça é a tarte mais bonita que já vi, tiro-te o chapéu mais uma vez :)
    E já que só me dás trabalho eu também te vou dar trabalho a ti, tens mesmo de publicar a receita da tarte queijada com as alterações :)
    Quando fizer pelo menos uma delas venho aqui dizer-te o boa que estava (sim, eu já tenho a certeza que vai sair bem porque... receitas da avelã :))

    ResponderEliminar
  9. Há meses que ando de olho nessa tarte de amêndoa! A falta de tempo tem sido muita mas POR FAVOR tenho mm que a fazer!
    E a de maçã.... e a queijada.... ó céus!

    ResponderEliminar
  10. Simplesmente amei suas tartes! Todas lindas e apetitosas. E o melhor de tudo..saudáveis!
    Estou amando o seu blog, é tanta coisa boa que vejo por aqui :)

    ResponderEliminar
  11. Essa tarte de abóbora!!!! Chama por mim!!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t