Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições Saudáveis #2 - Batata-Doce e Vegetais Assados com Ovos Cozidos



Esta rubrica iniciou-se com um post sobre chili, arroz basmati e vegetais salteados cheio de boa vontade, mas entretanto já passaram 3 meses e nunca mais fiz uma publicação sobre o assunto. Nem sequer me posso justificar com falta de conteúdo, porque tenho várias sugestões para partilhar (e, modéstia à parte, são todas muito boas) :P

Assim sendo, aqui vai mais uma sugestão, feita há bastante tempo mas que é intemporal:

Batata-doce assada (ainda com marcas pouco profissionais de ser retirada do tabuleiro com um garfo, desculpem lá isso), legumes assados e ovos cozidos
E mais uma vez, apesar de ser tudo bastante simples, vamos fazer um break down dos elementos:

Hidratos de Carbono - Batata-Doce

Como já sabem, sou uma grande fã de batata-doce; no entanto, tenho tendência para a fazer de forma mais elaborada (por exemplo, em tortilhas ou chips). Não sendo a maior fã de batata normal, costumo ter receio de achar a batata-doce simplesmente cozida ou assada sem graça como ela (sem ofensa às batatas não doces), mas este desvaneceu-se quando a preparei desta forma! Ficou muito saborosa e viciante.

A preparação foi o mais simples possível: lavei bem as batatas, cortei-as a meio e levei-as ao forno pré-aquecido a 200 graus num tabuleiro com papel vegetal durante cerca de 50 minutos. Não retirei a casca, porque é muito mais fácil fazê-lo com a batata já assada, mas se gostarem de ter trabalho extra quiserem podem descascá-la antes.

Em alternativa, podem cozê-la no microondas, outro método de que gosto muito.

Proteína - Ovos Cozidos

Eu sei, eu sei, toda a gente sabe fazer ovos cozidos e que estes são muito práticos para transportar. No entanto, não podia deixar de lhes fazer referência algures nos primórdios desta rubrica, porque são uma das fontes de proteína mais baratas, rápidas de fazer e práticas!

Deixo só a dica de os cozer com uma casca de cebola. Melhora o sabor? Não. Faz bem? Também não. Mas dá uma cor escurinha adorável à casca dos ovos. E isso é tudo. ;)

Vegetais - Mistura de Vegetais Congelada

Claro que o melhor é usar vegetais frescos (se forem biológicos ainda melhor) descascados (ou com casca, sendo esta comestível) e cortados por nós na hora, mas nem sempre é possível e algumas misturas de compra não são más de todo. Ênfase no algumas - é preciso ter cuidado ao escolher, porque algumas misturas têm aditivos. Esta do Lidl, por exemplo...

...É uma escolha bastante má. Lamento.
 Depois de ouvir falar bem de algumas misturas de vegetais congelados do Lidl cheguei a lá ir, mas só encontrei esta, a 'gourmet' e a indiana, e todas tinham ingredientes maus (óleo, açúcar,...).

Trouxe a asiática para experimentar, mas não é coisa que escolha para comer regularmente. Depois perdi um bocadinho da fé em vegetais congelados de supermercado (tirando os elementares, continuei a adorar os brócolos e os espinafres ;)), mas encontrei uns muito melhores pouco tempo depois no E. Leclerc.

Sim, eu tenho especial preferência pelas misturas asiáticas ;)
Estes são um bom partido - não têm molhos, açúcar nem qualquer outra coisa.

Qual é a da foto, perguntam vocês? Para ser sincera não me lembro, só sei que não é nenhuma destas duas... :P

De qualquer modo, todas as misturas deste género podem ser cozinhadas de maneira semelhante. Neste caso coloquei-a no forno, uma vez que já lá estava a batata-doce, mas também ficam ótimas salteadas! Podem preparar antecipadamente uma maior quantidade e depois aquecer no microondas ou saltear/assar na hora, fica ao vosso critério (e depois não digam que não vos dou liberdade de escolha ;)).

Deixo uma foto do prato arranjadinho:

Invejem o ovo fatiado com o meu cortador de ovos especial :P
Se se cansarem facilmente de comer a mesma coisa, é muito fácil variar - podem por exemplo cozer menos ovos e numa refeição saltear os legumes com frango e grelhar a batata-doce (podem grelhá-la em metades, mas também podem assá-la inteira em vez de a cortarem a meio antes).

Variação
E pronto, acabou aqui o post cheio de sugestões óbvias que nada acrescentam às vossas vidas. Espero que tenham gostado. ;)

Comentários

  1. Oh batata doce e legumes, que vício =D
    Eu agora quero experimentar umas coisinhas que vi com batata doce.. Até fico doente só de pensar =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro batata doce, de todas as maneiras e feitios e nunca me canso de comer! Aliás, é-me particularmente difícil parar de a comer! Tenho sempre batata-doce já cozida no congelador e quando preciso de um acompanhamento rápido e não há tempo é só retirar, descongelar no microondas, descascar, voltar ao microondas a aquecer e pronto! Ovos também há sempre cá em casa. Não sei viver sem eles! São ótimos para o desenrasque e para todo o tipo de situações! Legumes é outra coisa imprescindível, se não os tenho frescos, tenho congelados, dão sempre jeito! E os congelados têm a particularidade de estar sempre prontos a usar! Ai, tudo facilidades! Só não tem uma alimentação saudável quem não quer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu quando asso batata doce com casca no forno é mesmo a batata inteira! :) Desconhecia isso de se juntar a casca de cebola aos ovos, sempre a aprender. :) Quanto às misturas de vegetais a minha luta é para encontrar misturas que não tenham feijão verde (que sou alérgica), nem pimentos (que não gosto)...
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Que maravilha de aspecto!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito da mistura asiática da marca continente, creio que também não tem aditivos ;)
    Beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro batata-doce. E podes não acreditar porque sou eu, aquela pessoa que quer é fazer bolos, mas quase que nem como das batatas normais já.
    Também tenho uma panca especial por legumes asiáticos mas claro naba como sou numa li essas coisas dos aditivos. Tenho que ler. Costumo comprar a do pingo doce. :)
    Que categoria de ovo fatiado!!! :D Beijinho
    P.S. Segunda até te vais admirar com o meu post!!! Tou quase fit. Só que ñ. :p

    ResponderEliminar
  7. Estava aqui a navegar e a fazer a minha ementa. :-)
    Já tirei umas ideias daqui.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/pao-recheado-moda-da-clarinha.html

    ResponderEliminar
  8. Olha que gostei muito, especialmente da parte em que não é preciso descascar a batata doce que, esta, semana estava em promoção no Lidl.
    Bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de batata doce! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  10. Seu prato está de dar água na boca!
    Eu gosto de batata doce, mesmo só cozida. Tanto a roxa quanto a verde são deliciosas.

    Obrigada pelo carinho com o Projeto, lá na caverna.
    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderEliminar
  11. Eu sou fã desses "legumes" / salteado asiáticos do lidl,...até já fiz uma deliciosa lasanha com eles,...
    Que post interessante!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  12. Agora ando com a pancada da tudo com batata doce :P O ovo fatiado piscou-me o olho... malandro...
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Tudo boas sugestões! Hoje em dia há muitas opções para uma alimentação saudável, saborosa e diversificada. Haja imaginação!
    Obrigada pelas dicas!
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Aqui em casa só eu gosto de batata doce por isso não a cozinho muitas vezes, mas aqui estão excelentes sugestões! :) E de organização também!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. ADORO ADORO todas as sugestões que apresentas, a minha cara. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que bela refeição :P há bastante tempo que achava que não gostava de batata doce, mas na passagem de ano experimentei e agora sou fã :P

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  17. Adoro este tipo de refeição mas normalmente preparo as minhas misturas de base. Tiro um dia e faço várias misturas que duram um par de semanas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Então não acrescentou alguma coisa às nossas vidas? É sempre um prazer vir aqui ver as tuas receitas (;

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito da sugestão tão fácil e saudável. beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Eu gosto da batata doce simplesmente cozida, aqui geralmente encontro mais da roxa do que da amarela.

    Houve uma altura que levava quase sempre para o lanche batata doce com canela...Parece estranho mas é delicioso :-)

    http://6800milhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t