Avançar para o conteúdo principal

Produtos #26 - Aveia

Não sei se se lembram, mas o post sobre cereais de pequeno-almoço terminou com um pequeno teaser:


Acreditem que a vontade era muita, mas *é possível* que eu me tenha esquecido ligeiramente da tal publicação. Espero que me perdoem, porque estou agora mais de 7 meses e 23 outros posts na rubrica depois pronta a colmatar essa falha. ;)

Voltando ao que interessa - aveia. Este post é apenas sobre a aveia tradicional - podem ver o post sobre a aveia com sabor que tenho usado ultimamente aqui

Onde Comprar e Preço

Costumo comprar a aveia no Lidl, como (acho) a maior parte das pessoas. É um dos supermercados onde esta é mais acessível; o preço é, se não me engano, 0.59€ por 500g. No entanto, há outros supermercados onde o preço não é muito mais alto - sei que no Mini Preço, no Aldi e no E. Leclerc, pelo menos, há também aveia bastante em conta.

A do Lidl. Eu sei que fica estranha quando está numa foto não-editada :P
No caso do Lidl está disponível em duas versões (flocos finos ou grossos). Às vezes perguntam-me qual é que uso - costumo preferir os flocos mais grossos para papas, porque gosto da textura que lhes dão, mas acabam por ser bastante semelhantes.

Há ainda outras versões de aveia por aí, como a aveia instantânea, em que os flocos passam por um processo de 'pré-cozimento' para que depois sejam mais rápidos de preparar. O preço é absurdo, mas como já mencionei comprei uma vez para experimentar e gostei muito (deixo foto da embalagem e textura abaixo).

Glúten

Deixo aqui a nota de que se são intolerantes ao glúten devem ter muito cuidado com a aveia que escolhem (já devem ter reparado que menciono sempre isso nas receitas). Apesar de a aveia ser um cereal naturalmente isento, quase toda a aveia disponível nos supermercados pode ter vestígios de glúten devido à contaminação cruzada. Sei que no Celeiro há uma aveia isenta, a da marca Bauck Hof, mas é consideravelmente mais cara (até porque também é biológica) - ronda os 3€ por 500g.

Papas de Aveia

Acho que é impossível dissociar a aveia das papas - desde leitores dos 3 ursinhos a pessoas que procuram lanches simples e saudáveis, todos nos deparamos com elas pouco depois ou até antes de saber mais sobre a aveia.

Sendo a aveia um cereal rico em fibra, absorve muito líquido e quando cozinhada em papas torna-se especialmente cremosa. O mais comum é prepará-las no fogão, num pequeno tacho e mexendo sempre, mas podem ser preparadas no microondas para poupar tempo - a consistência muda um pouco, mas fica também cremosa.

As papas têm imensas variações; podem ser feitas apenas com líquido e flocos (costumo usar leite quando uso aveia sem sabor, há quem use água mas acho que o resultado fica 'deslavado'), mas no geral isto não acontece. É frequente juntar-se um pau de canela e um pedacinho de casca de limão, mas isso é porque somos portugueses e adoramos arroz doce. ;)

A minha versão preferida de papas feitas com flocos é a com claras, porque as claras deixam as papas um pouco mais ricas - apesar de serem saudáveis, quando preparadas normalmente consistem quase só em hidratos de carbono, pelo que não são um pequeno-almoço muito completo - e ainda mais cremosas :)

Também as faço muitas vezes a receita de microondas, a baixa potência porque na minha cabeça isso as torna mais saborosas. :P

Eu sei ;) Estas são as de microondas, com banana e manteiga de amendoim (como se vocês ainda não tivessem reparado)

Papas com claras no fogão
Claro que há mais variações possível, e às vezes juntar um ingrediente muda tudo. Depende muito da vossa preferência, mas podem juntar alfarroba, coco (tenho uma receita no microondas com coco aqui), fruta, extrato de baunilha ou até iogurte! Deixo-vos um exemplo extra: 

Papas de aveia de banana e chocolate (m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s)
Aproveito para vos deixar um aviso, caso sejam inexperientes em papas de aveia - ao contrário do que possa parecer pelas primeiras duas fotos, é considerado pelos grandes fãs de papas um gesto de mau gosto não colocar um quadrado de chocolate por cima de uma taça delas. Aconselho-vos a manterem uma tablete de chocolate negro à mão, nunca sabem quando irão precisar! Estão avisados. ;)

Mais uma coisa que me perguntam muito - quando se deve comer papas? No pré/pós-treino, ao pequeno-almoço ou ao lanche?
Esta pergunta é muito difícil de responder sem mais informação - depende imenso da filosofia alimentar de cada um. Se estão numa alimentação low carb nunca vai ser apropriado; se os vossos hábitos incluirem uma refeição rica em hidratos antes e depois do treino talvez as papas sejam uma boa opção; se estão simplesmente a tentar trocar o pão do pequeno-almoço por algo mais saudável também não é má ideia comê-las nessa altura... Como disse acima, é uma refeição bastante rica em hidratos, mas se juntarem claras (ou whey, ou outra fonte de proteína) e frutos secos, sementes ou manteiga de amendoim já têm os 3 macronutrientes reunidos. Se esse for o vosso objetivo facilmente o atingem :)
O que não recomendo é fazer das papas jantar ou almoço frequentemente - é sempre importante fazer refeições variadas (e ricas em vegetais) nessas alturas, trocá-las frequentemente por papas é um mau hábito. Não vou dizer que não tenho o ocasional jantar de papas (quando chega a preguiça :P), mas se o faço é muito raramente!

Farinha de Aveia

Imagino que já conheçam a farinha de aveia, porque é possivelmente o ingrediente que mais utilizo nas minhas receitas (que vocês adoram, certo? ;)). Quando comecei a fazer bolos saudáveis usava muitas vezes espelta e centeio, mas quer em flocos quer em farinha são cereais menos acessíveis. A farinha de aveia também é bem mais cara que os flocos, por isso costumo fazê-la a partir destes - não há nada mais simples. É só triturar os flocos num processador de alimentos até que fiquem finos. :)

Costumo ainda peneirá-la com o meu coador vermelho que parece um teletubbie
Para aqueles de vocês que discordaram mentalmente quanto ao meu coador parecer um teletubbie. Ficou mais macabro do que eu pretendia, desculpem lá se vão sonhar com teletubbies decapitados por minha causa :P
Se forem ao separador de receitas do blog e carregarem num link aleatório têm 99% de probabilidade de encontrar uma receita com farinha de aveia, mas mesmo assim vou fazer-vos o favor de adicionar aqui duas sugestões ;)

Bolo de chocolate com courgette

Bolo rainha
A farinha deixa os bolos no geral bastante fofos e saborosos! Aliás, já cheguei a comprar farinha 'pronta' e achei que tinha um sabor muito forte e pior do que o da farinha feita em casa. É estranho, mas não me importo muito (era pior se fosse ao contrário) :P

Aveia Instantânea

Só a comprei uma vez, por isso a minha opinião não é muito extensa, mas caso tenham curiosidade deixo aqui uma foto da embalagem e uma da textura das papas já prontas.

Imagino que haja outras marcas, mas foi esta que experimentei

Com um wafer proteico da Diese :)
Vou-me repetir, porque já tinha falado sobre esta variedade de aveia no post das panquecas com quark, mas pronto, há sinas piores. Achei que as papas ficaram muito diferentes, mais 'coesas' (com algumas variedades de flocos acontece a aveia não absorver muito líquido e as papas ficarem com algum leite não absorvido - com esta isso não acontece, as papas ficam homogéneas). Ficaram ainda incrivelmente cremosas - não digo que vivam à altura do preço, mas se qualquer dia as encontrarem em promoção não deixem de comprar para experimentar :)

Outros Usos

Apesar de só ter sugerido aqui receitas de bolos com farinha e papas com flocos, os flocos também servem para muitas outras coisas e ganham até à farinha branca nalguns usos. Fazem, por exemplo, bases de tartes muito saborosas:

Num cheesecake saudavel com quark

Numa tarte de maçã integral e sem açúcar :)
E ficam de igual forma maravilhosos em receitas nas quais a textura que adicionam é bem vinda. Por exemplo, crumbles saudáveis:

Neste caso de maçã, o único que fiz até agora :)
O post já está demasiado longo, por isso ficará por aqui - há imensos usos para a aveia e nem no blog inteiro consigo mencioná-los todos (mas tento, se repararem :P). Espero que tenham gostado :D

Comentários

  1. VOU MESMO SONHAR COM ESSES BICHOS FEIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS!! AIII! =P

    Mas vá, estás perdoada que, tirando o chocolate, tem tudo óptimo ar! Ai euuuu!! <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  2. Confesso que ainda não me rendi às papas de aveia, já as comi algumas vezes e se lhes colocar vários ingredientes para as tornar mais saborosas até que não desgosto mas... ainda não ganharam lugar no meu coração! :) Vou ter que experimentar com o quadrado de chocolate e ai talvez me conquistem. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente misturar cacau em pó e um toque de mel...

      Eliminar
  3. 0.59€ por 500g de aveia??? Até tenho vergonha de dizer quanto pago em França, vou só dizer que é bem mais... =p

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro o aspecto das papas de aveia, mas infelizmente não as posso comer já que a aveia tem uma "chave" bastante semelhante ao trigo e é mal tolerada pelo celíacos. Mas o Minipreço também tem pacotes semelhantes a este do Lidl e são muito baratinhos ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Flocos de aveia são para mim compra obrigatória sempre que vou ás compras.
    Adoro. Faço papas, bolachas, bolos, etc...
    Compro no lidl. Bons e baratos :)

    ResponderEliminar
  6. Que ricas sugestões que nos trazes para utilizar a aveia,...realmente o Lidl tem sempre bons produtos,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. As tuas famosas papas deixam sempre a babar para elas :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Oh meu Deus, colocares óculos e teletubies nas coisas é um máximo =P

    Eu compro a minha aveia no Continente ou no Pingo Doce, pois acho a do Lidl muito mais rija.
    Agora as farinhas, bem, posso-te bater? Encomendei, como te disse, aquelas do site EuNutrition =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Estes pratos têm todos tão bom aspecto
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Por tua influência (por tua culpa )ainda vou comer papas ao pequeno almoço. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro papas de aveia e bolachas também!! Deixas-te aqui óptimas sugestões!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Olá avelã. Eu por cá também uso a aveia do lidl e somos fãs. Há sempre pacotes de reserva. Já sabes que gosto muito destes posts sugestivos e com um humor 'à lá avelã' :-) Só não fiz a versão de papas com claras, já lá vou espreitar e experimentar. Fico-me sempre pelas normais, variando uma coisa ou outra.

    ResponderEliminar
  13. Aveia, aveias, aveia, é muito bom e nutritiva. Só que tem muita gente que ainda faz muito pouco uso deste ingrediente.
    bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  14. Oi amiga, bn!
    Eu adoro aveia e acho o bolo preparado com ela uma delícia. A da marca Quaker p/mim é realmente a melhor. Achei a lata linda kk
    Bjsss

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa tenho sempre a aveia (do lidl, claro) tanto os flocos grossos como finos. Ao contrário de ti, nas papas gosto mais dos finos e os grossos adoro para a granola. E papas é algo que a minha mãe passa a vida a pedir-me :)

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto mesmo muito de aveia e é verdade, a canela e a raspa de limão fazem lembrar muito o arroz doce. Quando quero comer aveia de manhã, por norma à noite coloco numa taça uma quantidade de aveia com leite por cima (e por vezes canela) e deixo no frigorífico. No dia seguinte coloco no tacho, acrescento leite se necessário e na minha opinião cozem mais rápido por terem estado "demolhadas" em leite.

    A farinha de aveia é algo que ainda não incluí nas minhas receitas.
    E nunca experimentei a aveia instantânea.
    Já coloquei aveia em sopas. Fica muito boa!

    Bjs*
    (Estou a seguir)

    experienciaseconstatacoes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t