quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Feijoada de Feijão Preto (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)

Esta semana as refeições que preparei foram vegan - a escolha recaiu sobre uma feijoada de feijão preto com tofu.
Já costumo gostar bastante deste tipo de feijoada, mas acabei por gostar ainda mais da versão que fiz: não sou particularmente fã do tipo de carne normalmente usada, que costuma passar por carne de porco e vários enchidos.
Até pensei em fazer uma à moda da minha avó, com carne desfiada, que também é muito boa - mas decidi experimentar uma versão sem carne de todo. Optei por usar tofu para aumentar um pouco o teor em proteína, mas também podem não usar; o essencial é mesmo o refogado e os feijões, o resto é acessório.
Também fiz farofa e couve-galega salteada, e ambos os acompanhamentos ficaram incrivelmente bons (e eu não costumava comer nenhum deles, nem nunca tinha feito!). Mas ao longo da semana falo mais sobre o resto, hoje fica só a receita principal :)




Feijoada de Feijão Preto (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 3 doses

Ingredientes:
[  1 cebola
[  2 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 de pimento vermelho
[  1/2 tomate pequeno
[  Água da cozedura do feijão
[  150g de tofu
[  500g de feijão preto cozido
[  Sal (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  Cebolinho (a gosto)
[  Cominhos (a gosto)
[  Pimenta (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)

Preparação:
| Picar a cebola e o alho. Colocar ambos num tacho, juntar um fio de azeite e levar a refogar a lume baixo.
| Picar o pimento e juntar ao tacho quando a cebola estiver translúcida.
| Uns minutos depois, picar o tomate e juntar, bem como alguma água da cozedura do feijão.
| Deixar cozinhar bem, juntando mais água se necessário. Transferir o refogado para um copo alto e triturar  com a varinha mágica (também podem usar um processador/liquidificadora). Colocar novamente no tacho e devolvê-lo ao lume (médio-baixo).
| Cortar o tofu em tiras e adicioná-lo à mistura quando esta começar a ferver. Temperar com sal, salsa, cebolinho, cominhos, pimenta e pimentão-doce e deixar cozinhar um pouco.
| Por fim, adicionar o feijão, juntamente com mais alguma água. Deixar ferver, mexendo com cuidado.



A feijoada ficou mesmo boa e saborosa. Por vezes há aquela tendência para achar que é a carne que dá sabor a tudo, mas não acho de todo que isso seja verdade - e caso não concordem, penso que mudariam de ideias se provassem esta feijoada! Ficou com um sabor muito bom, devido ao refogado e às especiarias (além dos feijões em si, claro). Claro que não tem o sabor caraterístico da carne, mas na minha opinião isso não a torna pior do que a tradicional :)
Caso sejam fãs da típica feijoada brasileira, experimentem esta. Garanto que é deliciosa, e dá bem menos trabalho que a original!
(Deixei apenas cerca de 1/3 das quantidades que usei, como já é costume, para ser mais prático)
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 272kcal
Proteínas: 17.2g
Hidratos de Carbono: 31.3g 
-       Dos quais açúcares: 2.8g
Lípidos: 9.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.4g
Fibra:  10.0g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/3 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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1 comentário:

  1. Não consigo comer feijão. É mais um dos legumes que efectivamente poderia acabar por fazer falta, mas não gosto mesmo.
    Na loucura o vermelho, mas tem que ser bem disfarçado.

    Beijocas

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