sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Tigeladas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Há uns tempos dei por mim a pensar o que aconteceria se levasse a minha receita habitual de papas de aveia ao forno para dourar após estas engrossarem.
Pode parecer estranho, mas sendo elas feitas com farinha de aveia a textura das papas fica semelhante à de algumas tartes de creme, por isso pareceu-me que resultaria bem - e não se perde nada por tentar, o pior que podia acontecer era acabar a comer papas de aveia estranhas :P
O resultado não foi papas de aveia estranhas (o que é sempre bom), mas umas tartes maravilhosas que me fizeram lembrar logo de tigeladas a nível de sabor e de aspeto.
Sintam-se livres para adotar a minha curiosidade em relação a como ficam as papas depois de irem ao forno dourar - garanto que não se vão arrepender :)





Tigeladas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para duas tigeladas

Ingredientes:
[  20g de aveia de bolacha maria (da EU Nutrition; podem comprar aqui com 15% de desconto + ofertas ao usar o cupão euavela15)
[  100ml de água
[  100ml de leite
[  100ml de claras pasteurizadas
[  1 pedaço de casca de limão (opcional)
[  1 pau de canela (opcional)

Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a aveia. Adicionar um pouco de água e misturar bem até o preparado ficar homogéneo. Juntar então, aos poucos e misturando, a restante água, o leite e as claras. Adicionar também a casca de limão e o pau de canela.
| Levar o tacho ao fogão a lume baixo, mexendo sempre até a mistura engrossar. Deve ficar com uma textura cremosa, semelhante a creme de pasteleiro.
| Retirar a casca de limão e o pau de canela.
| Distribuir o creme por formas de tarteletes (ou outras; de muffins, por exemplo) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos, ou até dourar.



A textura ficou mesmo incrível, super cremosa e com uma película tostadinha por cima! O resultado foi muito melhor do que estava à espera, e a nível de sabor também - então com canela extra por cima nem se fala :)
Só para confirmar que não era impressão minha, fiz duas destas tarteletes destas para a minha mãe, que é a maior fã de tigeladas - e também ela achou muito parecidas, por isso já sabem que não sou eu que estou a inventar :P
Claro que o procedimento não tem nada a ver com o das tigeladas normais, mas também seria difícil fazer uma versão saudável com um procedimento idêntico. De qualquer modo, o que interessa é o resultado, certo? :)
Quanto ao sabor de aveia, penso que o resultado não vai ficar igual se usarem outro. Eu sou parcial, porque já sabem que sou obcecada pela aveia de bolacha maria da EU, mas este sabor em específico é que me lembrou de tigeladas, sendo particularmente agradável e 'clássico'; se usarem outros sabores ficam umas mini-tartes, não propriamente semelhantes a tigeladas. Mas a textura será idêntica, e a nível de sabor embora diferente imagino que também resulte bem - talvez experimente com aveia de coco ou de choco creme de avelãs, por exemplo :)
Caso não queiram usar aveia com sabor, podem substituir por farinha de aveia normal + algo para adoçar (mel, açúcar, adoçante,...); no entanto, nesse caso vai ficar ainda mais diferente e não me parece que o resultado seja de todo tão bom, pelo não recomendo muito que o façam :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma tigelada)
Energia: 82kcal
Proteínas: 8.6g
Hidratos de Carbono: 9.6g 
-       Dos quais açúcares: 3.0g
Lípidos: 0.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.2g
Fibra:  1.0g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 tigelada ou a metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Muito, muito bom!
    Eu hoje tenho lá no blog a queijada =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá será que dará o mesmo resultado se aumentar a receita e fizer uma tarte grande?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Nunca experimentei, mas de certeza que resulta :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...