Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #23 - Feijoada de Feijão Preto com Couve Galega e Farofa




Já publiquei durante a semana duas receitas que usei nas últimas refeições que preparei: a da feijoada e a da farofa. Hoje venho apenas dar umas dicas quanto à preparação da couve, e mostrar alguns dos ingredientes que usei :)

Nesta semana houve direito a 3 tachos :P

Em primeiro lugar, a parte principal: feijoada :)
 Os ingredientes da feijoada são muito básicos. Usei o feijão preto já cozido, de lata:

Comprei no E. Leclerc, mas já se sabe que há em qualquer supermercado
Claro que seria preferível usar feijão seco e demolhar e cozer em casa (mais por uma questão ambiental do que outra coisa, porque os de lata também não têm aditivos que não sal e possivelmente especiarias), mas não tinha grande tempo.

De resto, os ingredientes são os do costume, só acrescentei tofu; como disse no post em que partilhei a receita, não é obrigatório usarem, mas eu optei por fazê-lo porque gosto e queria adicionar um pouco mais de proteína às refeições. O feijão em si não é tão rico quanto isso nesse aspeto, tendo cerca de 5g de proteína por 100g (cozido).

O tofu que usei
Penso que já tinha mostrado este tofu antes, a propósito de outras refeições. Não seria a minha primeira escolha, porque como vem em porções pequenas - cada embalagem tem 2 blocos com 125g cada um - acaba por ser mais caro, mas é o que normalmente há no E. Leclerc (que é onde eu costumo ir). No Continente, por exemplo, há uns blocos de tofu da Seara que têm 500g cada um e ficam bem mais em conta!

Fica o rótulo, caso estejam interessados :)
Desviando as atenções para a farofa...
Já a gabei o suficiente quando publiquei a receita, mas ficou mesmo boa em conjunto com a feijoada, achei o sabor fantástico! Os ingredientes são ainda mais simples que os da feijoada, a única coisa a que eventualmente não estamos tão habituados aqui em Portugal é a farinha de mandioca (mais conhecida como farinha de pau). Eu usei esta:


Comprei no E. Leclerc, mas hoje em dia já se encontra em praticamente qualquer supermercado. 

Ingredientes
O único ingrediente é farinha de mandioca, o que não é propriamente surpreendente num produto que se chama 'farinha de mandioca' - mas podem agradecer-me pelo facto de terem passado a saber que mandioca se diz 'manioc' em francês :P

E por fim: a maravilhosa couve galega < 3
Mais uma vez não sabia muito bem que vegetal utilizar, porque nada me parecia combinar bem com a feijoada. Depois ocorreu-me fazer uma espécie de 'couve mineira', que se usa muito com este prato no Brasil, e ainda bem que me lembrei disso - ficou incrível! Eu usei a couve já lavada e cortada para caldo verde:

Comprei no Continente, acho que dá para perceber :P 
Apenas a cozi um bocadinho em água com sal e escorri. Num tacho à parte coloquei alguns dentes de alho picados e um fio de azeite, levei a lume baixo até o alho dourar e nessa altura juntei a couve e salteei um pouco. Eu sou suspeita porque adoro basicamente qualquer couve salteada em alho e azeite, mas ficou tão boa! E é uma forma bastante prática e rápida de inserir vegetais numa refeição :)

O prato da praxe
Como muitas vezes feijoada aquecida e já sei que fica ótima, mas de início receei que a farofa pudesse ficar pior nos dias seguintes - o que por acaso não aconteceu, achei que ficou muito boa na mesma! Caso prefiram podem aquecer numa frigideira, mas sinceramente acho que não há necessidade, fica quase igual no microondas :)

A couve também ficou maravilhosa aquecida, e estou a pensar seriamente em fazer uma boa dose dela de vez em quando para ter no frigorífico. Acho que fiquei viciada :P

Comentários

  1. Adorei a sugestão de preparação das refeições e fiquei de olho nessa couve, tenho que experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm adoro......obrigada pela partilha...bjs e boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t