quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Arroz de Frango no Forno (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Hoje deixo a receita do arroz de frango no forno que fiz para as refeições da semana. Acho que já não fazia tal prato há anos - se não me engano a última vez que fiz alguma coisa do género foi quando comecei a cozinhar (não foi há tanto tempo quanto parece, vá, que ainda sou nova :P).
De qualquer modo, não sei porque é que não faço mais vezes - é um prato muito simples, mas saudável, reconfortante e delicioso. Caso se estejam a perguntar o mesmo, fica a receita para que possam experimentar :)





Arroz de Frango no Forno (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 4 doses

Ingredientes:
[  500g de peito de frango
[  Água
[  Sal (a gosto)
[  1/2 pimento vermelho
[  1 cebola 
[  2 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  Pimentão doce (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  150g de arroz vaporizado

Preparação:
| Cozer o frango em água temperada com sal. Escorrer, desfiar e reservar.
| Picar o pimento, a cebola e o alho e colocar num tacho (ou wok, frigideira,...). Adicionar um fio de azeite e levar a refogar a lume médio.
| Após alguns minutos, juntar o frango desfiado. Temperar com pimentão-doce, paprika, orégãos, manjericão e salsa e retificar o sal (se necessário). Deixar dourar, mexendo ocasionalmente.
| Entretanto, cozer o arroz seguindo as instruções da embalagem: deverão colocar cerca de 300ml de água com sal num tacho, deixar ferver, juntar o arroz e deixar cozinhar uns 10 minutos em lume baixo. Não deve ficar demasiado cozido, uma vez que ainda vai ao forno.
| Num tabuleiro pequeno/médio, colocar metade do arroz. Distribuir por cima o frango e cobri-lo com o resto do arroz. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 25 minutos (nos últimos 10 minutos coloquei o forno na função de tostar para ficar mais torradinho, porque arroz torradinho é vida).



(Como fiz em quantidade suficiente para comer ao longo da semana deixo apenas metade das quantidades que usei, que já dão para cerca de 4 doses, dependendo da pessoa e da fome :P)
Eu sou parcial, porque adoro pratos tostadinhos no forno, mas achei o arroz tão bom! Aquela camada crocante por cima é mesmo divinal :)
O sabor também ficou muito agradável; eu não gosto muito de frango cozido, mas é só salteá-lo e juntar umas especiarias que o caso muda logo de figura. Caso sejam daquelas pessoas que não gostam de sentir o pimento e a cebola pelo meio da comida (shame), podem triturar o refogado - juntando alguma água se necessário - antes de juntar o frango, para ficar uma espécie de molho :)
Quanto ao arroz, podem usar outro, mas o vaporizado é especialmente bom para este tipo de prato: fica sempre soltinho e é um pouco mais duro, pelo que não se desfaz.
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 303kcal
Proteínas: 29.9g
Hidratos de Carbono: 31.5g 
-       Dos quais açúcares: 1.0g
Lípidos: 5.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.3g
Fibra:  0.4g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose média ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Tão bom!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Arroz e frango, uma das melhores combinações de sempre :)
    E sim, arroz tostadinho é vida :P
    Faço muitas vezes este tipo de refeição, principalmente quando tenho sobras de frango assado ou assim. E pimentos e cebola na comida também é vida :D
    Está com um aspeto divinal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...