Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #25 - Filetes de Peixe com Batata-Doce Grelhada e Feijão-Verde



Como de costume, deixo hoje mais uma sugestão de comida para preparar para a semana, desta vez com peixe (não sei se já repararam, mas eu sou um bocado obcecada com seguir a ordem carne-peixe-vegan-repete :P).

A estrela da semana foram os filetes:

Filetes < 3
Caso não tenham visto, publiquei a receita há uns dias. Mas são só mesmo os filetes tradicionais, apenas não fritos - lamento se estavam à espera de algo diferente :P

De qualquer modo, os filetes em si já são bastante saudáveis, tirando serem fritos - removendo essa parte acho-os bem interessantes para variar na forma de preparar o peixe, e até para convencer algumas crianças a comê-lo. Não digo que não coma a versão frita esporadicamente, mas não a ia fazer para comer tantas vezes ao longo da semana. De qualquer modo, esta versão não ficou a perder em relação à original :)

Estação de montagem
Eu usei farinha de milho e ovos caseiros, daí os filetes terem ficado tão amarelos :)

Optei pela farinha de milho porque sempre vi a minha avó a utilizá-la para fazer filetes, mas sei que há quem use farinha normal ou até pão ralado (acho um bocado estranho por não estar habituada, confesso :P). Em princípio qualquer farinha fica bem, a menos que seja de frutos secos, caso em que é capaz de ficar ligeiramente doce, o que pode não ser muito agradável :P

Os filetes que usei foram do E. Leclerc (que surpresa, eu sei):

Comprei em promoção, a 2,61€ por embalagem.
Como podem ver, o preço do peixe por refeição não fica muito elevado, apesar de frequentemente haver a ideia de que comer peixe é caro. Por norma o peixe congelado de marcas brancas é bastante bom e acessível :) Mesmo fora de promoção, a embalagem de 400g que mostrei custa pouco mais de 3€.

O peixe temperado
Não vou descrever aqui o que usei para temperar o peixe, até porque já referi tudo isso na receita, mas queria só realçar que esta parte faz toda a diferença. Temperando bem o peixe ele fica mesmo saboroso, não é preciso fritura nenhuma :)

Close-up desta maravilha antes de parar de falar sobre ela

Passando para a batata-doce :) 
Para preparar a batata-doce usei uma receita bem antiga, a de batata-doce grelhada. Basicamente, cozi-a no microondas e depois grelhei-a numa frigideira. A receita que está no blog passa por embrulhar a batata em papel de cozinha humedecido, mas desta vez não fiz isso, apenas a coloquei num prato e levei ao microondas (cortada a meio porque era enorme :P). Depois de cozida e partida em pedaços ficou assim:


A parte de grelhar dá-lhe o aspeto tostadinho da foto anterior. Não é obrigatória, claro - podem simplesmente comê-la apenas cozida no microondas, já fica muito boa!

E por fim: o feijão verde

Usei fresco, mas também podem usar congelado, costuma haver nos supermercados :)
Se me perguntassem há uns meses se gostava de feijão verde diria sem qualquer tipo de dúvida que não - de vez em quando era capaz de comer, mas sem grande entusiasmo, nunca foi um dos meus vegetais preferidos. Entretanto tenho andado numa fase de tentar apreciar todos os vegetais, e depois das couves-de-bruxelas foi a vez de fazer as pazes com o feijão verde. Nem andei com grandes rodeios - embora inicialmente até tenha pensado em salteá-lo com alho para lhe dar mais sabor ou qualquer coisa do género, depois fi-lo mesmo cozido. Surpreendentemente, gostei bastante! Acho que muitas vezes o mais importante é mesmo experimentar as coisas com um espírito aberto, eu tinha vários ódios de estimação entre os vegetais e agora gosto de quase todos. Menos beringela, acho que nunca vou gostar de beringela - mas pronto, também tenho direito a manter uma ou duas manias :P

O azeite que coloquei no feijão verde
Como disse, apenas cozi o feijão verde (em água temperada com sal). Depois guardei-o em recipientes herméticos, e na altura das refeições aqueci e juntei um fio de azeite.

Utilizei o da foto, que recebi da Origens Bio há algum tempo - esta pareceu-me uma boa ocasião para o experimentar. Achei-o muito bom! Como não sou grande perita no que toca a azeite é-me difícil descrevê-lo para além disto, mas prometo que é bom :P

Caso queiram adquiri-lo podem fazê-lo online, aqui; como tenho uma parceria com a marca ao usar o cupão cremedeavelas10 têm 10% de desconto :)

Por fim, *o prato* :)
Desta vez há direito a uma segunda foto do prato, apreciem-na bem :P
Tirei a segunda fotografia porque num dos dias lembrei-me de juntar alho picado ao feijão verde e queria deixar a sugestão. Eu adoro alho, por isso sou suspeita, mas achei o feijão ainda melhor assim :)

(A resposta à pergunta que estão a formular mentalmente neste momento é não, não é demasiado alho. ;))

Espero que tenham gostado da sugestão desta semana! 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p