Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Baunilha e Canela Proteico

Acho que é a primeira vez que faço dois posts num dia, mas como disse vou de férias em breve e ainda tenho algumas coisas para partilhar. Fiz este cheesecake ontem e acreditem - vocês precisam desta receita com a máxima urgência, façam primeiro e agradeçam-me depois. ;)
Já tinha pensado em fazer um cheesecake deste género na altura em que estava viciada no quark de baunilha do Lidl, mas entretanto este desapareceu completamente do mapa (snif) e nunca pude pôr a ideia em prática. Recentemente a Lindahls resolveu o problema lançando um quark de baunilha - logo em embalagens de 500g, aquele tamanho ideal para fazer cheesecakes. Claro que tomei logo isso como sinal de que estava destinado fazer esta receita :P
Só tenho pena de não ter tido oportunidade de experimentar mais cedo, porque o resultado ficou incrível :D






Cheesecake de Baunilha e Canela Proteico

Ingredientes:

Para a base
[  100g de cereais de canela (usei os da EU Nutrition; podem encomendar com desconto e ofertas aplicando o cupão euavela15)
[  1 colher de sopa de mel (cerca de 12g)
[  2 colheres de sopa de azeite (cerca de 12g)
[  Água (pode não ser necessário utilizar; juntem apenas um pouco se virem que a base não fica suficientemente coesa apenas com o mel e o azeite. Eu usei 2 colheres de sopa)

Para a camada de queijo
[  4 ovos
[  25g de whey (usei de gelado de baunilha, também da EU; há sacos de 500g e embalagens de 2kg)
[  500g de quark de baunilha (usei o da Lindahls)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  30g de polvilho (doce ou azedo)

Para a cobertura
[  1 pudim de baunilha proteico (usei um também da EU Nutrition; já sabem que o cupão euavela15 dá desconto e ofertas no site)
[  Canela (a gosto)

Preparação:

Para a base
| Utilizando um processador de alimentos, triturar os cereais, reduzindo-os a pó.
| Transferir para um recipiente e juntar o mel, o azeite e a água. Misturar bem e colocar o preparado no fundo de uma forma redonda (usei uma com cerca de 20cm de diâmetro), pressionando bem com as mãos para que a base fique coesa.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para a camada de queijo
| Colocar os ovos num recipiente grande e bater com uma batedeira elétrica durante cerca de 3 minutos.
| Batendo sempre, acrescentar a whey, o quark de baunilha e o extrato de baunilha.
| Diminuir a velocidade da batedeira. Juntar o polvilho doce e bater apenas até este estar incorporado.
| Colocar o preparado por cima da base previamente preparada (não precisa de estar fria) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos. Retirar o cheesecake do forno e deixá-lo arrefecer.

Para a cobertura 
| Quando o cheesecake estiver frio, colocar o pudim de baunilha num copo alto (usei um shaker) e triturar com a varinha mágica para que este fique homogéneo e um pouco mais líquido.
| Espalhar o pudim na superfície do cheesecake. Polvilhar com canela.
| Guardar no frigorífico até servir.

Substituições:
- Cereais: outros tipos de cereais também resultam, desde que sejam 'secos' (sem recheio). Se usarem uns que não sejam de canela podem juntar uma pitada à parte.
- Mel: podem usar outro adoçante líquido com caraterísticas semelhantes (geleia de agave, xarope de seiva de ácer,...).
- Azeite: óleo de coco ou qualquer outro óleo também serve.
- Quark: podem usar de outros sabores ao vosso gosto. Se usarem uma versão natural será necessário compensar de alguma forma a falta de doce, por exemplo aumentando a quantidade de whey.
- Whey: a whey ajuda na consistência e no sabor, por isso se quiserem não usar o resultado vai ficar necessariamente diferente. Apesar de o quark ser doce, sem a whey o resultado ficará bastante neutro. A menos que prefiram um sabor mais leve, recomendo que adicionem qualquer coisa doce para compensar a nível de sabor (um pouco de um adoçante, como mel ou açúcar).
- Polvilho doce: amido de milho é o substituto mais fiável.



Este cheesecake faz frente a qualquer versão não saudável que tenha comido. A base é crocante e saborosa, o recheio é denso e tem um sabor fantástico, a cobertura é super cremosa e sabe mesmo a baunilha... Sem dúvida uma das melhores sobremesas que comi nos últimos tempos!
Até é incrível o quão boa esta sobremesa é a nível nutricional e de ingredientes. Devido ao quark e à whey, o teor em proteína é bastante simpático, e açúcares e gorduras estão presentes em quantidades moderadas :)
O valor energético também é reduzido, com 176kcal por fatia. Claro que há espaço para todo o tipo de sobremesas, mas não deixa de ser interessante ter opções como estas - simples de fazer, deliciosas e com um perfil de macronutrientes bem amigável!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 176kcal 
Proteínas: 16g 
Hidratos de Carbono: 17g 
-       Dos quais açúcares: 5g 
Lípidos: 5g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1g 
Fibra:  2g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Respostas
    1. Penso que usando uma boa forma de silicone dê para desenformar! Mas numa forma de alumínio é difícil :/

      Eliminar
  2. O que achas de fazer com aveia na base? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. O que achas de fazer com aveia na base? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por acaso já fiz a base assim várias vezes! Resulta, apenas fica um pouco menos coesa e menos crocante. Desde que comecei a fazer com cereais nunca mais voltei a usar aveia por causa disso, mas também não fica mal :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t