terça-feira, 9 de julho de 2019

Folar de Rosas com Chila e Amêndoa


Hoje trago uma receita mais antiga, que fiz para a Páscoa: o meu primeiro folar doce.
Não sei se ainda alguém se lembra, mas há uns tempos publiquei aqui a receita de um folar de enchidos, o único folar que tinha feito antes deste (mas que já repeti várias vezes por ser sempre um sucesso!).
Dada a minha clara preferência por receitas doces, era uma questão de tempo até fazer um folar deste género. Como adoro preparar massas lêvedas em rolinhos, um folar de rosas era a escolha óbvia - e assim surgiu este que partilho agora :)


Antes de ir ao forno!


Já douradinho :D


Folar de Rosas com Chila e Amêndoa
Adaptado daqui

Ingredientes:

Massa

[  150ml de leite
[  50g de manteiga sem sal
[  75g de açúcar
[  2 ovos 
[  10g de fermento de padeiro seco
[  25ml de vinho do Porto
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  Raspa de 1 limão
[  Canela (a gosto)
[  500g de farinha
[  1 pitada de sal

Recheio e Decoração
[  280g de doce de chila 
[  100g de amêndoa palitada tostada
[  Canela (a gosto)
[  1 gema de ovo (para pincelar)
[  Geleia de marmelo (para pincelar no final; podem não usar, mas deixa o folar mais bonito e brilhante. Mel ou geleia de agave também ficam bem)
[  Açúcar em pó (a gosto)

Preparação
:
| Colocar o leite e a manteiga num recipiente grande e levá-lo ao microondas até que a manteiga derreta e a mistura fique quente ao toque (sem queimar).
| Mexendo sempre com uma vara de arames (ou um garfo), juntar ao leite com manteiga  o açúcar, os ovos, o fermento de padeiro, o vinho do Porto, o extrato de baunilha, a raspa de limão e a canela.
| Juntar a farinha aos poucos, bem como a pitada de sal. Assim que o preparado comece a ficar menos pegajoso e mais moldável (se necessário podem juntar mais farinha), transferi-lo para uma bancada enfarinhada e amassá-la durante 10 minutos.
| Formar uma bola com a massa e colocá-la num recipiente limpo. Cobrir o recipiente com um pano e deixar levedar num sítio quente (costumo colocar no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado) durante 1 hora.
| Depois de esta levedar, amassar a massa um pouco com as mãos para retirar bolhas de ar. Utilizando um rolo de cozinha, estendê-la num rêtangulo (com um pouco menos de 1cm de espessura).
| Espalhar o doce de chila por cima da massa. Cobrir com a amêndoa palitada e polvilhar com canela.
| Enrolar o retângulo pelo lado mais comprido, como se fosse uma torta, pressionando a extremidade no final para fechar o rolo (selando-o em comprimento).
| Com uma faca afiada, cortar a massa em 10 rolos. Colocá-los numa forma forrada com papel vegetal (usei uma com cerca de 30cm de diâmetro; podem não colocar papel vegetal, mas eu prefiro porque facilita as partes de desenformar e limpar :P).
| Deixar levedar durante mais uma hora (novamente, costumo colocar no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Diluir a gema com um pouco de água e pincelar a superfície do folar com esta mistura.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 35 minutos (até a massa estar cozida; pode variar de forno para forno).
| Depois de retirar o folar do forno, pincelá-lo com um pouco de geleia e polvilhá-lo com açúcar em pó.



Não tenho fotos do interior do folar porque foi para um jantar de família, mas acreditem que ficou super fofinho! A massa é mesmo boa, com um aroma delicioso a limão e canela que lembra moletinhos (uma espécie de brioche, para quem não é de Braga :P). A textura do recheio, com os fios da chila e o toque crocante da amêndoa, contrasta na perfeição com a fofura da massa - e os sabores também se conjugam muito bem!
É sem dúvida uma receita a repetir, e fiquei com vontade de testar mais receitas de folares doces. Acho que vou aderir à tradição de fazer um de sobremesa todos os anos para a Páscoa, desculpas para fazer bolos são sempre bem-vindas :P

2 comentários:

  1. Mas que aspecto!
    Já comia uma fatia =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficou maravilhoso! E fora de época sabe melhor,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...