domingo, 7 de julho de 2019

Preparação de Refeições #44 - Chili de Soja com Arroz Basmati de Ervilhas



Para as últimas refeições semanais decidi fazer mais uma nova experiência com soja: chili vegetariano. 

A ideia era usar soja fina, para o resultado se assemelhar mais ao chili tradicional, mas ao contrário do que pensava só tinha soja grossa em casa :P De qualquer modo, e modéstia à parte, ficou com um ótimo aspeto :D

*Ótimo aspeto*

Apreciem bem este belo tacho de chili vegan < 3
Fiz o chili como costumo fazer com carne: preparei um refogado com cebola, pimentos, alho e azeite. Depois de os vegetais amolecerem juntei puré de tomate, um pouco de água quente e temperos (sal, pimentão-doce, paprika, orégãos, salsa e manjericão). Quando o preparado voltou a ferver juntei a soja - previamente demolhada, de acordo com o sugerido na embalagem.

Quando a soja estava praticamente pronta (ficou ao lume uns 15 minutos) adicionei feijão vermelho cozido e esperei que fervesse novamente.

Como podem ver, é muito simples e fica delicioso! Como já disse várias vezes, a soja tem um sabor completamente neutro, por isso o chili fica com o sabor dos vegetais, do feijão e das especiarias. 

Ou seja, fica delicioso. ;)
Os acompanhamentos foram mais uma vez muito originais :P
 Em minha defesa, é crime fazer chili e não o acompanhar com arroz. ;)

A ideia era usar imensas ervilhas, mas apenas tinha uma quantidade miserável destas. Sempre é melhor do que nada, mas para quem gosta de usar quantidades absurdas de vegetais/leguminosas no arroz foi uma tristeza :P

Fiz o arroz como sempre: coloquei alho picado e um fio de azeite num tacho e levei a lume baixo. Quando o alho estava dourado juntei o arroz basmati, deixei saltear um pouco e adicionei as ervilhas. A seguir juntei água e sal (ambos a olho) e tampei. Quando o arroz estava praticamente pronto desliguei o lume e deixei o tacho tampado para este acabar de cozer com o vapor. No fim soltei com um garfo, ficou bem sequinho :)

Podia ter poucas ervilhas, mas solto ficou :P
Adoro este tipo de arroz seco, acho que conseguia comer diariamente sem enjoar! Com o aroma do alho fica ainda mais viciante :)

O menu para os almoços da semana foi este :)
Estava tudo muito bom, e a soja superou com facilidade mais uma prova. Não fazia chili há séculos, e esta versão vegan serviu bem para matar saudades!

3 comentários:

  1. Tenho mesmo que experimentar =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de fazer para experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...