Avançar para o conteúdo principal

Semifrio de Limão e Oreo Proteico


Se me seguem nas redes sociais saberão que sou viciada nos sabores de whey da EU Nutrition - há poucos que não conheça, gosto de todos os que provei e vários deles são clássicos que uso regularmente e dos quais nunca enjoei (nem me parece que vá alguma vez enjoar, porque são deliciosos :P).
A mais emblemática é a whey de bolacha maria: já a usei em várias receitas, como o semifrio de bolacha maria e café, e ultimamente adoro misturá-la com iogurte e cobrir com café em pó.
Mas adoro muitos outros sabores: EU Cookies (oreo) é outro que adoro usar em receitas ou misturar com iogurte, e todos os sabores de chocolate (seja simples, com coco ou com avelã) ficam deliciosos simplesmente com água ou em brownies de microondas.
Recentemente encomendei a de gelado de baunilha, e já ficou para a história ao participar no estrondo que foi o leite creme proteico. Depois de tal sucesso da parte de um sabor que demorei tanto tempo a provar, fiquei com mais um que ainda não tinha encomendado debaixo de olho: iogurte de limão.
Há duas semanas decidi-me a encomendar um pote de 1kg de whey com este aroma. Apesar de ser fã de limão, admito que, havendo sabores mais chamativos (como bolacha maria e oreo), um sabor cítrico não é a minha primeira escolha, e receava que não fosse nada de especial.
Mas claro... Estava enganada. Tão enganada.
Apesar de o ter há pouco tempo, já se tornou num dos meus sabores de whey favoritos de sempre. É simplesmente perfeito: doce na medida certa, com um sabor muito autêntico a limão e um ligeiro travo amargo no fim que o torna ainda mais realista. Não é nada enjoativo, é bem fresco e lembra gelados como fizz ou calippo de limão. Mesmo só misturado com quark ou iogurte fica estrondoso, e fica logo a parecer uma sobremesa!
Claro que comecei logo a imaginar um cheesecake ou semifrio proteico. Usando o Domingo Gordo como pretexto, o segundo já se viu realizado - e tendo em conta o sucesso do semifrio, o cheesecake estará para breve :D






Semifrio de Limão e Oreo Proteico

Ingredientes:

Para a base
[  150g de cereais (usei os de cacau da EU Nutrition; podem encomendar com desconto e ofertas usando o meu cupão, euavela15)
[  1 colher de sopa bem cheia de mel (cerca de 20g)
[  3 colheres de sopa de azeite (cerca de 20g)
[  Água (se necessário; usei cerca de 3 colheres de sopa)

Para o recheio
[  12 folhas de gelatina
[  Água fria
[  75ml de água a ferver
[  150ml de claras pasteurizadas
[  750g de quark natural (queijo fresco batido)
[ 150g de whey (usei a de iogurte de limão da EU Nutrition. Está disponível em potes de 1 ou 2kg e em sacos de 500g. Novamente, se encomendarem o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas)

Para a cobertura
[  50g de caseína (usei a com sabor a EU Cookies (oreo) da EU Nutrition, que também podem comprar com desconto)
[  60ml de leite magro
[  Raspas de chocolate (usei o com sabor a oreo da EU, para combinar :P Podem não usar, claro)

Preparação:

Para a base
| Utilizando um processador de alimentos, triturar os cereais, reduzindo-os a um pó fino.
| Transferir para uma malga e adicionar o mel e o azeite, misturando bem. Juntar um pouco de água se a textura estiver demasiado seca (a mistura deve ficar coesa quando pressionada).
| Colocar o preparado numa forma de fundo amovível (usei uma com cerca de 25cm de diâmetro), distribuindo-o uniformemente pela base e pressionando com as mãos para que fique compacto.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos. Deixar arrefecer.

Para o recheio
| Demolhar as folhas de gelatina em água fria seguindo as instruções da embalagem (demolhei as minhas durante 10 minutos).
| Espremer bem as folhas, retirando o máximo de água possível.
| Adicionar à gelatina a água a ferver, mexendo até esta derreter.
| À parte, utilizando uma batedeira elétrica, bater as claras em castelo. Batendo sempre, juntar o quark, depois a whey e por fim a gelatina dissolvida.
| Colocar esta mistura por cima por cima da base (já fria).
| Levar o semifrio ao frigorífico durante pelo menos umas horas, para que solidifique.

Para a cobertura
| Quando o recheio estiver sólido, preparar a cobertura, misturando a caseína com o leite e mexendo bem com uma colher.
| Cobrir o semifrio com este preparado. Se desejado, decorar com lascas de chocolate.

Substituições:
Cereais: podem usar outros tipos de flocos ou cereais. Recomendo que sejam crocantes, porque dá um toque agradável; no entanto, também resulta com flocos não processados (de aveia, por exemplo).
Mel: possíveis alternativas serão geleia de agave, de arroz ou outros adoçantes líquidos.
Quark: outros iogurtes resultam, mas é conveniente que sejam bem espessos.
Whey: é um pouco difícil de substituir, porque é importante tanto para a textura como para o sabor. No entanto, se quiserem mesmo fazer uma versão sem whey, a minha recomendação seria substituir o quark natural por quark de sabor - apesar de não conhecer nenhum com sabor a limão, podem usar sabores que combinem bem, como baunilha ou coco, e acrescentar raspa de limão.
- Caseína: não vejo nenhum substituto particularmente fiel, porque a caseína tem uma textura muito específica: absorve bastante água ao repousar, pelo que forma uma camada mais sólida e cremosa do que whey, por exemplo. Caso não tenham ou não queiram usar, podem experimentar com whey (tendo em conta que não vai ficar tão consistente), usar outra cobertura (como chocolate derretido) ou não usar nada.



Sempre ouvi falar da combinação de limão com oreo, mas por acaso ainda não tinha experimentado nenhuma sobremesa com esta dupla. Ficou fantástica! O limão é o aroma principal, com a acidez cortada pelo sabor doce a chocolate da base e da cobertura. O trio de texturas é fantástico: a base crocante, o recheio espumoso e levezinho e a cobertura cremosa.
Ficou mesmo uma sobremesa divinal, e estou ansiosa por fazer mais experiências com este sabor de whey :D
Volto a referir que a whey isolada em potes de 2kg costuma ter ofertas acumuláveis com o meu cupão. Atualmente, por exemplo, são 1kg de manteiga de amendoim e 1 shaker; se além desta promoção usarem o cupão euavela15, além destes dois produtos ainda recebem 15% de desconto e até 3 ofertas :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 207kcal 
Proteínas: 28.2g 
Hidratos de Carbono: 16.0g 
-       Dos quais açúcares: 2.3g 
Lípidos: 3.3g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0.7g 
Fibra:  1.6g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia como a das fotos ou a 1/10 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t