Avançar para o conteúdo principal

Frango Gratinado com Quinoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)


Tirando as pataniscas de quinoa, acho que nunca tinha feito nenhuma experiência assim muito interessante com quinoa (que não fosse só cozê-la e colocar em saladas, isto é). Na verdade, o mesmo é válido para a maior parte dos alimentos desse género - e com 'alimentos desse género' refiro por exemplo a couscous, millet e bulgur, esses grãozinhos pós-modernos. :P
Como acompanhamento ainda nenhum me convenceu completamente; são coisas diferentes, claro, mas tenho uma mente antiquada e prefiro massa, arroz basmati ou batata-doce para esse efeito.
Ainda assim fiquei muito interessada quando vi este gratinado no blog Panelinha de Sabores. Pareceu-me bastante simples, e é um daqueles pratos de forno que são perfeitos para fazer para várias refeições (embora não use marmitas, gosto de ter restos no frigorífico para não ter de estar sempre a preparar coisas diferentes a cada refeição). Achei também que era uma boa ideia fazer um prato de forno um bocadinho mais elaborado, já que normalmente só faço coisas mesmo básicas.
Acabei por decidir fazê-lo, e realmente foi um sucesso. Além de ter todos os atributos acima mencionados, ficou delicioso. Parece-me que vou começar a comer quinoa mais vezes :)
(Entretanto, aceitam-se sugestões de receitas com couscous, millet e bulgur - com esses ainda estou um bocado à nora :P)






Frango Gratinado com Quinoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para cerca de 6 doses

Ingredientes:
[  2 peitos de frango grandes (os que usei tinham 400g cada um)
[  Sal (a gosto)
[  Especiarias e ervas a gosto (usei orégãos, manjericão, salsa, paprika, pimentão doce e uma mistura em pó de alho e limão)
[  150g de quinoa
[  1/4 de pimento verde
[  1/4 de pimento vermelho
[  1/2 cebola
[  2 dentes de alho
[  6 colheres de sopa de molho de tomate
[  250ml de água
[  150g de queijo ralado (usei parmesão, mas qualquer um serve)

Preparação:
| Fazer golpes no peito de frango como se se fosse cortar às fatias, sem no entanto as cortar na totalidade (para que os peitos continuem a ficar juntos).
| Misturar num recipiente pequeno o sal e as especiarias e, utilizando as mãos, espalhar esta mistura pelo frango (inclusivamente dentro dos golpes feitos).
| Passar a quinoa por água corrente (utilizando um coador fino, por exemplo). Escorrê-la e colocá-la num tabuleiro de barro/cerâmica.
| Picar bem os pimentos (verde e vermelho), a cebola e os dentes de alho e misturá-los com a quinoa no tabuleiro.
| Temperar esta mistura com sal. Juntar o molho de tomate e a água e misturar bem.
| Colocar no tabuleiro os peitos de frango e cobri-los com o queijo, colocando também algum nas "ranhuras".
| Polvilhar tudo com orégãos e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até que o frango cozinhe e fique dourado e a quinoa absorva toda a água (no meu caso demorou cerca de 45 minutos, mas para peitos de frango mais pequenos demorará menos tempo).


Frango com temperos gratinado com queijo é por si só delicioso - juntando a quinoa, que com os pimentos, a cebola, o alho e o tomate fica especialmente saborosa, temos uma refeição perfeita :)
A maioria das pessoas usa o forno para fazer assados de carne e batata, e, embora não tenham nada de mal - eu também gosto -, acho que este é uma ótima alternativa. Nunca tinha pensado em usar quinoa como acompanhamento numa receita deste género, mas resulta mesmo bem (fica soltinha e deliciosa), para além de ser ótima para variar!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 338kcal
Proteínas: 40.3g
Hidratos de Carbono: 20.1g 
-       Dos quais açúcares: 1.5g
Lípidos: 10.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.8g
Fibra:  2.4g
Sódio:  411mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/6 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Confesso que a quinoa ainda não me convenceu e cozinhei esta semana pela primeira vez millet. Bulgur nem nunca provei, já o couscous, principalmente o integral, tem-me completamente rendida! :) Mas gostei desta tua sugestão, parece óptimo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Juro-te que não estava há espera quando vi que era uma refeição mesmo e não um doce! =P
    Bom aspecto!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi quinoa e achei esta receita muito interessante!

    ResponderEliminar
  4. Assim já era capaz de gostar de quinoa... Tenho que pedir à Telma para me fazer esta receita. Por este aspecto comia já uma pratada! _Pedro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t