quinta-feira, 12 de julho de 2018

Frango Gratinado com Quinoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)


Tirando as pataniscas de quinoa, acho que nunca tinha feito nenhuma experiência assim muito interessante com quinoa (que não fosse só cozê-la e colocar em saladas, isto é). Na verdade, o mesmo é válido para a maior parte dos alimentos desse género - e com 'alimentos desse género' refiro por exemplo a couscous, millet e bulgur, esses grãozinhos pós-modernos. :P
Como acompanhamento ainda nenhum me convenceu completamente; são coisas diferentes, claro, mas tenho uma mente antiquada e prefiro massa, arroz basmati ou batata-doce para esse efeito.
Ainda assim fiquei muito interessada quando vi este gratinado no blog Panelinha de Sabores. Pareceu-me bastante simples, e é um daqueles pratos de forno que são perfeitos para fazer para várias refeições (embora não use marmitas, gosto de ter restos no frigorífico para não ter de estar sempre a preparar coisas diferentes a cada refeição). Achei também que era uma boa ideia fazer um prato de forno um bocadinho mais elaborado, já que normalmente só faço coisas mesmo básicas.
Acabei por decidir fazê-lo, e realmente foi um sucesso. Além de ter todos os atributos acima mencionados, ficou delicioso. Parece-me que vou começar a comer quinoa mais vezes :)
(Entretanto, aceitam-se sugestões de receitas com couscous, millet e bulgur - com esses ainda estou um bocado à nora :P)






Frango Gratinado com Quinoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para cerca de 6 doses

Ingredientes:
[  2 peitos de frango grandes (os que usei tinham 400g cada um)
[  Sal (a gosto)
[  Especiarias e ervas a gosto (usei orégãos, manjericão, salsa, paprika, pimentão doce e uma mistura em pó de alho e limão)
[  150g de quinoa
[  1/4 de pimento verde
[  1/4 de pimento vermelho
[  1/2 cebola
[  2 dentes de alho
[  6 colheres de sopa de molho de tomate
[  250ml de água
[  150g de queijo ralado (usei parmesão, mas qualquer um serve)

Preparação:
| Fazer golpes no peito de frango como se se fosse cortar às fatias, sem no entanto as cortar na totalidade (para que os peitos continuem a ficar juntos).
| Misturar num recipiente pequeno o sal e as especiarias e, utilizando as mãos, espalhar esta mistura pelo frango (inclusivamente dentro dos golpes feitos).
| Passar a quinoa por água corrente (utilizando um coador fino, por exemplo). Escorrê-la e colocá-la num tabuleiro de barro/cerâmica.
| Picar bem os pimentos (verde e vermelho), a cebola e os dentes de alho e misturá-los com a quinoa no tabuleiro.
| Temperar esta mistura com sal. Juntar o molho de tomate e a água e misturar bem.
| Colocar no tabuleiro os peitos de frango e cobri-los com o queijo, colocando também algum nas "ranhuras".
| Polvilhar tudo com orégãos e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até que o frango cozinhe e fique dourado e a quinoa absorva toda a água (no meu caso demorou cerca de 45 minutos, mas para peitos de frango mais pequenos demorará menos tempo).


Frango com temperos gratinado com queijo é por si só delicioso - juntando a quinoa, que com os pimentos, a cebola, o alho e o tomate fica especialmente saborosa, temos uma refeição perfeita :)
A maioria das pessoas usa o forno para fazer assados de carne e batata, e, embora não tenham nada de mal - eu também gosto -, acho que este é uma ótima alternativa. Nunca tinha pensado em usar quinoa como acompanhamento numa receita deste género, mas resulta mesmo bem (fica soltinha e deliciosa), para além de ser ótima para variar!
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Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 338kcal
Proteínas: 40.3g
Hidratos de Carbono: 20.1g 
-       Dos quais açúcares: 1.5g
Lípidos: 10.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.8g
Fibra:  2.4g
Sódio:  411mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/6 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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4 comentários:

  1. Confesso que a quinoa ainda não me convenceu e cozinhei esta semana pela primeira vez millet. Bulgur nem nunca provei, já o couscous, principalmente o integral, tem-me completamente rendida! :) Mas gostei desta tua sugestão, parece óptimo.
    --
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  2. Juro-te que não estava há espera quando vi que era uma refeição mesmo e não um doce! =P
    Bom aspecto!

    Beijocas

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  3. Nunca comi quinoa e achei esta receita muito interessante!

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  4. Assim já era capaz de gostar de quinoa... Tenho que pedir à Telma para me fazer esta receita. Por este aspecto comia já uma pratada! _Pedro.

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