Avançar para o conteúdo principal

Arroz de Frango no Forno (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Hoje deixo a receita do arroz de frango no forno que fiz para as refeições da semana. Acho que já não fazia tal prato há anos - se não me engano a última vez que fiz alguma coisa do género foi quando comecei a cozinhar (não foi há tanto tempo quanto parece, vá, que ainda sou nova :P).
De qualquer modo, não sei porque é que não faço mais vezes - é um prato muito simples, mas saudável, reconfortante e delicioso. Caso se estejam a perguntar o mesmo, fica a receita para que possam experimentar :)





Arroz de Frango no Forno (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 4 doses

Ingredientes:
[  500g de peito de frango
[  Água
[  Sal (a gosto)
[  1/2 pimento vermelho
[  1 cebola 
[  2 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  Pimentão doce (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  150g de arroz vaporizado

Preparação:
| Cozer o frango em água temperada com sal. Escorrer, desfiar e reservar.
| Picar o pimento, a cebola e o alho e colocar num tacho (ou wok, frigideira,...). Adicionar um fio de azeite e levar a refogar a lume médio.
| Após alguns minutos, juntar o frango desfiado. Temperar com pimentão-doce, paprika, orégãos, manjericão e salsa e retificar o sal (se necessário). Deixar dourar, mexendo ocasionalmente.
| Entretanto, cozer o arroz seguindo as instruções da embalagem: deverão colocar cerca de 300ml de água com sal num tacho, deixar ferver, juntar o arroz e deixar cozinhar uns 10 minutos em lume baixo. Não deve ficar demasiado cozido, uma vez que ainda vai ao forno.
| Num tabuleiro pequeno/médio, colocar metade do arroz. Distribuir por cima o frango e cobri-lo com o resto do arroz. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 25 minutos (nos últimos 10 minutos coloquei o forno na função de tostar para ficar mais torradinho, porque arroz torradinho é vida).



(Como fiz em quantidade suficiente para comer ao longo da semana deixo apenas metade das quantidades que usei, que já dão para cerca de 4 doses, dependendo da pessoa e da fome :P)
Eu sou parcial, porque adoro pratos tostadinhos no forno, mas achei o arroz tão bom! Aquela camada crocante por cima é mesmo divinal :)
O sabor também ficou muito agradável; eu não gosto muito de frango cozido, mas é só salteá-lo e juntar umas especiarias que o caso muda logo de figura. Caso sejam daquelas pessoas que não gostam de sentir o pimento e a cebola pelo meio da comida (shame), podem triturar o refogado - juntando alguma água se necessário - antes de juntar o frango, para ficar uma espécie de molho :)
Quanto ao arroz, podem usar outro, mas o vaporizado é especialmente bom para este tipo de prato: fica sempre soltinho e é um pouco mais duro, pelo que não se desfaz.
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 303kcal
Proteínas: 29.9g
Hidratos de Carbono: 31.5g 
-       Dos quais açúcares: 1.0g
Lípidos: 5.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.3g
Fibra:  0.4g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose média ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Arroz e frango, uma das melhores combinações de sempre :)
    E sim, arroz tostadinho é vida :P
    Faço muitas vezes este tipo de refeição, principalmente quando tenho sobras de frango assado ou assim. E pimentos e cebola na comida também é vida :D
    Está com um aspeto divinal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t