Avançar para o conteúdo principal

Bombons de Manteiga de Amendoim e Abóbora (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Nunca tenho grande vontade de fazer trufas, bombons, energy balls e outros doces semelhantes, como já podem ter imaginado pela falta de receitas desse género por aqui. No entanto, há umas semanas vi uma sugestão de bolinhas de manteiga de amendoim e abóbora e decidi experimentar - sendo uma receita rápida de fazer e só com ingredientes deliciosos, não havia muito a perder. Além disso, já sabem que tenho um fraquinho por abóbora :P
Ficaram ótimas e muito viciantes - além de adoráveis, o que é sempre importante. Quem sabe não aparecerão por aqui mais receitas de bombons num futuro próximo :)





Bombons de Manteiga de Amendoim e Abóbora (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para cerca de 14 bombons

Ingredientes:
[  125g de manteiga de amendoim (usei a suave da EU Nutrition; podem comprar com 15% de desconto usando o cupão euavela15)
[  50g de puré de abóbora (cozi abóbora manteiga em água com canela, cravinho e noz moscada, escorri e triturei)
[  30g de farinha de coco (usei da EU Nutrition)
[  1 scoop de whey (eu usei de baunilha e canela, também da EU; usem um sabor da vossa preferência. Optem por uma certificada sem glúten ou lactose para estas versões)*
[  Canela (a gosto)
[  70g de chocolate negro (usei 70% cacau. Optem por um sem glúten ou lactose para estas versões)

Preparação:
| Num recipiente médio, colocar a manteiga de amendoim, o puré de abóbora, a farinha de coco, a whey a canela. Misturar bem e formar bolinhas com as mãos (se a massa estiver demasiado seca podem juntar um pouco de leite, e se estiver demasiado mole podem juntar alguma farinha).
| Partir o chocolate negro em pedaços e colocá-lo numa malga. Levá-lo ao microondas em potência média até este derreter, retirando com frequência para mexer.
| Mergulhar cada uma das bolinhas anteriormente feitas no chocolate, escorrer o excesso e colocar numa folha de papel vegetal para o chocolate solidificar (podem usar por exemplo dois garfos para manusear as bolinhas).

*Caso não queiram usar whey, podem omiti-la e ajustar a quantidade de farinha de forma a que a massa fique moldável na mesma. Sendo a whey doce, podem também juntar um pouco de mel, açúcar ou adoçante para compensar no sabor, embora a manteiga de amendoim e a abóbora já tenham um sabor levemente doce.



Achei que os bombons ficaram com um sabor muito viciante, ou não fossem eles feitas à base de manteiga de amendoim :P A textura também é ótima, bem densa mas não demasiado seca :)
A combinação do interior com o chocolate negro fica mesmo boa. Claro que podem omitir o chocolate e ficar só com as bolinhas, mas não tem metade da piada :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um bombom)
Energia: 96kcal
Proteínas: 5.0g
Hidratos de Carbono: 6.0g 
-       Dos quais açúcares: 2.3g
Lípidos: 6.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.3g
Fibra:  2.3g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bombom ou 1/14 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Oh meu Deus! Tiro-lhe a abóbora e sai também parecido?
    Adoro manteiga de amendoim =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de ficar demasiado seco, mas podes compensar com um bocadinho de leite! Em alternativa podes substituir com puré de maçã, por exemplo :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Deu vontade de tirar um, para provar!
    Bom fim-de-semana,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t